20 de novembro – Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência
publicado em: 14/11/202220 de novembro Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte do então líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. O local fica entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
20 de novembro Dia da Consciência Negra
A data da morte de Zumbi, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em São Paulo, no ano de 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, assim como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam. A data 20 de novembro se tornou o dia para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.
O Brasil passou por uma redemocratização e pela promulgação da Constituição de 1988. Após isso, vários segmentos da sociedade obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. Isso inclui os movimentos sociais, como o movimento negro. A participação desses grupos no cenário político foi fundamental para aprovação de medidas que tinham como proposta promover certa reparação histórica. Veja algumas medidas:
Lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989)
Leis de cotas raciais
Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira
Essas legislações visam fazer uma certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.
Consciência Negra e Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares virou símbolo do movimento negro e das conquistas alcançadas. Tanto é que a lei que instituiu o Dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. Porém, as fontes e evidências a respeito da vida desse personagem são raras.
Segundo historiadores, Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares. Mas alguns fatos da vida de Zumbi dos Palmares são questionados pelos historiadores pela falta de fontes e por informações imprecisas levantadas por alguns dos estudos feitos no passado.
A versão escrita por um jornalista chamado Décio Freitas se consolidou durante décadas. Nela, ele dizia que Zumbi nasceu em Palmares, mas foi sequestrado ainda criança e criado por um padre. Na adolescência, ele teria fugido e retornado ao quilombo, se tornado um importante general que defendeu Palmares dos bandeirantes. Hoje, essa versão não tem o respaldo da historiografia, pois se embasa em documentos a que somente o autor do livro teve acesso.
O que o Dia da Consciência Negra representa?
O Dia da Consciência Negra é uma data bem significativa, não apenas pelas questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares. A data 20 de novembro Dia da Consciência Negra levanta debates sobre o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira, além de relembrar a luta dos africanos escravizados no passado e reforçar a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.
O racismo ainda é um dos grandes problemas da sociedade brasileira, sociedade essa que foi construída por meio da escravidão. Algumas melhorias e mudanças aconteceram, mas a falta de oportunidades para a população negra e o racismo presente nos detalhes do cotidiano ainda é forte.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!