Tudo sobre o passeio de trem Maria Fumaça em Gramado
Saiba mais sobre um dois mais tradicionais passeios de Gramado e de toda a Serra Gaúcha
publicado em: 14/11/2022Maria Fumaça Gramado é um famoso passeio de trem na Serra Gaúcha e um dos favoritos de quem vai a Gramado, Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e outros próximos. O chamado Trem do Vinho é uma grande festa sobre trilhos, com muita música, dança, comes e bebes ao longo do caminho.
Se você chegou até aqui porque gostaria de saber se vale a pena ou não fazer o passeio, continue e confira todas as informações que você precisa saber sobre o trem Maria Fumaça Gramado como: duração do percurso, valor dos ingressos, como fazer as reservas e os horários do trem.
Maria Fumaça Gramado
O passeio de Trem Maria Fumaça Gramado é perfeito para quem quer curtir o charme da Serra Gaúcha e se envolver mais com a tradição, vinho, gastronomia, história e cultura do local. Veja mais informações.
Roteiro
O roteiro do Trem Maria Fumaça na Serra Gaúcha conta com um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, região muito apreciada pelos vinhos, queijos e outras delícias, legados deixados pelos imigrantes italianos. Durante o percurso, os vagões do trem se tornam atrações para apresentações artísticas (de música, teatro e dança) e algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça passa.
Você também consegue fazer o passeio com o trem Maria Fumaça saindo de Gramado e Canela, através de agências de turismo que vendem pacotes completos com transporte de ida e volta para Bento Gonçalves (cerca de duas horas cada trecho), mais o ingresso para o passeio de Maria Fumaça e demais atrações (dependendo do roteiro escolhido).
Mas, se você estiver com carro próprio ou alugado e preferir fazer tudo por conta própria, tudo bem! Você consegue reduzir o tempo de passeio ou visitar apenas o que realmente lhe interessa, além de economizar também né. Basta garantir os bilhetes do trem por telefone (54 3282 - 8025) ou pelo site da operadora e pegar a estrada até Bento (cerca de 120 km). Quer dicas de como alugar um carro em Porto Alegre? Clique aqui e confira o nosso post.
Como chegar e duração do passeio
A estação de embarque fica no centro da cidade, na Rua Duque de Caxias, s/n, Cidade Alta, Bento Gonçalves. O passeio de Maria Fumaça dura aproximadamente duas horas, onde 1h30min é o passeio de trem em si e 30 minutos o regresso/ida de ônibus. O embarque pode ser realizado em Bento Gonçalves, tendo com destino final a estação férrea do município de Carlos Barbosa (depois, os ônibus partem com os passageiros de volta para Bento). Você também pode fazer o passeio no sentido contrário, saindo de Bento até Carlos Barbosa.
Valores
Há vários tipos de passeios e pacotes do Maria Fumaça, onde os valores podem partir de R$ 178 por pessoa (menor valor nos meses entre fevereiro e junho e entre agosto e outubro). Crianças de até cinco anos não pagam e devem fazer o percurso de trem no colo dos pais. Na alta temporada (inverno), dificilmente se consegue lugares nos vagões de última hora, então é bom se planejar com antecedência.
O pacote mais básico dá direito ao passeio de trem Maria Fumaça (Trem do Vinho) e também a entrada ao Parque Temático Epopeia Italiana, que fica ao lado da estação de Bento Gonçalves.
Prós e Contra
Como tudo na vida, o passeio de trem Maria Fumaça também tem lá as suas vantagens e desvantagens, cabendo a você escolher se isso influencia ou não na sua experiência. Aqui, iremos te apresentar algumas opiniões sobre esse passeio:
Vantagens
- As paradas em malharia e o serviço dentro do trem são bons;
- Para apreciadores de um bom vinho, o cheiro deles e das uvas são marcantes;
- O trem é bem confortável e divertido;
- A beleza natural do roteiro é encantadora.
Desvantagens
- A beleza natural do roteiro é encantadora;
- A velocidade do trem é bem reduzida, péssima para os ansiosos e acostumados com tecnologias;
- O valor é um pouco puxado, principalmente se você for em grupos ou família;
- Para quem não tem muito tempo, o passeio não é recomendado já que custará um dia inteiro (dependendo do roteiro.
Conclusão
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!