Conheça a história e o significado da Bandeira da França
Conhecida como bandeira tricolor, a bandeira Francesa foi adotada durante a Revolução no país
publicado em: 27/11/2022Bandeira França foi criada no século XVIII e é um dos mais importantes símbolos nacionais do país. Ela surgiu no período da Revolução Francesa e foi oficialmente adotada em 1794, por faixas nas cores azul, branca e vermelha, seguindo essa mesma ordem a partir do mastro.
Bandeira França
Significado
A bandeira França é um dos símbolos nacionais do país e possui três faixas verticais que aparecem na seguinte ordem: azul (próximo ao mastro), branco e vermelho. As cores da bandeira tricolor tem o seguinte significado: o azul e o vermelho representam a capital francesa, Paris, enquanto o branco foi adicionado para representar a realeza.
Em francês, o nome dessas cores é lido como “bleu, blanc, rouge”, que é também uma forma de se referir à bandeira do país. A interpretação para o significado das diferentes cores presentes na bandeira da França são diversos. A principal delas (que aparece nas páginas oficiais do governo francês) explica que a cor branca representa a realeza do país, que tinha como representante máximo o rei Luís XVI à época da confecção da insígnia francesa, quem inspirou a adição dessa cor à bandeira nacional. As cores azul e vermelho representam a cidade de Paris, que é a capital da França.
História
As cores vermelho e azul foram usadas inicialmente no cocar (laço) utilizado pelos oficiais franceses e que acabou inspirando a produção das bandeiras. O branco foi adicionado posteriormente à insígnia, pelo Marquês de Lafayette.
A bandeira França como hoje a conhecemos foi oficialmente adotada no ano de 1794. Existe a associação das cores da bandeira francesa ao lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, criado durante a Revolução Francesa. Porém, outra possível leitura indica que a cor vermelha representa o povo francês, fazendo alusão ao sangue derramado durante os conflitos ocorridos no século XVIII.
Bandeira da França Hoje
As Cartas Magnas de 1946 e de 1958 (artigo 2) consagraram a bandeira azul, branca e vermelha como emblema nacional da República;
A bandeira França deve estar presente em todos os edifícios públicos como escolas, embaixadas, prefeituras e quartéis. Além disso, ela é desfraldada em cerimônias oficiais, civis ou militares;
Quando o Chefe do Poder Executivo, o Presidente da República francesa, discursa em público, a bandeira francesa deve estar sempre atrás dele.
Quer conferir mais Curiosidades? Clique aqui!
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!