Filmes

Filme Pinóquio: como assistir o remake live-action e opiniões

Nova versão de 'Pinóquio' tem Tom Hanks como Gepeto

publicado em: 03/10/2022

Filme Pinóquio é um dos maiores clássicos da Disney e recentemente ganhou sua versão em live-action. Com direção de Robert  Zemeckis (‘De Volta para o Futuro’ e 'Forrest Gump'), o filme é estrelado por Tom Hanks, que interpreta o Gepeto. 

A crítica não avaliou muito bem esse novo filme Pinóquio. Robbie Collin, do jornal britânico The Telegraph, deu apenas uma estrela e descreveu o personagem Pinóquio como ”um pesadelo de madeira” e soltou:

“O design do próprio Pinóquio é tão próximo do original que ele nem parece um fantoche, mas uma peça de mercadoria oficial da Disney”.

Filme Pinóquio

Com pesadas críticas do público e da crítica, o filme conta com uma cena de abertura muito fiel a do desenho original de 1940 - talvez a única parte elogiada. A nova versão conta também com o ator mirim Benjamin Evan Ainsworth como protagonista e dando a voz do Pinóquio, além de Cynthia Erivo interpretando a Fada Azul e Hanks como Gepeto.]

Filme Pinóquio
Foto: Divulgação

A atuação do Tom Hanks foi um dos pontos mais elogiados da trama, mas o roteiro promoveu uma entrada e saída constante de personagens, o que não foi de agrado dos fãs. 

O filme Pinóquio narra as aventuras de um boneco de madeira cujo criador solitário, Geppeto, desejava que ele fosse real, porém conta com um final surpreendente e também um pouco questionado. Nova versão da história, Gepeto (Tom Hanks) é um carpinteiro que constrói um boneco de madeira que se chama Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth). Ele trata o boneco como se fosse seu filho de verdade e, devido ao seu amor genuíno pelo boneco, a Fada Azul (Cynthia Erivo) concede o desejo do carpinteiro de fazer com que Pinóquio fale.

Pinóquio ganha vida e passa a ser instruído pelo Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt). Em meio a sua jornada, Pinóquio conhece João Honesto (Keegan-Michael Key), Sofia a gaivota (Lorraine Bracco) e o Cocheiro (Luke Evans). O novo Filme Pinóquio está disponível no Disney+.

Opiniões sobre o novo filme do Pinóquio

Embora não tenha caído muito nas graças do público e da crítica, alguns fãs da animação gostaram da versão em live-action de 2022. Confira algumas opiniões retiradas das avaliações do Google.

Não é fácil a tarefa de fazer remake de uma obra consagrada e icônica como Pinocchio. Mesmo dentro de sua limitações e com seus altos e baixos a versão de Zemeckis se mostra uma tentativa válida de repaginar esse clássico da Disney. O grande destaque fica por conta dos efeitos visuais de live action que não decepcionam parecendo satisfatoriamente realistas principalmente na questão da interação natural entre os atores e personagens animados. A caracterização clássica do boneco também é acertada, agradando tanto a nova geração quanto os mais saudosistas. Alguns momentos parecem passar do ponto, como toda a passagem pela tal ilha da balbúrdia. Pode ser até coerente com as lições de moral que o filme pretende passar para as crianças mas o alarmismo soa exagerado. Porém o ponto que mais incomoda por incrível que pareça é a atuação do Tom Hanks na pele de um Gepeto abobalhado e meio deslocado, não dá pra entender qual foi a intenção da direção com isso mas não funcionou, só deu a sensação de que Tom Hanks foi extremamente desperdiçado no filme. Por outro lado há uma modernização na trama que é bem vinda, como o trecho onde Pinocchio é estimulado pela sua "consciência" a optar sempre pelos estudos ao invés de busca a fama, fazendo uma referência clara à epidemia dos "influencers" que atualmente parece um caminho fácil e sedutor pra qualquer criança. Em última análise não é um remake ruim ou descartável, cumpre sua função de divertir e atinge seu público-alvo com mensagens pertinentes, mas deixa uma sensação de que o resultado final poderia ter sido melhor...

