Curiosidades

Quais os significados das cores da Bandeira do Brasil?

Símbolo nacional conforme estabelece a lei brasileira, a atual bandeira foi criada logo após a Proclamação da República em 1889

publicado em: 21/11/2022

Significados das cores da bandeira do Brasil: um dos símbolos nacionais conforme estipula a legislação de nosso país, a atual bandeira brasileira foi criada por um decreto assinado pelo presidente provisório que assumiu após a Proclamação da República. Cada item da bandeira brasileira é representado por um significado diferente, sendo sua última modificação sofrida em 1992.

Abaixo, veja os significados das cores da bandeira do Brasil.

História da bandeira do Brasil

Criada logo após a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, a nova bandeira surgir logo depois do Brasil deixar de ser uma monarquia se tornar uma república. Com isso, uma série de símbolos do país foram substituídos, inclusive a Bandeira Nacional.

Ela foi oficialmente apresentada no dia 19 de novembro de 1889 e adotada por meio de um decreto assinado pelo presidente provisório do Brasil na ocasião, o marechal Deodoro da Fonseca. O decreto determinava a permanência das cores, e as mudanças que aconteceriam na bandeira. 

O Governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil:

Considerando que as côres da nossa antiga bandeira recordam as luctas e as victorias gloriosas do exercito e da armada na defesa da patria;

Considerando, pois, que essas côres, independentemente da fórma de governo, symbolizam a perpetuidade e integridade da patria entre as outras nações;

DECRETA:

Art. 1º A bandeira adoptada pela Republica mantem a tradição das antigas côres nacionaes - verde e amarella - do seguinte modo: um losango amarello em campo verde, tendo no meio a esphera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido obliquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda - Ordem e Progresso - e ponteada por vinte e uma estrellas, entre as quaes as da constellação do Cruzeiro, dispostas da sua situação astronomica, quanto á distancia e o tamanho relativos, representando os vinte Estados da Republica e o Municipio Neutro; tudo segundo o modelo debuxado no annexo n. 1.

[?]

Sala das sessões do Governo Provisorio, 19 de novembro de 1889, 1º da Republica|1|."

Significado das estrelas da bandeira do Brasil

Cada estrela presente na bandeira do Brasil corresponde a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal. Suas posições foram definidas de acordo com as posições das constelações observadas no céu da cidade do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889, às 8:30.

Veja os dias e horários dos jogos da Seleção Brasileira na Copa 2022

Significados das cores da bandeira do Brasil

As cores da bandeira têm seu significado e origem em acontecimentos relevantes da história portuguesa. Entenda os significados das cores da bandeira do Brasil:

  • Verde - era uma cor utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média;

  • Amarelo - fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionado depois da conquista do Algarve, em 1249. O amarelo também era uma cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia do qual D. Leopoldina, esposa do imperador, era membro;

  • Azul e Branco - remontam ao Condado Portucale, condado do qual surgiu Portugal. O azul e o branco foram as cores escolhidas pelo D. Henrique da Borgonha.

Veja também

Viagem de balão sem sair do Brasil; confira

Boituva é a 'Capadócia brasileira' e diversas empresas oferecem voos incríveis

10 destinos para lua de mel no Brasil

Confira 10 alternativas para você escolher o seu destino preferido e curtir sua lua de mel. Tem para todos os gostos e bolsos!

 


Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: