logo focalizando
Dicas

Como aprender inglês sozinho: dicas para começar agora!

Existem plataformas e apps que permitem o usuário aprimorar as suas habilidades no idioma

publicado em: 16/02/2022

Como aprender inglês sozinho? Muita gente recorre ao Google e faz essa mesma pergunta. Mas há como? Existe essa possibilidade de aprender inglês sozinho? 

Bem, nesse artigo nós vamos te ajudar lá, com dicas e recursos disponíveis online para você conseguir aprender falar outra língua.

 

Como aprender inglês sozinho? Confira algumas ferramentas

Jogando

Existe uma plataforma chamada Memrise, que ajuda usuários (niciante ou avançando) a aprimorarem o inglês e outros idiomas. São diversos jogos gratuitos e disponíveis no site e aplicativos para iOS e Android. Você pode aproveitar para aprender e reforçar em qualquer lugar.

Conversando

O HelloTalk é um aplicativo que permite envio de mensagens de texto, vídeo, áudio e até chamadas telefônicas. Ideal para aqueles que sabem ler e escrever em inglês de forma satisfatória, mas que precisam melhorar a pronúncia do idioma. 

O app está disponível para sistema Android e iPhone e é uma ótima ferramente de contato entre pessoas que falam diversos idiomas. Há também ferramentas de tradução, que permitem que os usuários conversem com nativos mesmo sem dominar totalmente o inglês. Uma excelente opção de como aprender inglês sozinho.

como aprender inglês sozinho

Assistindo filmes e séries

Você sabia que muita gente aprende inglês apenas assistindo a um filme legendado? A ferramenta Sufli é uma extensão gratuita para Google Chrome que permite conferir a tradução das legendas sem precisar sair do player. Basta escolher o seu filme ou série preferido, colocar o áudio e legendas em inglês e configurar adequadamente a extensão. Toda vez que você não entender algo, é só colocar o mouse sobre a palavra e a Sufli irá mostrar a tradução em português.

Com flashcards

O aplicativo e site do Duolingo disponibiliza um jogo de flashcards chamado Tinycards. A ideia é fornecer exercício de memória de algumas expressões comuns e de diferentes vocabulários a partir de repetição de palavras. Existe uma grande variedade de baralhos que irão permitir que você estude outros idiomas além do inglês.

 

Confira dicas valiosas de especialistas para aprender inglês

Entre as dicas de aplicativos, materiais e plataformas para aprender o idioma, especialistas alertam para quatro habilidades necessárias para se comunicar em inglês: fala, escrita, compreensão auditiva e leitura.

Veja algumas dicas valiosas antes de procurar como aprender inglês sozinho.

Mantenha o controle

Para o seu crescimento pessoal e profissional, tenha em mente que você precisa aprender inglês. De início comece fazendo o básico, como organizar o seu tempo e assistir aulas online. 

Escreva!

Para quem está dando os primeiros passos para aprender inglês, uma dica muito comum em qualquer situação é praticar o writing (escrita). Anote todas as palavras e expressões que ouvir e suas respectivas traduções. VAproveite para montar frases e assim lembrar sempre quando e como usá-las.

 

Adquira conhecimento 

O inglês é simplesmente o idioma falado em grande parte do mundo e aprender inglês se torna mais do que necessário. Quem adquire conhecimento em outra língua é capaz de se comunicar em qualquer tipo de situação. 

Use a internet ao seu favor

A gente está de frente com uma fonte inesgotável de conhecimento. Hoje você consegue pesquisar sites, vlogs e blogs de um assunto de interesse interesse específico, então que tal pesquisar em conteúdo em inglês?  

Ouça músicas 

É legal fazer uma playlist com suas músicas favoritas em inglês de vários estilos musicais. Coloque a letra para cantar junto enquanto dá o play.

Redes sociais em inglês

As redes sociais são grandes aliados para quem quer aprender inglês. Somos bombardeados por ela com termos em inglês, textos e abreviações. Experimente trocar o idioma da sua rede para o inglês.

Celular em inglês

Experimente também trocar o seu celular para o inglês. Isso vai permitir que você aprenda inúmeras palavras novas, expressões e muito mais.
 

Veja também

Cursos online gratuitos com certificado grátis para imprimir

Alguns sites oferecem cursos gratuitos e com certificado, para você melhorar o seu currículo

Cursos Bradesco Grátis: confira opções oferecidas pela Fundação

Fundação Bradesco Oferece oportunidades em diversas áreas, como Marketing, TI e Administração

Cursos Kultivi: quais a plataforma oferece?

Plataforma online Kultivi oferece cursos gratuitos com certificado e aulas em vídeos

Cursos Fundação Getúlio Vargas: conheça opções

Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibiliza uma série de cursos online gratuitos e de curta duração em diversas áreas; confira algumas opções

Tamanhos post Instagram 2022: tire dúvidas sobre a rede social

Qual o tamanho certo para imagens no Instagram em 2022? Saiba tudo nesse tutorial

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!