Extração de dente: quando é de fato necessária?
Uma série de problemas dentários podem levar à extração do dente. Mas quando o processo é necessário?
publicado em: 29/06/2022Extração de dente (exodontia) é um processo bem simples e menos doloroso do que se imagina. Embora seja um dos processos cirúrgicos mais antigos da história da humanidade, existem técnicas e tecnologias avançadas atuais que fazem o procedimento ser bem tranquilo.
Mas quando e por que alguns dentes devem ser removidos? Confira os problemas dentários mais comuns que podem levar à extração do dente.
Extração de dente: quando é necessária?
Veja abaixo as situações mais comuns que podem levar à extração de dente:
Dentes do siso
Conhecidos popularmente como “dentes do juízo”, o siso (ou terceiros molares) são os últimos dentes a nascerem e muitas das vezes o mal posicionamento na arcada dentária impossibilita o processo. O siso não tem uma posição correta e as vezes não nascem quando não há espaço suficiente na boca, sendo necessária a extração.
Infecções, cáries, inflamações e outros problemas
As cáries profundas e as infecções podem comprometer ossos, dentes e ligamentos. Elas precisam ser tratadas urgentemente e corretamente, para evitar contaminações e necrose do nervo e, consequentemente, a extração do dente.
As inflamações na gengiva também podem virar uma periodontite, causando mobilidade (“dentes moles”), a queda de dentes, a formação de pus e, se for mais avançada, a endocardite bacteriana, que atinge o coração.
Traumas
A quebra ou remoção de dentes ocasionadas por acidentes e outros fatores devem ser avaliados rapidamente. O dente que cai por inteiro (“avulsão”) pode ser replantado, desde que ele seja armazenado com a devida higiene e agilidade.
Diabetes
Os pacientes diabéticos que não recebem tratamento correto podem desenvolver problemas na cavidade oral, causando infecções. Dependendo da fragilidade do osso, o dentista pode optar pela remoção.
Ortodontia
As vezes um dente é removido para melhorar as funções fonéticas, mastigatórias e estéticas da pessoa. Muitas vezes isso ocorre quando não há espaço suficiente na boca, o que impossibilita o encaixe dos dentes.
O que é bom para dor de dente? Veja 6 truques simples de aliviar o problema
Como é feita uma extração de dente?
O cirurgião-dentista pede radiografias necessárias para examinar o tamanho, o formato e a posição do dente e do osso. Antes da extração, é aplicada uma anestesia local para evitar dores e reduzir a ansiedade da pessoa, sendo assim a remoção do dente se torna um procedimento simples e indolor.
Após a extração, por ser um procedimento cirúrgico, o paciente precisa tomar alguns cuidados necessários para manter a área limpa e evitar infecções. Veja algumas cautelas a ser tomada após a extração de dente:
Evitar fazer bochecho;
Fazer uma dieta especial;
Usar uma compressa de água fria;
Evitar álcool e cigarro;
Ficar de repouso.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!