Conheça Tião Carreiro e Pardinho, ícones do pagode de viola
Veja quem foi uma dupla brasileira de moda de viola e do pagode
publicado em: 25/07/2022Tião Carreiro e Pardinho foi uma grande dupla brasileira de música sertaneja, expoente de uma de suas variantes mais tradicionais, a moda de viola, e do pagode de viola, uma variante do cateretê. Você nunca ouviu falar nos dois? Abaixo, a gente trás informações de quem foi a dupla Tião Carreiro e Pardinho.
Tião Carreiro e Pardinho
A dupla Tião Carreiro e Pardinho teve grande contribuição para a música sertaneja brasileira, sendo expoente de uma de suas variantes mais tradicionais, a moda de viola, e do pagode de viola, uma variante do cateretê. Tião Carreiro se chamava José Dias Nunes e era responsável pelos solos de viola caipira e pela voz mais grave. Já Pardinho se chamava Antônio Henrique de Lima, e era encarregado do som de base, no violão ou na viola, e da voz mais aguda.
A dupla foi bastante importante na difusão da música sertaneja, sendo bastante presente em programas sertanejos das rádios nas madrugadas, teatros, rodeios e exposições, horário nobre da televisão, etc. A discografia da dupla é composta por mais de 55 álbuns, com cerca de setecentas canções, e uma carreira que se estendeu por dois períodos: de 1954 a 1978 e 1981 a 1993.
Tião Carreiro acabou falecendo no dia 15 de outubro de 1993, e foi sepultado no cemitério da Lapa em São Paulo/SP. Já Pardinho faleceu na cidade de Sorocaba/SP em 01 de junho de 2001.
Sucessos de Tião Carreiro e Pardinho
Confira alguns sucessos de Tião e Pardinho:
Oi Paixão;
Rio de Lágrimas;
Sucuri;
Mineirinho de fibra;
Armagurado;
Osso Duro de Roer;
Golpe de Mestre;
Mão do Tempo;
Hoje Eu Não Posso Ir;
Faca que não corta;
A Vaca Já Foi Pro Brejo;
Fazenda Caioçara
Pagode Em Brasília;
Três cuiabanas;
Mundo Velho;
Boiadeiro punho de aço;
Boi soberano;
Boiadeiro de palavra;
Homem Sem Rumo.
Você pode ouvir os maiores sucessos de Tião Carreiro e Pardinho nas principais plataformas de streaming: Spotify, Deezer, Youtube Music e Youtube.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!