Quando procurar um médico alergista?
O que faz o médico alergista e por que é importante se consultar com ele?
publicado em: 02/05/2023Você sabe quando agendar consulta com o médico alergista? Problemas respiratórios ou na pele fazem muitas pessoas procurarem o otorrinolaringologista e o dermatologista. Esses profissionais encontram a solução do problema, mas e quando tais doenças ressurgem de tempos em tempos?
Estes e outros problemas podem ser ocasionados por reação alérgica, sendo o médico alergista o profissional mais indicado para tratá-los. Essa área da saúde é fundamental para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos pacientes e evitar que determinadas doenças reapareçam e evoluam.
Clique aqui e confira mais dicas de Saúde e Bem-Estar.
Médico alergista: o que faz e qual a sua importância?
O médico alergista é responsável por fazer o diagnóstico e indicar o tratamento de doenças alérgicas, sendo algumas delas bastante comuns. Para atuar nessa especialidade, o profissional passa por um período de residência em alergia e também por treinamento intensivo em clínica geral ou pediatria.
É ele que realiza também o trabalho preventivo de alergias, a fim de reduzir a frequência de crises e garantir qualidade de vida aos pacientes.
Consulta com médico alergista
Ao se consultar com um médico alergista, o profissional fará uma investigação profunda acerca da reação alérgica, perguntando sobre as condições do ambiente de trabalho e da casa. O profissional irá investigar os sintomas que o paciente sente e se há histórico de alergias na família. Exames serão solicitados para a confirmação do quadro e a aplicação do melhor tipo de tratamento.
Tipos de alergias o médico especializado trata
Veja quais são as alergias mais comuns tratadas por esse especialista:
Respiratórias - Rinite, inflamação nasal, espirros contínuos e a coriza;
De pele - Coceira e lesões na pele;
Alimentares - Alergias provocadas por alguns alimentos que ocasionam vômito, diarreia, manchas na pele e, em casos mais graves, choque anafilático;
Nos olhos - Conjuntivite;
Quais os sinais de que é preciso procurar um especialista?
Veja, agora, quais são os sintomas que sinalizam a necessidade de agendar consulta com o médico alergista!
Coriza constante - Muitas vezes representa um quadro de reação alérgica, com corrimento transparente vir acompanhado de espirros recorrentes, coceira no nariz e obstrução nasal;
Irritações na pele - Quem é alérgico tem reações imediatas ao entrar em contato com determinadas substâncias, como pelos de animais e produtos de limpeza;
Vômito e diarreia - Provocados geralmente pela ingestão de alguns alimentos, como o ovo, o leite e o glúten;
Falta de ar - Asma, muitas vezes acompanhada de sibilos;
Olheiras e incômodos nos olhos - Olheiras e a bolsas debaixo dos olhos também indicam algum tipo de reação alérgica.
Diagnóstico e o tratamento de alergias
Além da entrevista com o paciente, o médico alergista solicita uma série de exames para confirmar as causas das reações alérgicas e direcionar o melhor tratamento. Veja alguns:
Exame físico;
Testes de contato e cutâneos;
Testes de provocação com drogas e alimentos;
Testes de marcadores inflamatórios e função pulmonar;
Uso de medicamentos, dessensibilização com drogas, terapia imunomoduladora e a imunoterapia com alérgenos e venenos de insetos.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!