Waze Maps ou Google Maps: qual o melhor app?
Listamos as principais características de cada aplicativo para você decidir qual usar
publicado em: 17/08/2022Waze Maps e Google Maps são aplicativos de navegação GPS bastante populares no mundo todo, fornecendo trajetos de carro, transporte público ou a pé. Através de uma busca antes de iniciar uma nova viagem, os apps consultam o trânsito e encontram as principais alternativas, além de trazerem pontos de interesse em mapas digitais.
Em 2013, o Google comprou o Waze e os dois aplicativos hoje são controlados pela mesma empresa. Porém, apesar disso, os aplicativos possuem vantagens e desvantagens diferentes.
Abaixo, listamos as principais diferenças entre o Waze Maps e o Google Maps. Confira.
Waze Maps x Google Maps: veja as prós e contras de cada app
Confira as principais comparações entre o Waze Maps e o Google Maps e decida qual o melhor aplicativo de acordo com as suas necessidades.
Compatibilidade
Os dois aplicativos funcionam em praticamente todos os dispositivos compatíveis com Android e iOS, até mesmo em versões mais antigas dos sistemas. Além disso, os apps funcionam via navegador web no PC, no Android Auto e no Apple CarPlay.
Compatibilidade
- Waze
- Google Maps
Interface
Os dois aplicativos têm interfaces bem fácil de serem compreendidas e de utilização, porém a do Waze Maps é bem mais simples, o que torna a visualização menos confusa. O principal objetivo do Waze é ajudar motoristas a chegarem ao destino em um tempo mais curto, o que faz a sua interface focar apenas no principal.
Já o Google Maps, a interface informa locais de interesses nas proximidades até o fim do trajeto, o que faz com que sua tela fique com muitas informações (mesmo que úteis).
Interface
- Waze
Interface
- Google Maps
Mapas e navegação
Como citado no item Interface, a navegação GPS do Waze prioriza caminhos mais curtos calculando em tempo real, o que faz o app recalcular os trajetos sem que o usuário se preocupe com isso. Já o Google Maps visa atender mais pessoas ao mesmo tempo, seja de carro, a pé, de ônibus ou de motocicleta.
Pensando na funcionalidade de cada usuário, o Waze leva vantagem nesse quesito, por contar com uma interface dos mapas mais fáceis e uma navegação mais dinâmica.
Mapas e navegação
- Waze
Mapas e navegação
- Google Maps
Transporte público e outros veículos
Enquanto o Waze é focado em motoristas de carros e motocicletas, o Google Maps auxilia quem é passageiro de transporte público como ônibus, metrô e trem por exemplo. Aliás, o aplicativo do Google mostra trajetos até mesmo se você estiver andando a pé ou de bicicleta.
Transporte público e outros veículos
- Google Maps
Transporte público e outros veículos
- Waze
Alertas
Os dois aplicativos são bem parecidos quando a questão é alertar os motoristas sobre pontos de interesse ou eventos durante o seu trajeto, como por exemplo a existência de radares de velocidade ou trânsito lento. Além disso, quando há postos de gasolina ou restaurantes, o mapa dos dois aplicativos informam na interface.
Alertas
- Waze
- Google Maps
Publicidades
Os dois navegadores possuam publicidades, mas um deles não é nada discreto. No Waze, os anúncios indesejados aparecem sem aviso prévio, com banners grandes aparecendo e desaparecendo em questão de segundos. Assim, não é um grande problema ou incomodo, mas alguns motoristas podem se distrair com tal informação.
Já no Google Maps, os anúncios são menores e às vezes o usuário nem percebe que eles estão lá.
Publicidades
- Google Maps
Publicidades
- Waze
Dados e colaboração
Como estamos falando de aplicativos que utilizam o GPS do celular, tanto o Waze quanto o Google Maps usam bastante os dados do celular, podendo o usuário autorizar o acesso somente durante o uso do app. Muitos desses dados são usados porque os apps contam com a colaboração dos próprios usuários, que relatam eventos na rota durante o percurso e atualizam mais rapidamente o que está acontecendo na pista.
O Waze foca mais nos dados que acontecem no dia atual, enquanto o Google Maps faz comparações do trânsito na região a partir do histórico de pesquisa e viagens do usuário. Sendo assim, se o usuário faz o mesmo trajeto todos os dias, o Google Maps dá um panorama do que ele poderá encontrar no caminho.
Dados e colaboração
- Google Maps
Dados e colaboração
- Waze
Navegação offline
O Waze não tem uma função nativa para salvar trajetos sem conexão com a internet e consultar de maneira offline. Diferentemente do Google Maps, que permite salvar trajetos e mapas inteiros sem internet.
Navegação offline
- Google Maps
Navegação offline
- Waze
Outros recursos dos aplicativos
O Waze Maps e o Google Maps oferecem o serviço de comandos de voz, onde o usuário não precisa usar as mãos para navegar pelos aplicativos. Além disso, os dois apps contam com abas de pontos de interesse próximos à sua localização atual ou do seu destino, como postos de gasolina, parques, supermercados, shoppings, entre outras.
No Waze, o usuário pode deixar o aplicativo do jeito que ele quiser, com ícones para carros e “reações" que ficam visíveis (caso queira) para outros motoristas que usam o app. Além disso, em alguns momentos do ano o Waze disponibiliza vozes temáticas de personagens e artistas famosos, como Gil do Vigor, Batman, Scooby-Doo e Milton Cunha.
Conheça 4 aplicativos de carona para você economizar na viagem
Waze ou Google Maps: afinal, qual o melhor?
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!