Você sabe o que é a Campanha do Dezembro Vermelho?
Confira aqui informações sobre o Dezembro Vermelho
publicado em: 21/11/2022Dezembro Vermelho é uma campanha de grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids. A data serve para chamar atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Conscientizar a população sobre as formas de prevenção e testes e tratamento precoce é um grande desafio. Campanhas como Dezembro Vermelho não só ajudam a esclarecer sobre a importância dos exames de rotina, como também alertam para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, fazendo com que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença.
Dezembro Vermelho
A campanha Dezembro Vermelho é instituída pela Lei nº 13.504/2017 e chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Ele segue os princípios do Sistema Único de Saúde, integrado toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
A Campanha surgiu em 1988, com o Ministério da Saúde seguindo orientação da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi criado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que é celebrado anualmente no dia 1º de dezembro e tem como objetivo conscientizar os brasileiros sobre a Aids e o HIV.
Confira frases do Outubro Rosa para conscientizar e salvar vidas
Em 2017, o Governo Federal lançou a Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e à Aids (Dezembro Vermelho). A cor vermelha da campanha simboliza a luta contra a doença e o respeito às pessoas soropositivas.
Importância da Campanha
A campanha é focada no combate à Aids e ajuda na conscientização da população em relação ao vírus e a doença. Ela serve para divulgar informações importantes sobre os métodos de prevenção, tratamento e a importância do diagnóstico precoce.
Durante o Dezembro Vermelho, os estados se organizam para celebrar com ampliação da testagem de ISTs, maior acesso a autotestes de HIV e distribuição de insumos de prevenção contra, como preservativos masculinos e femininos.
Importância dos exames de rotina
O HIV afeta o sistema imunológico, que é responsável pelas defesas do corpo contra infecções e doenças. A pessoa portadora do vírus se torna impossibilitado de se proteger contra essas infecções.
Veja alguns sintomas iniciais bem comuns:
Dores de garganta
Dores de cabeça
Febre constante
Dores musculares
Calafrios
Mal-estar
Os sintomas podem aparecer duas semanas após a contaminação, ou mesmo nunca se manifestarem. É por isso que os exames de rotina são fundamentais para diagnosticar a doença ainda no início.
Uma sorologia é usada no exame de sangue , sendo assim possível identificar a exposição ao vírus. Caso o teste dê positivo, outro teste é realizado para confirmação, e deve ser feito 30 dias após o contato de risco.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!