Bandeira Korea: história e significado
Veja os significados desse símbolo da Coreia do Sul
publicado em: 27/11/2022Bandeira Korea possui diversos simbolismos ligados às tradições culturais coreanas. É composta da cor branca, que remete à paz e à pureza, dos tons em vermelho e azul, em lados opostos no desenho do yin-yang, indicam a dualidade da vida. Já os desenhos em preto, chamados de trigramas, simbolizam os elementos da natureza.
Bandeira Korea
História
A bandeira Korea foi adotada oficialmente em 1883. Os líderes da nação coreana não adotavam símbolos nacionais, mas mediante a necessidade de representação do país, foi criado o desenho da bandeira atual, que passou por poucas modificações ao longo do tempo.
O desenho da bandeira da Coreia do Sul está ligado às antigas tradições chinesas, com destaque para o símbolo do yin-yang, que representa a dualidade da vida. A bandeira da Coreia do Sul também é um reflexo da forte presença de simbologias diversas que são tradicionais para a cultura coreana.
Significados
O desenho da bandeira da Coreia do Sul adota diversos símbolos tradicionais asiáticos e coreanos, como o yin e o yang;
O yin-yang representa aspectos opostos da vida terrestre, como o dia e a noite ou a vida e a morte;
Os quatro diferentes trigramas, desenhos tradicionais da bandeira coreana, indicam os elementos da natureza;
A cor branca da bandeira Koreal indica a paz e a pureza, sendo a cor nacional do país.
A bandeira da Coreia do Sul tem um fundo totalmente branco e tem como desenho central um círculo, com uma tonalidade vermelha na porção superior e uma tonalidade azul na porção inferior. Esse círculo é conhecido como o símbolo do yin-yang. Há ainda na bandeira da Coreia do Sul quatro trigramas, na cor preta, que simbolizam os diversos elementos da natureza.
A cor branca é predominante da bandeira e simboliza especialmente a paz e a pureza, sendo a cor tradicional da Coreia do Sul. Já o yin-yang presente na porção central da bandeira da Coreia do Sul possui duas cores: tradicionalmente, o azul representa as forças negativas, e o vermelho, as forças positivas. Essas cores refletem o significado desse símbolo, que remete à dualidade da vida.
Já o símbolo central é o círculo indicador do yin-yang, que tem origem chinesa e representa a dualidade presente na vida terrestre, como dia e noite ou vida e morte, entre outras. Ao lado desse símbolo, o desenho de quatro trigramas na cor preta que representam pontos de equilíbrio.
Quer conferir mais Curiosidades? Clique aqui!
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!