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VW UP em 2024: Ficha Técnica, Prós e Contra, Consumo e Mais

Saiba mais sobre o compacto que já deixou de ser produzido no Brasil e na Europa

publicado em: 25/09/2023

Hoje, vamos analisar o carro Up da Volkswagen em 2024, um compacto que já deixou de ser produzido no Brasil e na Europa. Este veículo é conhecido por ser compatível com o famoso "stage," que se refere a kits de turbo. Além disso, o Up é reconhecido por sua praticidade e tamanho, tornando-o uma escolha sólida para o uso diário.

Carro UP

O Volkswagen Up é um veículo compacto que fez sua estreia no mercado brasileiro em 2014. Este modelo apresentou uma abordagem inovadora, combinando dimensões compactas com eficiência energética, tornando-o uma opção acessível para os consumidores brasileiros. O Up desempenhou um papel significativo na estratégia da Volkswagen de conquistar o mercado de carros populares.

Inicialmente, o VW Up estava disponível no mercado brasileiro em várias versões, incluindo a Take Up, Move Up e High Up. A versão de entrada, Take Up, oferecia recursos essenciais como freios ABS, airbags frontais, direção elétrica e travamento central das portas.

A versão Move Up acrescentava comodidades como ar-condicionado e um sistema de som melhorado. Enquanto isso, a versão High Up oferecia um nível superior de conforto e tecnologia, incluindo rodas de liga leve, um sistema de som mais avançado e sensores de estacionamento traseiros.

Ao longo do tempo, o carro Up também recebeu edições especiais e versões com características exclusivas, como a versão Track, que apresentava um visual diferenciado e detalhes exclusivos.

Em termos de motorização, o VW Up oferecia várias opções no mercado brasileiro. Inicialmente, o modelo vinha com um motor 1.0 de três cilindros, capaz de produzir cerca de 75 cavalos de potência e 10,4 kgf.m de torque.

carro UP
Foto: Divulgação

Com o tempo, a Volkswagen introduziu uma versão equipada com motor TSI (Turbocharged Stratified Injection) no Up, proporcionando um desempenho superior e maior eficiência energética. O motor TSI de 1.0 litro oferecia aproximadamente 105 cavalos de potência e 16,8 kgf.m de torque.

Mais características

Uma das características mais notáveis do VW Up era seu baixo consumo de combustível, graças ao design aerodinâmico e motores eficientes. O modelo equipado com o motor 1.0 de três cilindros alcançava médias de consumo de cerca de 14 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, dependendo das condições de condução e do tipo de combustível utilizado.

O carro Up oferecia uma lista de equipamentos que variava de acordo com a versão escolhida. Mesmo nas versões de entrada, o veículo incluía itens de segurança cruciais, como freios ABS e airbags frontais. À medida que as versões avançavam, mais recursos eram adicionados, como ar-condicionado, sistema de som, vidros e travas elétricas, entre outros. A Volkswagen também oferecia opções adicionais para personalização, permitindo aos clientes adaptarem seus veículos de acordo com suas preferências.

No entanto, após alguns anos no mercado brasileiro, a Volkswagen tomou a decisão de encerrar a produção do VW Up. Em 2021, a empresa anunciou que o carro não seria mais fabricado no Brasil, encerrando sua trajetória no país devido a diversos fatores, incluindo mudanças no mercado e preferências dos consumidores, bem como o redirecionamento de investimentos para novos modelos.

Preço

Para obter informações sobre o preço atual do hatch, é necessário consultar a Tabela Fipe do VW Up. O valor varia de acordo com o ano e a versão do modelo, podendo variar de 35 mil a 80 mil reais, dependendo das especificações escolhidas.

Prós e Contra

Prós

  • Tamanho compacto
  • Eficiência de combustível
  • Desempenho
  • Qualidade de construção
  • Tecnologia e recursos

Contras

  • Espaço interno limitado
  • Ausência de versão automática
  • Falta de itens de conforto
  • Suspensão rígida
  • Estilo conservador

Ficha Técnica do VW Up em 2024

  • Motor: 1.0 TSI
  • Tipo de motor: Dianteiro, transversal e bicombustível
  • Número de cilindros: 3 em linha
  • Cilindrada em cm³: 999
  • Válvulas: 12 (4 por cilindro)
  • Taxa de compressão: 10,5:1
  • Injeção eletrônica de combustível: Direta
  • Potência Máxima: 101 cv (gasolina) e 105 cv (etanol) a 5.000 rpm
  • Torque Máximo: 16,8 kgf.m (gasolina ou etanol) a 1.500 rpm
  • Transmissão: Manual de cinco marchas
  • Tração: Dianteira
  • Freios: Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)
  • Direção: Elétrica
  • Suspensão Dianteira: Independente, McPherson, com molas helicoidais
  • Suspensão Traseira: Eixo de torção, com molas helicoidais
  • Rodas: Liga-leve de 15 polegadas
  • Pneus: 185/60 R15
  • Comprimento total (mm): 3.689
  • Largura (mm): 1.645
  • Altura (mm): 1.504
  • Distância entre os eixos (mm): 2.421
  • Capacidade de carga (kg): 410
  • Tanque (litros): 50
  • Porta-malas (litros): 285
  • Peso vazio em ordem de marcha (kg): 1.003 

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Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

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