Você sabe como surgiu a Sexta-feira 13? Descubra agora!
Quando uma sexta-feira cai no dia 13, muitas pessoas interpretam como o prenúncio de azar. Mas você sabe como isso surgiu?
publicado em: 12/05/2022Sexta-feira 13 chega e começa os supersticiosos evitarem alguns hábitos pra espantarem o azar. Bem, pelo menos eles acreditam nisso, que o número 13 e também a sexta-feira, quando juntas, é prenúncio de coisa ruim.
Essa tradição é bastante conhecida na cultura ocidental, mas a origem do medo que algumas pessoas têm da sexta-feira 13 é desconhecida. Algumas versões sobre a má fama da data são ligadas ao cristianismo, já quem em sua última ceia Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre as 13 pessoas presente, um traidor: Judas. A ceia ocorreu em uma quinta-feira e Jesus morreu no dia seguinte, na sexta-feira.
Outra ligação da sexta-feira 13 com a tradição cristã pode ser encontrada no livro do Apocalipse, que aponta o número 13 como a marca da besta, do anticristo. O número 13 também está ligado às inúmeras referências ao número 12 na Bíblia (12 tribos de Israel e 12 discípulos), então, o número 13 iria contra o projeto de Deus, segundo a crença.
Continuando ainda no pensamento cristão, há uma crença que diz que Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira e que Caim teria matado Abel nesse mesmo dia da semana.
Oura teoria para a origem do medo deste dia é que, segundo o engenheiro James Churchward, Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído em uma sexta-feira 13.
Enfim, várias teorias surgem sobre a sexta-feira 13, e abaixo vamos trazer mais algumas.
Sexta-feira 13: algumas teorias sobre a data
Veja mais algumas teorias sobre a Sexta-feira 13:
Mitologia
Sexta-feira 13 e o “terror” pode ser relacionada também à mitologia. Existe uma história de origem nórdica que afirma que o deus Odin teria realizado um banquete e convidou outras doze divindades. O deus da discórdia e do fogo, Loki, não teria sido convidado para reunião e armou uma confusão em represália, que acabou terminando na morte de um dos convidados. A superstição a partir daí afirma que um encontro com 13 pessoas sempre termina em tragédia.
A esposa de Odin, a deusa da fertilidade Frigga, também tem seu nome relacionado a sexta-feira 13. Segundo outra hipótese, a Igreja Católica teria “demonizado” Frigga no intuito de forçar a conversão dos bárbaros. A lenda diz que ela, o demônio e outras onze bruxas saíam toda sexta-feira para rogar pragas contra a humanidade.
História
Outra possível origem da sexta-feira 13 também pode ser encontrada na História, na monarquia francesa. Segundo ela, o rei Felipe IV sentiu seu poder ameaçado pela influência exercida pela Igreja dentro de seu país. Então, ele tentou filiar-se à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários para tentar contornar a situação, e acabou sendo recusado. O rei acabou ficando bastante irado e teria ordenado a perseguição dos templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
Superstições da sexta-feira 13
Como você conferiu, não é possível afirmar de onde surgiu a origem da sexta-feira 13, se é pessoal, religiosa ou cultural. Porém, a superstição existe e faz parte da tradição popular e do folclore de muitos países.
No Brasil, algumas pessoas, receosas com a data, criam hábitos para evitar o azar durante o dia. Alguns ítens são usados nessa data para espantar o agouro, como sal grosso, arruda, ferradura e trevo de quatro folhas.
Abaixo, preparamos uma lista com hábitos praticados por algumas pessoas na sexta-feira 13 e que, segundo elas, evitam o azar.
- Descer da cama com o pé direito - o costume romano diz que os lados direito e esquerdo simbolizam o bem e o mal, respectivamente;
- Não olhar para gato preto - algumas pessoas evitam olhar para gatos pretos, pois afirmam que esses felinos tem ligação com o demônio e que sua cor lembra as trevas. MAS ATENÇÃO! ISSO É MITO! NADA DE MALTRATAR E TENTAR BATER EM GATOS PRETOS, OK?
E as superstições não acabam por ai... tem mais depois da publicidade ;)
- Cuidado com o espelho - quebrar um espelho pode atrair 7 anos de azar, segundo algumas crenças. O fato apenas de olhar em um espelho quebrado pode representar má sorte. Em uma sexta-feira 13, os supersticiosos recomendam cobrir os espelhos com tecido.
- Não passar debaixo da escada - isto porque a escada é um símbolo de subida e passar debaixo dela pode representar a renúncia a isso e distanciar do que faz crescer, segundo supersticiosos.
- Não abra um guarda-chuva em lugares fechados - o fato de andar com o guarda-chuva aberto em alguns lugares dá azar, segundo algumas superstições.
- Não sirva refeições para 13 pessoas - lá em cima falamos que Jesus, na última ceia, serviu refeição para 13 pessoas, sendo Judas traidor o último a chegar. Vai fazer um jantar na sexta-feira 13? Convide no máximo mais 11 pessoas ou acima de14 pessoas.
- Não deixe o pente ou a escova cair - isso é sinal de aborrecimento em qualquer dia do ano, na sexta-feira 13 então...
- Bata três vezes na madeira - algumas pessoas têm o costume de bater na madeira três vezes para espantar o azar. Teorias dizem que o material é o mesmo que foi feita a cruz em que Jesus foi crucificado, e tocar na madeira é um meio de invocar a proteção de Deus. Na dúvida...
Eventos ocorridos no mundo em uma sexta-feira 13
Confira abaixo alguns eventos mundiais que aconteceram em uma sexta-feira 13:
O conquistador Hernán Cortés capturou Cuauhtémoc, o governante de Tenochtitlán, em 13 de agosto de 1519, e alegou que a cidade agora era da Espanha. O fato marcou o fim do Império Asteca, onde Cortés se nomeou o novo governante e rebatizou a cidade de Cidade do México;
Na sexta-feira 13 de 1939 ocorreu o pior incêndio de florestas na história da Austrália, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram;
Em 13 de Dezembro de 1968, foi decretado o fim do AI-5 pelo governo militar do Brasil. Esse regime suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no país e deu poderes aos militares de fechar o Congresso;
A equipe uruguaia de rúgbi sofreu um acidente aéreo nos Andes, na sexta-feira 13 de 1972;
Na Sexta-feira de 13 de Novembro de 2015, a França sofreeu 7 ataques terroristas em Paris, onde 130 pessoas foram mortas e 400 feridas.
Série Sexta-Feira 13 é um grande símbolo da data
A franquia americana Sexta-feira 13 (Friday the 13th) conta com doze filmes, um programa de televisão, romances, histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos e produtos. O personagem fictício Jason Voorhees é o grande marco da produção.
'Halloween Kills' lidera bilheterias de cinemas dos EUA
Na história, Jason se afogou, ainda garoto, em Camp Crystal Lak. Ele morreu devido à negligência da equipe do acampamento e logo começou a surgir boatos de que o lago está "amaldiçoado" por conta do evento. Uma série de assassinatos começa a ocorrer, seja por motivação de Jason ou através dele próprio.
O filme original embarcou no sucesso de Halloween (1978) e foi escrito por Victor Miller, com produção e direção de Sean S. Cunningham. E é praticamente figurinha carimbada nas plataformas de streemings e grades televisivas durante a sexta-feira 13.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!