Curiosidades

Mitsubishi Eclipse Cross 2023: Uma Evolução que Conquistou o Brasil

O sucesso dos anos 90 passou por uma reformulação que surpreendeu a todos de maneira positiva

publicado em: 26/10/2023

O Mitsubishi Eclipse Cross é um exemplo notório de como um automóvel pode passar por uma metamorfose significativa e conquistar seu espaço no mercado. Apresentado pela primeira vez no exterior em março de 2017, com seu lançamento no Brasil em setembro de 2018, o Eclipse Carro passou por uma reformulação em outubro de 2020 que surpreendeu a todos de maneira positiva.

Eclipse Carro: De Polêmico a Popular

O Eclipse Carro Cross sempre foi um SUV que, embora tenha enfrentado críticas devido ao seu design polêmico, encontrou uma base de fãs leais. No Brasil, antes da renovação de 2020, o modelo já emplacava uma média de 200 unidades por mês durante os anos de 2019, 2020 e 2021. A nacionalização da produção, que teve início em dezembro de 2019 em Catalão (GO), ocorreu em meio a uma crise de componentes, o que complicou a situação. No entanto, com a reestilização em abril de 2023, a história mudou drasticamente.

Veja também:

Um Design Modernizado

Uma das mudanças mais evidentes no Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é seu design. A parte dianteira recebeu uma atualização significativa, com novos faróis em duas partes. A parte superior abriga as luzes diurnas e setas de direção, enquanto a parte inferior comporta os faróis principais, que agora são de LED. A grade também foi redesenhada, com acabamento em preto e cercada por barras cromadas.

Eclipse Carro
Foto: Divulgação

Na traseira, uma das mudanças mais aguardadas foi a substituição da tampa de vidro em duas partes por uma peça mais convencional. As lanternas traseiras também foram renovadas, agora utilizando LEDs, o que contribuiu para um visual mais sóbrio e moderno. Além disso, o Eclipse Cross recebeu novas rodas de 18 polegadas e pequenos ajustes no design. No entanto, ele mantém suas linhas marcantes e inconfundíveis. O interior, por outro lado, permaneceu praticamente inalterado, exceto por uma nova opção de revestimento em couro cinza.

Desempenho Potente

Uma característica que permaneceu inalterada no Eclipse Carro Cross é o seu motor. O SUV mantém o motor 1.5 turbo, conhecido como 4B40, que apresenta injeção direta e indireta de combustível, variador de fase no comando de admissão (MIVEC), e gera 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O motor é combinado com uma transmissão automática do tipo CVT que simula 8 marchas, e nesta versão, possui tração integral com seletor de modo (Normal, Gravel e Snow).

Uma Experiência de Condução Notável

O Eclipse Cross 2023 é um daqueles carros que merecem ser testados antes da compra. Apesar de seu passado polêmico em termos de design, o SUV oferece um desempenho sólido e um conforto notável, competindo bem com modelos mais tradicionais em sua categoria.

O motor turbo de 1.5 litros trabalha em perfeita harmonia com a transmissão CVT, proporcionando um excelente desempenho, com torque disponível a partir de 1.800 rpm e uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 9,7 segundos. O veículo também oferece ótimo desempenho em ultrapassagens na faixa dos 7,5 segundos de 80 a 120 km/h. No entanto, a verdadeira surpresa do Eclipse Cross é seu conforto. A suspensão, com configuração McPherson na dianteira e multilink na traseira, foi projetada para proporcionar uma condução suave, mesmo em condições adversas.

Economia e Espaço Interno

O Eclipse Cross 2023 manteve sua eficiência de combustível, melhorando 10% no ciclo urbano em comparação com modelos anteriores. O SUV alcançou 8,8 km/litro no ciclo urbano e 11 km/litro no ciclo rodoviário em testes, embora ainda careça de um sistema start-stop que poderia melhorar ainda mais a economia de combustível. Quanto ao espaço interno, o Eclipse Cross oferece amplo espaço para os passageiros e um porta-malas de 473 litros, embora a abertura e o fechamento não sejam automáticos.

Tecnologia e Segurança

Em termos de tecnologia, o Eclipse Cross 2023 ainda não aderiu às telas gigantes e complexas. Em vez disso, o SUV conta com uma central multimídia de 7 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de um painel de instrumentos com mostradores analógicos e uma tela central colorida. No entanto, o veículo é bem equipado em termos de segurança, oferecendo assistentes de condução como piloto automático, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixa, alerta de ponto-cego e farol-alto automático, além de um head-up display e um conjunto de sete airbags.

Preço Acessível

O Mitsubishi Eclipse Cross 2023 chegou ao mercado brasileiro a um preço competitivo, com a versão AWD custando R$ 236.990 e a versão sem tração integral custando R$ 225.990. Isso o coloca em uma faixa de preço similar ao Jeep Compass T270 S, embora ofereça equipamentos comparáveis. A disponibilidade imediata do Eclipse Cross também o torna uma alternativa atraente para aqueles que não desejam enfrentar longas filas de espera.

Conclusão

O Mitsubishi Eclipse Carro Cross 2023 evoluiu de um passado controverso para se tornar uma opção sólida e bem equipada no segmento de SUVs médios. Embora o interior possa mostrar sua idade em alguns aspectos, o veículo ainda impressiona com seu desempenho, conforto e economia de combustível. Com a força da marca Mitsubishi em SUVs e sua capacidade off-road, o Eclipse Cross continua a atrair um público fiel. Mesmo com seu design inconfundível, ele está conquistando seu espaço nas ruas e se tornando uma opção cada vez mais popular.

Veja também

Carro Fiat: conheça todos os modelos e versões no Brasil

SUV, hatches, sedans, picapes e utilitários... veja os modelos dos carros Fiat

Carro da Volkswagen (VW): conheça os modelos da marca no Brasil

Selecionamos os carros da VW presentes do Brasil; confira

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: