Roteiros Imperdíveis

O que fazer em Florianópolis: dicas, atrações, passeios e mais

Está com viagem marcada para Florianópolis? Confira lugares para incluir no seu roteiro

publicado em: 26/10/2022

O que fazer em Florianópolis? Existem vários lugares incríveis na cidade, como praias, trilhas, mirantes, parques, o Centro Histórico e muitos outros (inclusive muitos são gratuitos). Para quem está com tempo, vale separar uma semana para conhecer com calma essa ilha tão especial e com várias opções de lazer.

Abaixo, veja mais sobre o que fazer em Florianópolis.

O que fazer em Florianópolis
Foto: Blog Viajar faz bem

O que fazer em Florianópolis?

Esse artigo vai tentar te ajudar a montar seu roteiro de viagem por Florianópolis, já que o local conta com diversos pontos turísticos e opções de lazer. Precisando se hospedar em Florianópolis? Confira 7 hotéis para você conhecer e aproveitar.

Veja abaixo o que fazer em Florianópolis.

Lagoa da Conceição

O bairro da Lagoa da Conceição fica localizado na área Leste da Ilha de Santa Catarina e é um dos mais famosos pontos turísticos de Florianópolis. Para quem busca badalação, boa gastronomia e aventuras, não pode deixar de visitar esse cartão postal da cidade.

Lá, é possível conhecer o Mirante da Lagoa da Conceição, as lojinhas e feirinhas na Avenida das Rendeiras, os restaurantes e bares, e também as praias Joaquina, Mole, Galheta e Gravatá.

Agora, vamos separar as praias de Florianópolis por região, para tornar mais fácil a sua elaboração de roteiro.

Praias do Norte de Florianópolis 

Com boas estruturas para receber os visitantes com hospedagens, restaurantes, bares e baladas, as praias da região Norte são bastante procuradas por quem vai para a ilha de Floripa. Confira as principais.

Jurerê Internacional

Para quem gosta de agitação, a orla de Jurerê Internacional é perfeita para isso, pois conta com diversas barracas e quiosques com variedades de petiscos e bebidas. O mar cristalino possui águas calmas e mornas, o local é cercado de mansões e restaurantes sofisticados, e o clima de glamour e agito começa desde as primeiras horas do dia.

Jurerê Tradicional

Fica na mesma extensão de areia com Jurerê Internacional, mas tem uma pegada bem diferente por ser mais calma. O mar também é bastante calmo e excelente para crianças. 

Praia de Canasvieiras

Possui areias finas e branquinhas, além de um mar tranquilo. Conta com boa estrutura de hospedagens, restaurantes, bares, supermercados, farmácias e lojas.

Além disso, é possível fazer passeio de lancha e escunas, além de mergulho com cilindro e snorkel.

Praia da Daniela

O que fazer em Florianópolis com os pequenos? Ideal para quem viaja com crianças, essa praia pois possui areias finas e fofinhas, e um mar transparente e tranquilo. Não há muitas estruturas de barracas e quiosques, sendo ideal levar sempre o seu lanchinho.

Praia dos Ingleses

É um dos locais mais badalados de Florianópolis, contando com bons hotéis, ótima estrutura, shopping center, shows e festas o ano todo. A praia conta com uma extensão enorme.

Praia Brava

Fica em um bairro residencial e tem um mar agitado, com correntes marítimas fortes. Na areia, você encontra barracas que servem bebidas e porções de comida, música e muita diversão.

Praia do Forte

Um verdadeiro paraíso de águas calmas, transparentes, areia branca, fina e sem muitas ondas. Há também diversos bares disponíveis nos arredores e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, um ponto turístico do local

Praia do Santinho

Ótima para sentar dunas e observar o mar. Fica ao lado da Praia dos Ingleses e é muito conhecida pela prática de surfe, pois possui ondas fortes. A água é bem transparente, possui uma grande estrutura com amplo espaço de estacionamento.

Praias do Leste de Florianópolis 

Indo para a região Leste de Floripa, mais próximas da área central, você encontrará praias com ótimas estruturas para receber os visitantes, além de conforto e praticidade. O que fazer em Florianópolis pela parte leste.

Praia da Barra da Lagoa

Possui areias branquinhas e finas, um mar de um lado calmo e do outro lado com ondas mais fortes. O lugar fica cheio, principalmente em alta temporada, já que possui boa estrutura para hospedagem.

Praia da Joaquina

É conhecida mundialmente pelos torneios internacionais e nacionais de surf que acontecem no local. É chamada de “Joaca” e tem um mar de ondas grandes e fortes, areias finas e cercada de dunas.

Praia Mole

A Praia Mole é bastante frequentada por surfistas e considerada o “point da agitação”, devido aos seus diversos bares localizados na orla que, sempre animados com música ao vivo e Djs. 

Apesar disso, é preciso tomar bastante cuidado com o mar, com águas fortes e traiçoeiras. Mas pra quem buscar comer e beber bons drinks, o lugar pode ser perfeito!

Praia da Galheta

É uma praia selvagem e semi deserta, reservada para os adeptos ao nudismo. Mas não precisa ser naturista para frequentar o local.

O acesso é feito apenas por duas trilhas: uma tem início na Praia Mole e é bem curta e fácil; a outra sai da Praia da Barra da Lagoa, e é mais longa e um pouco mais difícil.

Praia do Gravatá

É uma praia pequena e a das menos frequentadas da região. O acesso é feito apenas por trilha de nível moderado a difícil ou por barco.

Praias do Sul de Florianópolis

São conhecidas por sua natureza preservada em detrimento do urbanismo, com muita cultura e história.

Praia da Lagoinha do Leste

Com areia branca e fofa, a praia também possui um costão, dá para fazer trilha, possui um mar aberto, tem lagoa, tem cachoeira e tem mata nativa… tudo em um só lugar! Dá para chegar lá através de trilha ou por barco. Não há estrada, então esqueça o carro!

Se preferir ir de barco, as saídas acontecem na Praia do Pântano do Sul ou da Armação durante o verão. Em Pântano do Sul, há uma trilha com duração média de 1 hora entre mata fechada, morros e trechos íngremes até a Lagoinha do Leste. Outra trilha é pela Praia do Matadeiro, seguindo as margens da costa até chegar ao local (cerca de 3 horas, sendo mais difícil).

Praia da Armação

É uma das praias mais belas e charmosas de Floripa, bastante indicada para quem viaja com crianças. A Praia da Armação, que já recebeu o Certificado Internacional de Bandeira Azul, conta com excelente infraestrutura de hospedagens, bares e restaurantes.

 Praia do Campeche

Com um visual deslumbrante e a Ilha do Campeche de fundo,essa praia possui areia branquinha, dunas, vegetação de restinga e é ideal para a prática de surfe e outros esportes em geral.

Você também consegue visitar a Ilha do Campeche, que fica em frente à Praia (cerca de1,5 km de distância), e é acessada através de barcos e escuna.

Praia Ribeirão da Ilha

É uma praia bem tranquila, com uma arquitetura dos séculos XVIII e XIX preservada. A água do mar é bastante calma.

Está em Floripa? Que tal esticar e conhecer o Beto Carrero?

Mais de Floripa

O que fazer em Florianópolis além das magníficas praias? Pois saiba que a ilha reserva passeios incríveis em seus pontos turísticos.

Museus

Confira os museus presentes na ilha de Florianópolis:

  • Museu O Mundo Ovo de Eli Heil - Endereço: Rodovia SC 401, nº 7079, KM 12.

  • Museu Histórico de Santa Catarina - Endereço: Praça XV de Novembro, 227, Centro.

  • Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica.

  • Museu do Homem do Sambaqui - Endereço: Rua Esteves Júnior, 711, Centro.

Consulte sempre os preços, dias e horários de funcionamento antes de ir até o local.

Locais Históricos

Se você gosta de conhecer a história e a cultura dos locais que visita, saiba que a capital de Santa Catarina te permite conhecer o passado no presente, através de histórias locais e lugares históricos.

  • Ribeirão da Ilha - é um bairro bucólico, pitoresco e bem tradicional de Florianópolis, preservando a memória e a história da Capital de Santa Catarina;

  • Santo Antônio de Lisboa - é um dos bairros mais históricos e charmosos da cidade. Não deixe de conhecer a Igreja de Santo Antônio, o antigo Posto da Alfândega (casa onde se hospedou Dom Pedro II) e a primeira rua calçada do Estado de Santa Catarina;

  •  Fortaleza de São José da Ponta Grossa - fica entre as praias de Jurerê e Forte, e foi construída pelos escravos no século XVIII no alto do Morro Ponta Grossa. Fica na Rodovia SC-401, km 13, próximo à Praia de Jurerê;

  • Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim - lá, é possível encontrar o Quartel da Tropa, Portada, a Casa do Comandante, exposições culturais e artísticas itinerantes e a Baía dos Golfinhos;

  • Fortaleza de Santo Antônio de Ratones - está localizada na Ilha de Ratones, situada entre Gamboa e Sambaqui. Para chegar ao local, você pode pegar escunas que saem próximo à ponte Hercílio Luz ou pelos trapiches da Beira Mar Norte e da Praia de Canasvieiras.

Outros pontos turísticos em Florianópolis

Se você estava em dúvida de o que fazer em Florianópolis, nós te entendemos. Afinal, como você pode ver, 

Mercado Público Municipal:

  • Endereço: R. Jerônimo Coelho, 60, Centro – Florianópolis.
 

Praça XV de Novembro

  • Endereço: Praça XV de Novembro, S/N, Centro – Florianópolis.
 

Ponte Hercílio Luz

  • Endereço: Centro – Florianópolis.
 

Praça Hercílio Luz e Parque da Luz

  • Endereço: Alameda Adolfo Konder

Catedral Metropolitana de Florianópolis

  • Endereço: Rua Padre Miguelinho, 55, Centro – Florianópolis – SC.

Projeto TAMAR

Fica na Barra da Lagoa e possui um Museu Aberto da Tartaruga Marinha.

Veja também

7 hotéis em Florianópolis para você conhecer e aproveitar

A capital de Santa Catarina é um dos destinos mais procurados do Brasil

Parque Beto Carrero: tudo que você precisa saber antes de ir

Beto Carrero Word é o maior parque temático da América Latina, com mais de 100 incríveis atrações para toda a família!

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: