Dicas

Dezembro Verde e a importância de falar sobre abandono de animais

Campanha busca conscientizar sobre o abandono de animais

publicado em: 14/12/2022

Dezembro Verde é uma campanha que visa ajudar a diminuir o número de abandono de animais nas ruas. A data é simbólica e justamente no mês que muitas famílias fazem as malas e viajam de férias, deixando os seus pets para trás, fazendo com que o número de cães abandonados aumente todo fim de ano.

Vale lembrar que abandono de animais é crime previsto na Lei Art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.

Dezembro Verde

Dezembro Verde

Muita gente abandona os animais ou por impulsividade na hora de adotar, ou por falta de conhecimento sobre as necessidades do animal,  falta de planejamento a longo prazo, rotina pesada, falta de dinheiro e tempo, etc. Há também quem diga que o excesso de latido excessivo, destruição de objetos, doenças ou até mesmo o envelhecimento do pet são motivos reais para a prática de abandono. 

 

Penar na qualidade e na expectativa de vida do cachorro está acima de tudo. O animal passa por fases (filhote, adulto e sênior) e todas elas exige cuidados específicos, n a mudança da alimentação até da rotina. Além disso, é preciso castrar, vacinar, alimentar corretamente, passear todos os dias, brincar e dar  atenção sempre.

Cachorro pode comer banana? Saiba!

Os cães não se comportam como seres humanos, possuindo assim as suas próprias necessidades de correr, latir e brincar todos os dias.

 

Ajudando contra a campanha do abandono

Existem milhares de cães nas ruas e não tem como uma pessoa ajudar todos eles. Mas, se cada um fizer sua parte e ajudar a conscientizar mais tutores, o número de abandono de animais cai e de pets felizes aumenta.

Veja atitudes que você pode tomar para ajudar na Campanha Dezembro Verde e alertar, informar e advertir as pessoas sobre o mal que o abandono de cachorro pode causar:

  • Informar amigos e conhecidos;

  • Alertar sobre os problemas gerados pelo abandono;

  • Compartilhar matérias confiáveis nas redes sociais;

  • Orientar por meio de estudos que comprovam que cães abandonados sentem ansiedade, medo e outros sentimentos negativos.

  • Apoiar ONGs.

 

E, se você deseja apoiar o trabalho de entidades que ajudam a salvar mais vidas, pode começar com:

  • Doações em dinheiro;

  • Doações de ração, remédios e itens pets;

  • Postagem nas redes sociais de cães que precisam de um lar;

  • Adoção responsável;

  • Oferecendo um lar temporário;

  • Conscientizando sobre abandono e maus-tratos.

Veja também

Cachorro 3D: conheça agora essa tecnologia

Cachorro 3D é um recurso de realidade virtual aumentada; aprenda sobre essa tecnologia.

Curiosidades sobre cachorros; saiba algumas que talvez você nunca imaginou

Confira algumas curiosidades sobre cachorros que talvez você nunca imaginou

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: