Outros

Como Fabricio Werdum Quebrou A Invencibilidade De Fedor Emelianenko

A Luta Histórica: Werdum Desafia as Probabilidades e Vence Emelianenko

publicado em: 20/05/2024

Em 2010, as artes marciais mistas experimentaram outro pico de popularidade, as lutas aconteceram em diversas partes do mundo, e seus participantes foram eminentes representantes de diversas modalidades esportivas. Foi nesse período que surgiu a organização UFC, que hoje domina o segmento. Naquela época, um dos principais lutadores dos pesos pesados ​​era Fedor Emelianenko, que tinha o apelido de “Imperador”. Este título informal foi confirmado por uma série de vitórias. O russo derrotou seus adversários 27 vezes consecutivas. Alguns de seus adversários foram:

  • Marcos Hunt;
  • Tim Sílvio;
  • Andrey Orlovsky.

Antes da luta com Werdum, Emelianenko ainda não havia se conhecido em 2010. A luta aconteceu em San Jose, Califórnia onde Fabricio também conseguiu diversas vitórias notáveis. Uma delas foi vencido na batalha contra Alexander Emelianenko. Porém, Fedor claramente teve mais chances de “aproveitar” a próxima partida e a esmagadora maioria dos analistas tinha certeza disso. A Major sport app https://majorsportt.com/app/ permite-lhe testar a sua própria capacidade de análise de eventos desportivos, o que lhe permite fazer apostas em todas as oportunidades. Com sua ajuda, você pode encontrar facilmente eventos interessantes em uma linha ou jogo ao vivo nos quais pode apostar dentro de limites amplos. O aplicativo permitirá que você use o tráfego disponível de forma econômica e também fornecerá proteção adicional para sua conta pessoal.

Werdum
Foto: Divulgação

Werdum Se Preparando Para A Luta Com A Lenda

Para derrotar o titulado adversário, Fabrício teve que prestar muita atenção na preparação e a comissão técnica o ajudou nisso. Os mentores prepararam uma grande quantidade de material em vídeo que deveria ser visto antes do encontro, como lembra Werdum. Seu treinador destacou que Emelianenko tem um poder devastador, por isso foi necessário manter distância quando seu adversário atacava a partir da postura. Era preciso agir com mais cautela na batalha que se aproximava, aguardando o momento certo para suas próprias ações de ataque. Werdum deu atenção especial ao jogo de pés, já que o russo investiu nos socos e muitas vezes se esquecia de se movimentar pela arena, o que é uma das chaves para o sucesso em qualquer partida.

Análise Da Queda De Fedor E Tática De Werdum

O início da luta demonstrou a enorme superioridade de Fedor na posição em pé. Demorou apenas 18 segundos para seu oponente atingir a tela pela primeira vez, depois disso, ele começou a finalizar. Werdum foi em grande parte salvo pelo fato de que o próprio Emelianenko não esperava ser capaz de acertar seu oponente com tanta força. Um momento de confusão permitiu que Fabrício recobrasse o juízo permanecendo fresco o suficiente para se orientar e organizar uma luta eficaz. Em poucos segundos, ele conseguiu consertar a mão do oponente e depois estrangulá-lo por trás (em um triângulo). Apesar de todos os seus esforços, Emelianenko não conseguiu escapar. Ele aguentou o estrangulamento por alguns segundos e depois sinalizou submissão.

Como resultado, a luta durou apenas 69 segundos. Ninguém esperava que Werdum fosse o vencedor do encontro e, principalmente, que Emelianenko perdesse tão rapidamente. O árbitro registrou a vitória com uma pegada dolorosa e, para Fedor, esta foi a primeira derrota desde 2000 interrompendo sua lendária sequência de 27 vitórias.

Reações À Derrota Inesperada De Emelianenko

A derrota de Emelianenko foi verdadeiramente inesperada para todos os analistas, mesmo que apostava na vitória de Werdum presumia que a luta duraria até o último round. Apostaram que Fabricio conseguiria desgastar o adversário e, com isso, encerrar a luta com um nocaute. A derrota de Emelianenko foi a primeira derrota verdadeiramente limpa na carreira do russo, já que em 2000 a vitória de Tsuyoshi Kosaki foi bastante polêmica e causou muita discussão no meio esportivo.

O Legado Dessa Luta Para O Mundo Do MMA

Vale destacar que após essa vitória Fabrício não passou a tratar com desdém o adversário derrotado. Em suas entrevistas, ele sempre falou com respeito sobre Emelianenko, chamando-o de um dos melhores atletas da história do MMA. Apesar do desejo de Werdum pela revanche, os organizadores nunca lhe deram essa oportunidade. Na verdade, Fabricio se tornou o único lutador que obrigou Emelianenko a implorar por misericórdia. Claro que na carreira subsequente do russo houve outras derrotas não menos barulhentas, mas ele sempre lutou até o fim e nunca foi nocauteado no primeiro round, nesse sentido, a luta entre Werdum e Emelianenko acabou sendo histórica. Ele mostrou mais uma vez que é importante manter o foco em todos os momentos do octógono, e atletas que contam com sua potência física superior podem perder para adversários mais focados e determinados.

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: