Bem-Estar

Vacinação Varíola dos macacos: veja quem pode se vacinar e como fazer

No início da campanha, apenas grupos específicos poderão receber o imunizante

publicado em: 08/03/2023

Começa no mês de março de 2023 a campanha de vacinação varíola dos macacos. Nesse início da campanha, apenas grupos específicos podem receber o imunizante, que será aplicado em homens, travestis e mulheres transexuais que possuem HIV e que tenham entre 18 e 49 anos, além dos profissionais que trabalham em laboratórios e têm contato diretamente com o vírus. 

Outro grupo que poderá receber o imunizante são daqueles que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para a varíola dos macacos, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.

vacinação varíola
Foto: Divulgação

Vacinação Varíola

O Ministério da Saúde encaminhará aos estados quantidade suficiente para vacinar 50% da população-alvo da vacinação de pré-exposição. Mais doses serão enviadas dependendo do andamento da vacinação e da demanda local. A campanha começa a partir do dia 13 de março (consulte a Secretaria de Saúde do seu Município).

Abaixo, veja quem poderá participar desse início de vacinação varíola dos macacos:

  • Homens, travestis e mulheres transexuais que possuem HIV "status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses”;

  • Pessoas que já tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas com suspeita da infecção ou confirmadas para a varíola dos macacos. É necessário comparecer entre 4 e 14 dias após contato com o vírus;

  • Profissionais que trabalham em laboratórios e têm contato diretamente com o vírus.

Como será a vacinação varíola dos macacos

A vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal. Em caso de vacinação pré-exposição, a recomendação é intervalo de 30 dias com qualquer vacina administrada anteriormente.

O imunizante contra a varíola dos macacos foi aprovada pela Anvisa para uso em pesquisas e, no último dia 26, obteve aval para  ser ampliada. O Ministério da Saúde orienta que sejam aplicadas duas doses com intervalo de quatro semanas entre elas.

Hoje, o Brasil possui cerca de 46 mil, já que só existe uma fabricante no mundo no momento.

Varíola dos macacos progride

A varíola dos macacos possuem quatro fases diferentes:

  • Período de invasão, entre 0-5 dias, caracterizado por febre, dor de cabeça e inchaço dos linfonodos;

  • Período de inchaço dos linfonodos, o que difere do sarampo, por exemplo.

  • Período das erupções cutâneas, que geralmente aparecem dentro de dois dias de febre e pode durar entre 2 e 4 semanas. Nessa fase, lesões endurecem e tornam-se dolorosas, enchem-se primeiro com um líquido claro e depois pus;

  • Pra finalizar, as lesões desenvolvem crostas.

Veja também

Qual é o médico de pele e quando devo procurar?

Veja que especialista você deve procurar para tratar de problemas de pele

Férias na pandemia? Veja cuidados, dicas e destinos mais procurados

Férias é sinônimo de viagens e festas, no entanto, ainda temos que tomar cuidado com o momento pandêmico no qual estamos passando

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: