Dicas

Passagem aérea de madrugada é mais barata? Saiba mitos e verdades

Buscar por passagens mais baratas de madrugada é uma boa estratégia ou só faz você perder tempo? Saiba mais

publicado em: 25/02/2022

Passagem aérea de madrugada é realmente uma boa estratégia para conseguir melhores preços? Acordar no meio da da madrugada para pesquisar ou até mesmo comprar passagem para viajar durante o período da madrugada, são diversas maneiras que as pessoas tentam driblar os altos preços dos bilhetes aéreos. Mas será que essas estratégias realmente fazem algum sentido?

 

É um fato que na hora de comprar uma passagem de avião ou planejar uma viagem de férias, todo mundo quer economizar e pagar barato. Porém os preços das passagens aéreas são bastante dinâmicos e mudam de acordo com a procura para aquele voo específico. A gente acaba presenciando um sobe e desce dos preços, se tornando impossível saber exatamente quanto custa um bilhete aéreo e determinar se elas estão realmente baratas ou não.

Claro que um bom planejamento faz toda diferença para conseguir economizar e comprar aquela viagem dos sonhos bem mais em conta. Especialistas alertam que existem estratégias que podem ajudar a encontrar passagens mais baratas, sem que a gente perca tempo pesquisando. 

Mas Passagem aérea de madrugada são mais em conta? Traremos esse assunto a seguir.

passagem aérea de madrugada
Saiba algumas dicas de como pesquisar passagens aéreas mais em conta / Foto: Valor Investe

Passagem aérea de madrugada: comprar ou viajar de madrugada?

Evite comprar passagens em cima da hora

As companhias aéreas geralmente vendem a maioria dos assentos com um pouco mais de antecedência e se você tentar comprar próximo ao dia do voo dificilmente encontrará promoções e valores mais baixos. Aliás, com poucos lugares restantes os preços acabam subindo consideravelmente, porque as cias sabem que se você quer muito viajar em cima da hora é porque não tem como adiar. Isso faz com que você pague os preços mais altos (ainda mais viagens corporativas, sendo raríssimos os casos de promoção. 

Dia melhor para viajar

Não há um chamado 'melhor dia' para se viajar. Existe sim dias mais disputados que fazem os preços subirem bastante, assim como dias menos concorridos com preços mais em conta. Mas isso depende muito da época do ano, se tem feriado, se o voo é para local turístico no final de semana ou rotas executivas durante a semana...

Se você quer comprar uma boa passagem aérea com preço bom, fique bem atento às promoções constantemente. Muita gente acredita inclusive que às terças-feiras as cias aéreas fazem promoções de valores, mas isso é apenas um mito. As promoções são determinadas de acordo com as necessidades da cia para aumentar a venda, e isso não tem exatamente um dia estipulado.

 

Comprar direto com a cia ou com agências de viagens?

Várias agências de turismo cobram uma taxa extra na venda de passagens aéreas, gerando assim o lucro real do seu negócio. Diante disso, é possível perceber que comprar diretamente pelo site da companhia aérea pode deixar a passagem aérea mais barata. Porém, diversas agências possuem acordos prévios com as companhias aéreas, comprando centenas ou milhares de bilhetes e, com isso, tornando os preços mais baixos e vantajosos para os clientes. Então é importantíssimo pesquisar antes!

Na plataforma da KAIAK você pesquisa em centenas de sites de passagens aéreas ao mesmo tempo, em um só lugar.

Comprar passagem com antecedência é vantajoso?

Nem sempre! Assim como comprar as passagens em cima da hora não significa fazer bons negócios, comprar com muita antecedência não é sinônimo de garantia de melhores preços. Quando uma cia aérea abre o voo para compra das passagens, nem sempre a tarifa de um determinado voo começa no valor mais baixo. Os valores vão se adaptando conforme a procura e quando essa venda está em um ritmo lent, as cia fazem promoções.

Segundo o buscador Viajala, o ideal é comprar com 45 a 60 dias de antecedência para voos domésticos e 70 e 150 dias antes da viagem para voos internacionais.

Entrar no navegador de forma anônima diminui o preço da passagem?

Não! Não adianta limpar o cache ou usar o recurso de modo anônimo do navegador da internet para pesquisar as passagens, pois isso não altera o preço da passagem. Quem define o valor do bilhete e os critérios adotados são as companhias aéreas, e não quem tá fazendo a compra. 

Utilize motor de buscas

Utilize um motor de busca para pesquisar suas passagens durante alguns dias e se acostumar com as variações de preços. Você pode até usar vários motores, mas é necessário ter uma ideia de como os preços variam e você se familiarizar com essa dinâmica. Esses motores de busca permite que você utilize um radar de preços, ative notificações quando sua passagem cair e muito mais. 

Plataformas para buscar e compras de passagens aéreas

Veja abaixo alguns motores de busca de pssagens aéreas:

Conclusão

O que irá determinar se você irá pagar ou não em uma passagem aérea é a sua dedicação, sua disponibilidade e organização para procurar promoções, colocar o seu destino preterido no radar de aplicativos ou sites, pesquisar frequentemente no site da cia aérea pelos voos etc. 

Pense nas passagens aéreas como um mercado financeiro. Você deve sempre monitorar no radar e perceber que a média dos preço da passagem ao longo do tempo vão oscilando. Quando você perceber que caiu, terá uma chance de comprar com um valor menor. Mas não se desespere se por acaso ela aumentar e você ficar com medo de ela aumentar ainda mais. Esse desespero faz com que você pague mais caro e perca possíveis baixas dos valores.

Veja também

Outback cupons: ganhe aperitivo de graça só dando sua opinião

Veja como ganhar aperitivos no Outback totalmente de graça, só dando sua opinião

Netflix teste grátis acabou? Descubra aqui

Está pensando em assinar a Netflix e quer saber sobre o primeiro mês grátis? Tire aqui suas dúvidas!

Férias na pandemia? Veja cuidados, dicas e destinos mais procurados

Férias é sinônimo de viagens e festas, no entanto, ainda temos que tomar cuidado com o momento pandêmico no qual estamos passando

Compartilhar: