Curiosidades

O que é Videoartes?

Saiba mais sobre essa expressão artística e conheça alguns dos principais representantes deste tipo de arte

publicado em: 24/02/2023

Videoartes são formas de expressão artística que utilizam a tecnologia do Video em artes visuais. A videoarte está associada a correntes de vanguarda e presente desde os anos 1960, após o surgimento de tecnologias de gravação em vídeo mais acessíveis.

Alguns artistas passaram a se utilizar do vídeo formato como um meio de expressão, como Nam June Paik, Wolf Vostell, Joseph Beuys e Bill Viola. A videoarte tem em sua essência o vídeo como um suporte artístico, onde geralmente possui aspecto experimental e não narrativo.

videoartes
Foto: Bruna Mayer

Videoartes

Videoartes são meios de fortes comunicabilidades críticas e vias fecundas para a discussões de aspectos comunicativos urbanos. Essa expresão permite uma reflexão dialética entre as várias formas de mídias, no sentido de seu bom e mal uso, como também de suas intenções serem informativas ou capciosas, sejam elas publicitárias, jornalísticas ou artístico-culturais.

As videoartes podem ser definidas como formas de cinemas experimentais produzidas em vídeo, embora alguns teóricos propõem distinções temáticas e formais entre a videoarte e o cinema experimental. Alguns autores usam mais elementos plásticos e abstratos, enquanto o cinema experimental ainda usa elementos do cinema, como atores e cenários.

Surgimento

Assim que o vídeo se tornou acessível ao público em geral em seus primeiros anos, surgiu a ideia de não necessitar de um museu para se apresentar uma obra. Ai então surgiu o videoarte, que ajudou a construir (junto com as outras artes) a ideia conceitualista de Arte-vida, a arte ocorre no dia-a-dia nas ruas.

Cristina Freire dizia que “A preponderância da ideia, a transitoriedade dos meios e a precariedade dos materiais utilizados, a atitude crítica frente às instituições, notadamente o museu, assim como formas alternativas de circulação das propostas artísticas, em especial durante a década de 1970, são algumas de suas estratégias [da arte conceitual]”.

Ver mais: Clique aqui e confira mais Curiosidades

No início da década de 1960, Wolf Vostell foi fundamental para criação da Videoarte com o seu video "Sun in your head", de 1963, e também com a sua instalações "6 TV Dé-coll/age", de 1963. Outros artistas iniciais foram: Nam June Paik e Vito Acconti.

As videosartes eclodiram em exposições a partir de 1968 por todo o mundo, primeiramente como alternativas para artistas plásticos experimentarem novos meios em suas obras. Ao contrário do vídeo experimental, que procura criar uma história que possua a linguagem cinematográfica de enredo, a videoarte decide apresentar sensações que representam uma ideia por completo, um resumo sintético do que se quer passar.

Especula-se que a Video arte teve origem quando Nam June Paik usou a sua mais nova camera, uma Sony Portapak, para gravar metragens da procissão do Papa Paulo VI pela cidade de Nova Iorque no outono de 1965. As fitas foram exibidas um café, em Greenwich Village, e nesse dia a "Video arte" nasceu. Esse fato é discutido até os dias de hoje, já que a primeira Sony Portapak e Viderover possivelmente não estava disponível até no ano de 1967. A justificativa é que Nam June Paik teria conseguido o equipamento com fabricantes.

Veja também

10 curiosidades incríveis sobre polvos

Confira algumas curiosidades sobre polvos, criaturas brincalhonas cujas habilidades podem ser surpreendentes

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: