Entretenimento

Bruna Marquezine é criticada por Conselho de Enfermagem por usar fantasia de enfermeira

Bruna Marquezine usou roupa de enfermeira em festa de Halloween; 'Fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem', diz nota.

publicado em: 04/11/2021

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) criticou a atriz Bruna Marquezine por fantasia de enfermeira em uma festa de Halloween. O órgão emitiu uma nota em seu perfil do Instagram comentando sobre o assunto: 

"É inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião (...) Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito", diz Conselho.

Bruna postou no seu storie do Instagram a fantasia, no ultimo final de semana.

 

Confira nota da íntegra do Coren-SP:

 

Fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem

A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio.

Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião.

O tema já foi alvo de intervenções do Coren-SP por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual. Deparamos-nos nas recentes celebrações de Halloween com a atriz @brunamarquezine Bruna Marquezine fantasiada do que a mídia chamou de “enfermeira sexy”. Também com postagem de influenciadoras como Cátia Damasceno, que fez uma enquete para que os seguidores escolhessem sobre a fantasia de mulher gata ou “enfermeira bem sexy; e Thais Massa que se fantasiou como tal.

Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma.

O Coren-SP defende que todo o humor e diversão são válidos desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da enfermagem.

 

Bruna Marquezine se desculpa por fantasia de enfermeira 

 

Após receber críticas do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) por conta de sua fantasia de enfermeira, Bruna Marquezine se manifestou. A atriz diz que respeita a categoria de enfermagem e que não teve intenção de desvalorizar classe:

Bruna Marquezine vestida de enfermeira
Bruna Marquezine causa polêmica com fantasia / Reprodução: Instagram

"A todas as profissionais de enfermagem friso aqui meu total respeito à categoria. Eu as vejo como heroínas. Jamais seria minha intenção causar qualquer desvalorização à classe na escolha de uma fantasia de Halloween", escreveu Bruna em seu Twitter, nesta quarta-feira (3).

Luísa Sonza surge fantasiada de Christina Aguilera

Bruna Marquezine afirmou que a polêmica poderá servir de aprendizado e que ela luta diariamente por liberdade e respeito para todas as mulheres:

"Essa luta também é legítima e eu pessoalmente batalho para que mulheres tenham liberdade e respeito em todos os ambientes e em todas suas escolhas profissionais e pessoais. Lamento não ter tido o conhecimento sobre esse tema antes, mas que essa discussão sirva verdadeiramente como oportunidade de aprendizado e transformação", disse atriz em postagem, finalizando:

"Como artista e consequentemente pessoa pública tenho total conhecimento sobre o meu alcance e poder de influência, no entanto convido os órgãos competentes, a uma reflexão profunda, e não pessoal, sobre como a indústria pornográfica, o machismo estrutural e a cultura do estupro são o verdadeiro cerne da sexualização e erotização das mulheres em qualquer uma das profissões", concluiu.

Veja também

Bruna Marquezine se fantasia de enfermeira sexy com bolsa caríssima

Bruna Marquezine virou enfermeira sexy em noitada de Halloween; confira cliques.

Jojo Todynho sobre Eduardo Paes: 'Não quero palavras, eu quero atitude'

Jojo Todynho usou suas redes sociais para criticar ação contra camelôs e cobra resposta do prefeito do Rio.

Grazi Massafera posta foto com suposto affair em pousada de luxo

Grazi Massafera posa na rede com novo namorado; atriz está de férias no Ceará.

Luísa Sonza surge fantasiada de Christina Aguilera

Luísa Sonza participou de festa temática em São Paulo com presença de celebridades.

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: