Dezembro Verde e a importância de falar sobre abandono de animais
Campanha busca conscientizar sobre o abandono de animais
publicado em: 14/12/2022Dezembro Verde é uma campanha que visa ajudar a diminuir o número de abandono de animais nas ruas. A data é simbólica e justamente no mês que muitas famílias fazem as malas e viajam de férias, deixando os seus pets para trás, fazendo com que o número de cães abandonados aumente todo fim de ano.
Vale lembrar que abandono de animais é crime previsto na Lei Art. 32 da Lei nº 9.605/98, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.
Dezembro Verde
Muita gente abandona os animais ou por impulsividade na hora de adotar, ou por falta de conhecimento sobre as necessidades do animal, falta de planejamento a longo prazo, rotina pesada, falta de dinheiro e tempo, etc. Há também quem diga que o excesso de latido excessivo, destruição de objetos, doenças ou até mesmo o envelhecimento do pet são motivos reais para a prática de abandono.
Penar na qualidade e na expectativa de vida do cachorro está acima de tudo. O animal passa por fases (filhote, adulto e sênior) e todas elas exige cuidados específicos, n a mudança da alimentação até da rotina. Além disso, é preciso castrar, vacinar, alimentar corretamente, passear todos os dias, brincar e dar atenção sempre.
Cachorro pode comer banana? Saiba!
Os cães não se comportam como seres humanos, possuindo assim as suas próprias necessidades de correr, latir e brincar todos os dias.
Ajudando contra a campanha do abandono
Existem milhares de cães nas ruas e não tem como uma pessoa ajudar todos eles. Mas, se cada um fizer sua parte e ajudar a conscientizar mais tutores, o número de abandono de animais cai e de pets felizes aumenta.
Veja atitudes que você pode tomar para ajudar na Campanha Dezembro Verde e alertar, informar e advertir as pessoas sobre o mal que o abandono de cachorro pode causar:
Informar amigos e conhecidos;
Alertar sobre os problemas gerados pelo abandono;
Compartilhar matérias confiáveis nas redes sociais;
Orientar por meio de estudos que comprovam que cães abandonados sentem ansiedade, medo e outros sentimentos negativos.
Apoiar ONGs.
E, se você deseja apoiar o trabalho de entidades que ajudam a salvar mais vidas, pode começar com:
Doações em dinheiro;
Doações de ração, remédios e itens pets;
Postagem nas redes sociais de cães que precisam de um lar;
Adoção responsável;
Oferecendo um lar temporário;
Conscientizando sobre abandono e maus-tratos.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!