Dica de como escolher uma boa casa de câmbio
Saiba como escolher uma casa de câmbio confiável
publicado em: 15/05/2023Casa de câmbio é muito utilizada por quem quer comprar ou vender alguma moeda estrangeira. Na hora de escolher uma, muita gente acha que apenas o preço é o único diferencial. Pois não, é necessário tomar precauções e ficar atendo a alguns fatores antes de escolher uma casa de câmbio.
Pesquise com antecedência a cotação da moeda do país de destino e definir quando (e onde) você deve comprá-la.
Veja também: 10 sites para acompanhar dólar minuto a minuto (tempo real).
O que é e como funciona uma casa de câmbio
Quem deseja viajar para outro país, precisa levar a moeda local para conseguir realizar as compras, se alimentar, fazer passeios ou até mesmo trazer lembranças. Os turistas recorrem à casa de câmbio para realizar essa transação.
A casa de câmbio é a empresa responsável por viabilizar transações de troca de moeda estrangeira entre pessoas físicas ou jurídicas e bancos. Para manter a estabilidade do poder de compra da nossa moeda e promover um sistema financeiro sólido e eficiente, o Banco Central fica responsável por regulamentar as corretoras de câmbio no Brasil.
Serviços oferecidos pelas casas de câmbio
Comprar e vender moedas estrangeiras em espécie em lojas físicas ou online;
Comprar cartão pré-pago internacional;
Transferências internacionais;
Troca de cheques internacionais.
Dicas para escolher uma casa de câmbio
Para trocar o dinheiro de uma forma mais rentável, veja três sugestões para escolher a melhor casa de câmbio:
Veja a idoneidade da instituição financeira - Alternativa muito barata as vezes não condizem com a realidade. Portanto, se informe sobre o preço da moeda e confira se a instituição financeira é autorizada pelo Banco Central do Brasil (BC). No próprio site da autoridade financeira você pode ter acesso a lista de bancos autorizados a prestarem serviços financeiros.
Verifique o valor do preço e taxas - Comparar os preços e taxas extras é essencial para comprar mais barato, já que os bancos e casas de câmbio cobram valores diferentes e incluem taxas adicionais na venda da moeda que podem pesar em seu bolso. No site do Banco Central tem uma lista do Valor Efetivo Total (VET) para saber o custo total da compra da moeda em diferentes instituições. Há também a opção do download do aplicativo do Banco Central chamado de “Câmbio Legal”, disponível para sistema Android e iOS.
Compre a moeda com meses de antecedência - Para não ter estresse antes da viagem e economizar mais dinheiro, não deixe para a última hora para procurar uma casa de câmbio ou banco. A falta de organização pode fazer com que você fique aflito por não ter o dólar ainda em sua conta perto de sua viagem.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!