Água com limão em jejum: saiba os mitos e verdades
Água com limão em jejum: quais os benefícios e os mitos
publicado em: 01/12/2021Água com limão em jejum: será que essa bebida realmente emagrece, ou será só mais um mito? Na internet o que não faltam são promessas milagrosas dessa bebida, como emagrecimento, adequação do pH sanguíneo e intestinal, detoxificação do fígado, aumento de imunidade (ainda mais em época de pandemia e surto de gripe), melhoras na digestão etc! E pões etc nisso. Mas... será que essa bebida é mágica assim mesmo e entrega tudo que dizem? Nós fomos atrás de especialistas para saber.
Água com limão em jejum: é assim tão mágica?
A nutricionista e Sophie Deram, especialista em nutrição com ciência e consciência, explica em seu site que acreditar em 'mágica' é um perigo.
"Nenhum alimento, por si só, é capaz de engordar, emagrecer ou provocar curas milagrosas!", cita ela.
Sophie acredita que informações como essas só servem apenas para confundir as pessoas e atrair “likes”.
"O marketing de alguma empresa tenta “faturar” em cima dessa “modinha”; e me deixa muito entristecida saber que até “profissionais” da saúde acabam por divulgar esse tipo de informação sem fundamento", lamenta ela em artigo publicado em seu site.
E de fato. Do ponto de vista científico, não existe nenhum artigo que justifique o consumo adoidado de água com limão em jejum.
Água com limão em jejum: quais os verdadeiros benefícios?
Sophie Deram listou os benefícios de se tomar água com limão em jejum. São eles:
1) Aumento da imunidade
Segundo a nutricionista, isso é uma verdade. O limão é rico em vitamina C, que esta associada ao aumento da imunidade. Porém outros alimentos também possuem a vitamina, como o caso da acerola, pimentão, laranja, mamão, goiaba, morango, kiwi, brócolis, caju, etc.
2) Melhora a digestão
Sophie explica que "o ácido cítrico presente no limão se consumido em jejum poderia aumentar a secreção dos ácidos gástricos, auxiliando no processo digestivo". Sendo assim, nesse caso, beber água com limão em jejum faria sentido.
E quais os mitos por trás da água com limão em jejum?
E essa bebida? Realmente emagrece? Fomos atrás das respostas.
Água com limão em jejum NÃO emagrece
Não! Água com limão não emagrece e nem engorda. Segundo a nutricionista, esse mito se deve a um desencontro de informações.
"A alegação que usam ao promover essa informação seria de que a pectina (um tipo de fibra) existente no limão que poderia aumentar a saciedade e assim fazer com que você coma menos, induzindo assim ao emagrecimento. Acontece que a pectina do limão concentra-se principalmente na casca, e portanto, a ínfima quantidade de pectina no sumo do limão não seria suficiente para promover tal benefício", explica ela.
Segundo Sophie, é melhor optar por frutas como maçã com casca, chupar uma laranja com bagaço ou um cacho de uva se a intenção é o aumento de fibras, pois estas frutas sim proporcionam um consumo razoável de fibras.
Água com limão em jejum NÃO promove detox sanguíneo
Sabe aqueles alimentos que as blogueiras insistem em falar que são detox e emagrecem? Tudo mito para gerar engajamento nas redes sociais. O fígado humano faz o trabalho de detoxicar o organismo naturalmente. Não existe alimento que faça isso.
"Não adianta mandar ver aquele copo de água com limão em jejum depois de um final de semana de exageros alimentares, porque não é isso que vai te destoxificar. A melhor coisa a se fazer é esquecer o que passou e tocar a vida adiante, comendo normalmente e respeitando sua fome e saciedade", explica Sophie.
Água com limão em jejum NÃO equilibra o pH do sangue
Essa talvez é o mito mais absurdo a respeito da bebida. A nutricionista mostra como a natureza é inteligente e capaz de fazer todo processo naturalmente.
"O sangue humano é uma solução-tampão, ou seja, possui mecanismos naturais que garantem que seu pH seja estável, caso contrário, os processos bioquímicos e fisiológicos do nosso corpo ficariam comprometidos, podendo nos levar à morte", conclui ela.
Como tirar olheiras: 10 truques caseiros eficientes
Nutricionista e doutora pela USP, Sophie Deram explica que uma alimentação rica em alimentos in natura (que inclui o limão!), junto com um regular consumo de água e baixo consumo de alimentos ultraprocessados podem melhorar a sua saúde e sua qualidade de vida, respeitando sempre os seus sinais de fome e de saciedade.
"Eu sou contra qualquer dieta restritiva que não possua um motivo de intolerância diagnosticada relacionada a um alimento. Por isso, não acredito que um alimento por si só faz emagrecer ou engordar (...) A chave para alcançar o seu peso saudável é rever sua relação com a comida, e não se submeter à estratégias milagrosas como essa da água com limão em jejum", encerra ela.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!