Eu amei, o filme tem essa energia de contos de fadas e o Pinóquio é uma fofura, apesar do CGI ele continua com aquela carinha inocente e alegre. Também achei ele um pouco mais espertinho no live action do que ele era no desenho (mas pode ser minha memória pregando peças). Quanto ao roteiro, é bem parecido com o original, a única grande inovação seria uma personagem nova para o circo; mas ela não afeta a trama a ponto de incomodar com sua presença. Ela e sua marionete são fofas e amigas do Pinóquio, mas nunca afetam o rumo dele a ponto de desviar da história, e é assim para todos os outros elementos novos. Quanto as músicas, gostei de todas, tem aquele climinha infantil e alegrinho de sempre. Já o novo visual da Fada Azul não é bem meu favorito, mas também não me incomodou. Enfim, achei um filme muito bom, claramente feito para crianças e fãs do Pinóquio.

Minha crítica do Live Action de Pinóquio: Eu achei o filme maravilhoso Falando da fada azul Eu não achei ruim,a atriz canta muito bem é o visual ficou lindo Até que ele é o melhor live action Só quê ele tem uns probleminhas que deixaram o filme meio ruim !spoiler! O final me decpcionou O Pinóquio não virou um menino de verdade Se ele virasse O filme ia ficar perfeito e emocionante igual bela e a fera Mas decidiram não botar,o filme mudou muitas cenas do clássico para o Live Action é isso muda totalmente a história Eles poderiam ter botado cenas iguais a do clássico menos a do ter ido pra escola Porquê ter demorado dias foi uma ótima ideia Pq já dps do geppeto te conhecido o Pinóquio e já te botado pra escola no segundo dia concerteza ia ser estranho É foi uma otima escolha dos criadores ter mudado esta cena,o visual do The Coachman poderia ser mais semelhante ao clássico Poderiam te escolhido um ator mais gordinho e até um pouco mais velho Tipo Danny DeVito Se fosse ele ia ser ótimo Minha nota para o Live Action de Pinóquio:9,5/10 ou 8,5/10

Motivos pra não assistir a esse live action medonho: 1. O final diferente. Simplesmente tosco, ridículo! A Disney tentou lacrar com uma mensagem de autoaceitação completamente forçada que quebra completamente a essência, a magia do que é Pinóquio. 2. Pinoquio da animação é um rebelde ingênuo. Ele sofre as consequências dos seus erros e aprende as lições quebrando a cara. No live action ele tá mais no papel de “vítima da sociedade”, 3. Personagens novos inúteis que acrescentam em nada na história e músicas inéditas completamente esquecíveis. Tempo de filme a mais completamente mal aproveitado. 4. A mistura da animação 3d com o mundo real ficou esquisito. 5. Apesar do live action ser praticamente uma reprodução quase que fiel a animação original em muitos aspectos até certo ponto, ainda assim a animação é mais empolgante de se assistir. Principalmente as cenas da baleia. Tem nem a cena do pinoquio procurando pelo pai no fundo do mar. Nessa nova versão é uma coisa mais apressada, mal feita e com pouca emoção. Enfim, assisti com expectativa 0 e terminei assim 😐

Mano eu amei o pinoquio e sério eu vou conta uma coisa eu quando criança nunca vi o filme dele sério eu só sabia que quando ele mentia o nariz dele crecia só isso e mais nada ah mais eu sabia como ele era e que era feito de madeira sério ver esse filme foi uma maravilha amei muito mais muito mesmo teve umas cenas que me fez cair uma lágrima bem aminha mãe se preocupou não sei pq ela sempre se preocupa quando eu tô chorando de emoção feliz vai entender e o final eu fiquei chorando só sem lagrimas é poise ... e eu fui ver animação do primeiro filme tbm e mano que filme bom e mais uma coisa eu sou muito fã da disney👉🥰👈 eu gostei bastante de conhecer o pinoquio que filmes incrívels (eu recomendo esse filme pra quem tipo que nunca viu pinoquio na vida assim como eu)

Veja também

Homem Aranha ordem cronológica: entenda a ordem cronológica de todos os filmes

Nova produção estreia esse mês. Entenda a melhor ordem para assistir todos os filmes do Homem-Aranha.

Aterrorizados: um filme de terror argentino surpreendente

Aterrorizados está disponível na Netflix, e mostra um terror bem original e fascinante.

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: