Curiosidades

Confira a regra do volei

Saiba como se pratica um dos esportes mais populares do mundo

publicado em: 09/06/2023

Regra do vôlei: o esporte Voleibol é executado em uma quadra com duas equipes separadas por uma rede. O principal objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária, sendo caracterizado pelo uso das mãos.

O vôlei é bastante praticado em escolas e nas ruas, o que vem cada vez mais popularizando o esporte.

 

Regra do vôlei

O voleibol foi criado em um clube nos Estados Unidos chamado Associação Cristã de Moços, por William George Morgan. Ele mesclou elementos do tênis com algumas pouca coisa do basquete, chegando assim a um novo esporte que foi o voleibol.

Primeiras regras do vôlei

As primeiras regras foram apresentadas em 1897 e permitiam que esse esporte fosse praticado em locais abertos, como praias e parques, como também em locais fechados, como quadras e ginásios. Na ocasião, não havia limitações para o número de pessoas em quadra, sendo a principal indicação manter a bola em movimento sobre uma rede de um lado para outro da quadra, misturando mesmo o tênis com o basquetebol.

A partida se iniciava jogando a bola para o lado da quadra adversária. O adversário não podia deixar ela cair a bola no chão e tinham que devolvê-la. O jogo parava quando alguém deixasse a bola cair e dava um ponto para o seu time adversário.

 

Regra do vôlei atual

Veja regra do vôlei oficial de hoje:

  • Cada equipe deve ser composta por seis jogadores em cada time

  • Um time inicia a partida sacando e ao adversário é permitido que dê três toques na bola antes de devolvê-la

  • Ganha o jogo quem ganhar primeiro três sets, com 25 pontos cada um

  • Sobre a estrutura oficial, deve-se dizer que a quadra é retangular com dimensões de 18m x 9m

  • A bola é feita em couro e apresenta massa aproximada de 270 gramas

O objetivo do voleibol continua sendo impedir que a bola encoste no chão de sua parte da quadra, sendo necessário rebatê-la usando o corpo, principalmente os membros superiores.

regra do vôlei
Foto: Ipê

As principais habilidades utilizadas nesse esporte são:

  • Saltar - para cortar a bola durante um ataque é preciso saltar

  • Correr - para chegar à bola é preciso correr

  • Lançar - para colocar a bola em jogo (sacar) é preciso lançar

  • Rebater - para devolver a bola à quadra adversária é preciso rebater

Outras habilidades: bloqueio, saque, manchete e toques.

Conheça as regras do Xadrez e seus objetivos

 

Os principais fundamentos do voleibol são:

  • Manchete: as pernas devem estar afastadas até a largura dos ombros e levemente flexionadas, com uma perna à frente da outra e os braços devem ser unidos pelas mãos sobrepostas, estendidos à frente do corpo. A bola deve ser rebatida com os antebraços, o que permite que ela seja amortecida e tome outra direção;

  • Toque: As pernas devem estar abertas na largura dos ombros e semiflexionadas. Os braços também devem estar semiflexionados, direcionados acima da cabeça e a frente do corpo. O contato das mãos com a bola dar-se-á delicadamente por meio da parte interna dos dedos;

  • Saque: O movimento inicial deve acontecer com os pés em paralelo e a perna contrária ao braço que irá bater na bola deve ficar à frente. A bola deve ser segurada à frente da mão que fará o saque, enquanto o braço de ataque se movimenta de trás e cima para golpear a bola;

  • Cortada: trata-se de uma rebatida de bola, caracterizada pela alta velocidade em que atinge a quadra adversária.

Veja também

Conheça as regras do Xadrez e seus objetivos

Veja como funciona um dos jogos mais populares do mundo

Regra do Futebol: conheça as 17 que fazem parte do esporte

O futebol possui 17 regras, todas estabelecidas pela International Football Association Board (IFAB) no documento Laws of the Game (LOTG)

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: