Verão 2022: saiba a previsão da estação para todas regiões do Brasil
Amanhã começa o verão no Brasil e estação irá até 20/3/2022/ veja a previsão para todo país
publicado em: 20/12/2021Verão 2022 começa nesta terça-feira (21), às 12h59 em todo Hemisfério Sul e terminará às12h33 do dia 20/3/2022. O fenômeno La Niña vai dar as caras e influenciar a estação em todo Brasil.
O Climatempo fez a previsão para o verão 2022 e você confere abaixo.
Previsão para o Verão 2022
La Niña moderada
Para esta época do ano, a porção leste e central do oceano Pacífico Equatorial está com temperatura abaixo do normal, o que caracteriza o fenômeno La Niña moderado. O resfriamento vai durar ao longo do verão 2022 e avançar pelo outono. A NOAA (Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia) diz que há 50% de chance de manutenção do fenômeno nesta estação.
E as chuvas?
É esperado bastante chuva nas Regiões Norte e Nordeste e no norte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste durante o fenômeno. Essa chuva deverá ser acima da média e ocorrerá entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.
Verão 2021 data: veja quando começa a estação mais quente do ano
Já na Região Sul e os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul a previsão é de chuva abaixo da média e há possibilidade de estiagens. Inclusive especialistas dizem que o destaque do verão 2022 será exatamente esse, de estiagem na região Sul do país. Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também receberão um volume baixo de chuva durante o período.
Tendência da temperatura
Segundo o Clima Tempo, a temperatura para o verão 2022 será próximo ou abaixo da média na maior parte do Brasil. Os motivos para isso é a presença de ondas de frio mais intensas no país, assim como a intensidade e persistência da chuva na estação. ,Porém no estado do Rio Grande do Sul e leste do Nordeste há previsão de calor acima do normal.
Mais sobre o La Ninã no Sul
Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, passa de 80% a probabilidade do fenômeno La Niña permanecer no estado até o final do verão 2022. Já no mês de janeiro de 2022 há possibilidade de chuva próxima da média em grande parte do Estado, com exceção do extremo oeste, que choverá mais do que a média para o período. Mas no mês seguinte (fevereiro), a tendência é de que a chuva já não apareça tanto e será abaixo da média. Em março, último mês do verão 2022, as chuvas deverão ser próximas da média.
"Mesmo com condições de chuva dentro da faixa normal no verão, as precipitações ainda não são suficientes para suprir a demanda hídrica das principais culturas de primavera/verão, em função da alta demanda evapotranspirativa do período", pontua Loana Cardoso, coordenadora do Copaaergs.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!