Negócios

Tudo que você precisa sabe sobre Cartão BNDES

Veja mais sobre o serviço do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

publicado em: 02/09/2023

Cartão BNDES é um serviço bancário e financeiro brasileiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O banco público brasileiro, que fornece financiamento e apoio a projetos de desenvolvimento econômico no Brasil, não emite cartões de crédito ou débito comuns, como os bancos comerciais. Em vez disso, ele opera principalmente por meio de empréstimos e financiamentos a empresas, empreendedores e setores específicos da economia.

Caso esteja buscando informações sobre o cartão BNDES, fique por aqui para saber mais sobre. Claro, é recomendável entrar em contato diretamente com a instituição financeira responsável pelo cartão e sempre verificar informações atualizadas, pois as informações podem ter mudado após este artigo.

Cartão BNDES

Abaixo, coisas que você precisa saber sobre o Cartão BNDES, com informações diretas do site da Instituição

Banco Emissor

É você quem escolhe, entre os bancos emissores, aquele que vai emitir o seu Cartão BNDES. Além de responsável pela emissão, o banco escolhido é quem também faz a análise e a aprovação do crédito. Como a concessão de crédito é uma atividade baseada na confiança, um banco precisa conhecer o cliente, precisa estar próximo dele, para poder conceder-lhe crédito.

Como funciona

O BNDES é a fonte dos recursos do financiamento, mas não interfere na análise do crédito nem na emissão do cartão, que são de inteira responsabilidade do banco emissor. Também estão a cargo do banco emissor a solicitação de garantias, definição de limites, aprovação da transação, a cobrança das prestações, fornecimento de extratos, renovação e 2ª via do Cartão BNDES, entre outras atividades.

 

Como solicitar

Depois de preencher a proposta de solicitação do seu cartão no site BNDES, não se esqueça de comparecer à agência do banco escolhido para entregar a documentação solicitada por ele. Se esse banco não aprovar a emissão do seu Cartão BNDES, você pode preencher uma nova proposta no site do cartão, escolhendo outro banco emissor. Como cada instituição financeira tem sua própria política de concessão de crédito, ter o pedido negado num banco não quer dizer que você não vá conseguir em outro. Vale ressaltar também que o Cartão BNDES nunca está “fechado” para receber novas solicitações de cartão.

Cartão BNDES
Foto: Divulgação

Taxas

Os bancos são autorizados a cobrar a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) na emissão do Cartão BNDES, desde que o valor não exceda 2% do limite de crédito concedido. Até o momento, no entanto, nem todos estão realizando a cobrança. O BNDES não exige a aplicação da tarifa nem recebe qualquer valor referente a ela, que se destina exclusivamente a ressarcir custos operacionais dos bancos emissores. Se você tiver qualquer questionamento sobre o valor ou a sistemática de cobrança, consulte diretamente seu gerente de relacionamento no banco emissor.

 

Contato

Para mais informações, acesse o site www.cartaobndes.gov.br ou entre em contato com a Central de Atendimento do BNDES, por meio do telefone 0800 702 6337, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, ou pelo Fale Conosco no site do cartão. 

Centrais de atendimento aos portadores do Cartão BNDES:

  • BANCO DO BRASIL: 4003-0107 (capitais) ou 0800-979-0107 (demais localidades).

  • BANCO DO NORDESTE: 3003-0126 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-724-0126 (demais localidades).

  • BANESTES: Grande Vitória: (27) 3383-2030; demais localidades: 0800-645-2030.

  • BANRISUL: 0800 701 6888.

  • BRADESCO: 3003 1028 (principais regiões metropolitanas) ou 0800 727 0365 (demais localidades).

  • BRDE: 0800 604-4484 ou 4007-1062.

  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: 4004-9008 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 950 9008 (demais localidades).

  • ITAÚ: 3003-0030 (regiões metropolitanas) ou 0800-720-0030 (demais localidades).

  • SANTANDER: 4004-2125 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 2125 (demais localidades).

  • SICOOB: 4007-1256 (regiões metropolitanas) ou 0800-702-0756 (demais localidades). Deficiência auditiva ou de fala: 0800 940 0458.

  • SICREDI: 4007-2044 (regiões metropolitanas) ou 0800-604-2044 (demais localidades).

  • Centrais de atendimento aos fornecedores credenciados no site do Cartão BNDES:

  • CABAL BRASIL: 0800-704-3323 (demais localidades) ou 4007-1823 (capitais e regiões metropolitanas). Segunda a sexta, das 08:00 às 18:00h.

  • CIELO: 0800-570-4600 (demais localidades) ou 4002-5600 (capitais e regiões metropolitanas). Segunda a sexta, das 08:00 às 18:00h, ou envie um e-mail para [email protected].

  • GETNET: 0800-648-8000 (demais localidades) e 4002-4000 (capitais e regiões metropolitanas). Atendimento 24 horas.

  • REDE: 0800 728-4433 (demais localidades) ou 4001-4433 (capitais e regiões metropolitanas).

  • Central de atendimento do BNDES:

  • 0800-702-6337 (dias úteis, das 8 às 20 horas).

  • Fale Conosco do BNDES: www.bndes.gov.br/faleconosco

Veja também

Veja como fazer o desbloqueio do Cartão Mercado Pago

Não sabe como desbloquear o Cartão Mercado Pago? Aprenda aqui!

Como solicitar cartão de crédito Nubank

Veja como pedir seu cartão em segundos

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: