Vestido de noiva civil: tire as suas dúvidas
Escolher o traje do casamento no civil é bastante importante, mesmo que você se case posteriormente. Veja aqui algumas dicas
publicado em: 25/02/2022Vestido de noiva civil não segue exatamente uma regra rígida, deixando a noiva bem a vontade para se vestir da "melhor versão de si mesma". Não é necessário usar um vestido branco longo para se sentir como uma noiva e na verdade nem mesmo precisa ser um vestido! Muitas usam macacões, ternos, vestidos de renda clássica etc, deixando livre a noiva usar o que quiser para dizer o “sim”.
Porém, existem alguns detalhes que você deve levar em consideração na hora de escolher o que vestir em um casamento civil. Poe exemplo, o volume do vestido e a cauda não combinam com cartório e nem com restaurante, a não ser que o local tenha uma passarela para a entrada da noiva por exemplo. Aí uma pequena cauda talvez caia bem.
Legenda para fotos Instagram? Veja 120 ideias e tire onda!
Modelos muito decotados, com muito brilho, armados e com cores fortes também podem ser deixados de lado. O mais comum é o uso de vestido branco, ou uma cor nude e até mesmo tons como rosa e azul pastel. A altura da saia é preferencialmente um pouco acima do joelho ou modelos cropped, em duas peças. Macacão branco também é bastante usado.
Vestido de noiva civil
Bem, como vimos acima, não é obrigatório o uso de branco no vestido de noiva civil (embora seja a cor que a maioria escolhe). Tons mais off-white, nudes e pastel, como: bege, rosê, bege, cinza, amarelo clarinho e azul bebê e cinza estão em alta. Sapato, colares, bolsa e brincos são acessórios bastante importante!
Os vestidos de noiva civil são em grande maioria curtos, mas existe outros estilos como saia, calça comprida, macacão, blazer, short ou vestido cumprido. Como os casamentos civis acontecem de manhã ou à tarde, é bom evitar muito brilho, pedrarias e paetês. Mas claro, o importante é a noiva estar segura, confortável, confiante e acima de tudo feliz com a sua escolha!
Jeans e a malha não são apropriados em casamento civil;
Em cerimônia no cartório, a roupa deve ser discreta e exageros;
Evite roupas sexys e extravagantes;
Casamento em cartório é celebrado durante o dia, sendo assim interessante dar preferências a tons mais suaves e sem muito brilho;
A noiva pode usar uma roupa branca, mas a cor não é obrigatória para o casamento civil.
Dúvidas sobre roupas no casamento civil
Veja abaixo algumas duvidas sobre vestido de noiva civil.
A noiva tem que vestir branco?
Não. Não tem que ser apenas vestido e muito menos se limitar ao branco. Pode ser vestido, pode ser macacão, calça e blusa, terno, tailleur... e pode ser outras cores além do tradicional branco, como já falamos anteriormente.
A noiva pode usar véu e grinalda?
É talvez um dos dias mais esperados e felizes da noiva, então pode usar véu não tem problema, desde que você se atente ao comprimento do vestido. Já grinalda (acessório de cabelo) pode ser usada tranquilamente com flores, pentes e tiaras contemporâneas.
Pode levar bouquet?
Sim, pode! Dê preferência aos menores, especialmente no civil.
Convidadas podem ir de vermelho?
Existe um protocolo de casamento que não indica que convidadas usem vestido vermelho no casamento. Como o vermelho é uma cor conhecida como "a cor de sedução e da paixão", muita gente associa para um tom provocativo e tentador, sendo assim só permitido que a irmã do noivo use o tom.
Como a mãe da noiva deve se vestir?
A mãe da noiva tem o direito de escolher a cor que ira vestir primeiro. Após a decisão, a mãe do noivo pode providenciar seu vestido na cor desejada, menos claro da cor já escolhida pela mãe da noiva.
É bom evitar tonalidades muito claras, muito escuras ou com excesso de brilhos. Tecidos transparentes e decotes grandes também podem ser evitados.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!