Cursos área da saúde: conheça opções em alta no mercado
Em crescimento, área da saúde pode ter grandes oportunidades no mercado de trabalho
publicado em: 07/01/2021Cursos área da saúde está cada vez mais em alta, ainda mais em tempos de pandemia. Como prova disso, um levantamento feito pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou que em março de 2021,com a pandemia em alta no Brasil, cerca de 6,6 milhões de trabalhadores estavam atuando no segmento da saúde.
Se você gosta de trabalhar com pessoas e está atrás de uma carreia, cursos na área da saúde pode ser sua chance. Confira algumas profissões que estão em alta.
Cursos área da saúde: confira algumas opções
Existem diferentes opções para que deseja ingressar na área e se juntar aos profissionais da saúde, dentre elas Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia. Veja.
Farmácia
Quem trabalha nessa área da Saúde é responsável pelo desenvolvimento e aplicação de fármacos para seres humanos e animais, atuando na produção e na manipulação de remédios. Os farmacêuticos tem se deparado com o crescimento e lucratividade do seu setor, seja nos setores públicos e privados.
Biomedicina
O biomédico tem um papel muito importante em tempos de pandemia, na identificação do vírus e trabalhando diretamente na linha de frente, desenvolvendo estudos para auxiliar nesse processo complicado que vive a sociedade mundial.
Enfermagem
O profissional de Enfermagem é capaz de atuar em diferentes áreas, como liderando equipes e instituições, assistir diretamente o paciente, além de área de gestão, docência e pesquisa clínica. Durante a pandemia, o profissional de Enfermagem se destacou muito no que se diz respeito a assistência oferecida aos pacientes, assim como na modalidade home care - cuidados de enfermagem à domicílio.
Fisioterapia
Assim como as demais áreas, durante a pandemia o fisioterapeuta teve um papel imprescindível, tanto na área hospitalar quanto clínica. A reabilitação de um paciente que passou por casos graves após contrair a Covid-19 evidenciou a importância de um profissional de Fisioterapia.
Nutrição
A área da Nutrição está em alta e é um dos cursos mais procurados da área da Saúde, segundo Fernanda Pezzi, Mestre em Ciências do Movimento Humano. O brasileiro cada vez mais está buscando uma alimentação equilibrada e saudável, e o profissional em Nutrição está preparado para orientá-lo nesse processo.
Outros cursos na área da saúde
Segundo site Summit Saúde, outras áreas da saúde foram bastante procuradas durante o ano de 2021. As informações foram coletadas através do Unopar, PAHO, HCOR, Jornal da USP, UNICESUMAR, UNIVALI, Você RH, Blog Estácio e Guia da Carreira. Confira elas.
Gerontologia
Profissional que estuda o processo de envelhecimento e busca oferecer uma qualidade de vida melhor aos idosos, através da prevenção de doenças e intervenção (se assim necessário).
Psicologia
Profissional capacitado a entender a mente humana e o seu comportamento, auxiliando o paciente a resolver problemas internos e melhorar a sua qualidade de vida e de seus relacionamentos.
Cardiologia
Com as doenças cardíacas cada vez mais comum no mundo todo, essa área é cada vez mais procurada. Enfermidades cardiovasculares tem sido a principal causa de morte do planeta e mudar o estilo de vida pode reduzir em quase 80% os riscos de morte, segundo Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O cardiologista é o profissional correto para orientar o paciente e prescrever a medicação correra no controle das doenças do coração.
Além desses, também você encontra na área da saúde cursos como:
- Ciência do Esporte
- Ciências Biológicas
- Ciências dos Alimentos
- Educação Física
- Enfermagem e Obstetrícia
- Esporte
- Física Médica
- Fonoaudiologia
- Gestão em Saúde
- Interdisciplinar em Saúde
- Massoterapia
- Medicina
- Multidisciplinar em Dependência Química
- Naturologia
- Obstetrícia
- Odontologia
- Oftálmica
- Óptica e Optometria
- Produção de Fármacos
- Quiropraxia
- Radiologia
- Serviço Social
- Terapia Ocupacional
- Toxicologia Ambiental
Cursos área da saúde: onde estudá-los?
Com cursos área da saúde cada vez mais em alto, aumenta a procura de estudantes por instituições que oferecem essa modalidade de profissionalização. De acordo com o Censo da Educação Superior, mais de 1.000 faculdades pelo Brasil oferecem cursos da área de Saúde e Bem-Estar. Separamos algumas sugestões para você incluir nas suas pesquisas, caso esteja procurando uma especialização nessa área.
- ANHANGUERA - Centro Educacional Anhanguera
- Centro Universitário UNIBTA
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- UNISUAM
- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
Se interessou? Agora saiba como ingressar em um curso na área da Saúde
Os cursos área da Saúde são um dos mais disputados em vestibulares e processos seletivos no Brasil todo. Porém existem várias formas de ingresso nesses cursos. Veja como.
Como ingressas curso área da saúde
Sisu | Processo seletivo de estudantes a universidades públicas do Brasil que ocorre 2 vezes ao ano. Pode participar quem fez o Enem mais recente e não tirou zero na redação. |
Vestibular Tradicional | Processo seletivo realizado pelas Universidades públicas e particulares. Há vestibulares para cursos a distância, que costumam ser mais simples. |
Prouni | Programa do Governo Federal, com bolsas parciais e integrais em faculdades particulares do Brasil. Precisa ter Enem recente e não ter zerado redação. Há critérios de renda familiar e desempenho nas provas. |
Ingresso Direto | Basta informar a nota obtida em qualquer Enem a partir de 2010 na universidade de sua escolha e se tiver pontuação suficiente, é só se matricular. Algumas Instituições não permite essa modalidade para alguns cursos. |
Fies | O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação do Brasil destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Consulte a universidade. |
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!