Trenitalia: como usar o site dos trens italianos
Veja dicas de como usar o site da Trenitalia para viajar de trem pela Itália
publicado em: 12/12/2022Trenitalia é a empresa que opera os trens na Itália e fornece todas as rotas, horários e passagens para você rodar o país inteiro.
Quer saber como usar o trem na Itália? Então fique por aqui.
Trenitalia: dicas de como usar o site da para viajar de trem pela Itália
Se você vai viajar para a Itália e quer saber como faz para andar de trem, confira aqui algumas dicas sobre a empresa Trenitalia, que opera o transporte no país. Lembrando que na maioria dos casos, não é preciso se preocupar em comprar com antecedência as suas passagens e, através do site da companhia, você consegue verificar possíveis rotas e horários sem a necessidade de comprar antes o seu bilhete.
O site da Trenitalia, além da versão italiana (claro), também possui uma versão em inglês (não tem português). Antes de iniciar sua busca, saiba o nome da cidade no qual deseja ir e como ela é escrita em italiano (ou inglês, se for o caso). Florença em italiano é Firenze; Milão, Milano. Bolonha, Bologna... e por aí vai.
Veja abaixo o passo a passo de como usar o site da Trenilania:
Coloque colocando a cidade de origem e destino, data e o horário a partir do qual deseja viajar;
Você terá acesso ao quadro de horário, se o trem faz integração (cambio), duração da viagem, categoria do trem (regional, Eurostar, Intercity…), preços, etc. Cogite imprimir esse quadro de horários e na viagem;
Você pode comprar com antecedência a passagem. Para isso, será necessário se registrar primeiro no site. Lembrando sempre que nos guichês ou nas máquinas automáticas existentes estações também é possível comprar seu bilhete de maneira bem fácil, já que elas possuem a opção português;
Será necessário validar (convalidar) a passagem antes de entrar no trem. As estações ou corredores de acesso às plataformas existem umas máquinas onde o passageiro coloca a passagem e ela faz uma marca, para depois ser conferida por um funcionário dentro do trem. Jamais perca a sua passagem, pois se você não apresentá-la a um funcionário, paga multa;
Os trens regionais não são marcados, permitindo que você use em qualquer dia e horário. Porém, a partir do momento que você o convalida, será necessário usar o transporte no máximo 6 horas. Os demais tipos de passagens têm data e hora fixa marcada.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!