Conheça o projeto Amigos do Bem, ONG que atende mais de 150 mil pessoas no sertão nordestino
Fundada há quase 30 anos, projeto desenvolve trabalho em 300 municípios do Ceará, Pernambuco e Alagoas
publicado em: 03/07/2023Amigos do Bem é um projeto social que começou em 1993, com um pequeno grupo de amigos liderado pela empresária Alcione Albanesi. Hoje, o pequeno grupo se tornou um dos maiores projetos sociais do país, atendendo mais de 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará.
Projetos de educação, renda, acesso à água, moradia e saúde visam combater e diminuir a miséria no sertão, oferecendo oportunidades para mais de 10 mil crianças e jovens enxergarem um futuro diferente.
Amigos do Bem
Milhares de pessoas nascem, vivem e morrem no sertão nordestino, sem grandes perspectiva de futuro. Estimasse que mais de 25 milhões de pessoas vivem em extrema pobreza na Região Nordeste do Brasil, que vive uma situação climática inalterável e dependente da intervenção humana.
Com o clima semiárido, o local impossibilita o cultivo e tem escassas oportunidades de trabalho. Além disso, a região concentra o maior percentual de analfabetos do país e os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

Como tudo começou
A primeira viagem da empresária Alcione Albanesi ao Sertão Nordestino foi em 1993. Lá, ela percebeu e viu de perto como muitas pessoas no Brasil vivem em realidades tão distantes de outras, morando em casas de barro, sem água, sem energia elétrica, convivendo com a fome e totalmente desprovidas de recursos.
Foi a partir dessa experiência humana que Alcione começou a se dedicar ao projeto social e criou a ONG Amigos do Bem. A empresária era dona da FLC, marca de lâmpadas que se tornou líder de seu segmento. Após contato com as dificuldades das comunidades carentes no sertão nordestino, ela passou a dividir seu tempo entre o seu negócio e a ONG para, mais tarde, vender seu negócio e se dedicar totalmente seu tempo para ajudar pessoas no sertão.
Missão e Visão
O Amigos do Bem tem como missão transformar a vida das pessoas do sertão por meio da educação e dos projetos autossustentáveis, capazes de promoverem o desenvolvimento local e a inclusão social, erradicando assim a fome e a miséria.
Olhando para o futuro, o projeto visa um amanhã sem fome e sem miséria, e espera que tais fatos sejam lembrados apenas como fatos históricos.
Áreas de atuação
Veja onde o projeto Amigos do Bem atua:
Educação - escolas, centros de transformação, cursos profissionalizantes, bolsas de estudo para a faculdade, agentes alfabetizados, palestras socioeducacionais, capacitação de educadores, albatetização de adutos, etc;
Trabalho e Renda - fábricas de beneficiamento de castanha, fábrica de doces e pimenta em conserva, oficinas de costura e artesanato, plantações de caju e pimenta, distribuição de mudas de caju, etc;
Água e moradia - construção de casas de alvenaria, perfuração de poços, construção de cisternas, distribuição de água em caminhões-pipa, cidades do bem, etc;
Saúde - centros de saúde, atendimentos médicos, atendimentos odontológicos, atendimentos oftalmológicos, distribuição de óculos, etc.
Por acreditar que a Educação é a base de qualquer transformação, o projeto Amigos do Bem possui diversos projetos educacionais e profissionalizantes para o desenvolvimento humano e a inclusão social. A ONG já atendeu 10 mil crianças e jovens, e possui 4 escolas e centros de transformação.
Educação
Em suas 4 unidades, o projeto mantem escolas que desenvolvem atividades pedagógicas e garantem um ensino de qualidade da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Além disso, os jovens passam por processos seletivos e psicotécnicos para concorrerem a bolsa de estudo em universidades da região, com mensalidades, materiais, alimentação e transporte público inclusos.
Nos Centros de Transformação, jovens e crianças recebem formação socioeducacional para desenvolverem habilidades e competências técnicas e humanas, como:
Saber
Leitura
Formação Humana
Inglês
Artes
Teatro
Dança
Violão
Percussão
Canto
Capoeira
Esportes
Jogos
Brinquedoteca
Além disso, 6 oficinas profissionalizantes oferecem formação em:
Culinária
Informática
Cabeleireiro
Manicure
Mecânica de moto
Costura
Empreendedorismo
O Sertão oferece poucas oportunidades de trabalho. Por isso, o Amigos do Bem oferece Centros de Transformação, incentivando os jovens a obterem qualificação profissional com cursos e formações para cultivar habilidades empreendedoras.
O Centro Integrado de Empreendedorismo oferece aos jovens noções de fluxo de caixa, gestão e administração financeira, além de espaço para a preparação, exposição e oferta de produtos e serviços.
Trabalho e Renda
Amigos do Bem oferece dignidade para milhares de famílias. Veja alguns números:
6,3 milhões de metros quadrados de terras plantadas e produtivas;
230 mil pés de caju;
1,1 mil postos de trabalho gerados;
15 unidades produtivas.
As fábricas de Pernambuco e Ceará foram construídas para beneficiar, manualmente, as castanhas de caju provenientes das plantações locais, gerando centenas de postos de trabalho. Além disso, o projeto conta com oficinas de costura e artesanato, oferecendo assim o primeiro salário para pessoas que nunca tiveram oportunidades.
Saúde
O Amigos do Bem conta com 4 centros de saúde, 8 consultórios médicos e odontológicos e 4 ambulâncias para remoções de emergência. Além disso, todos os meses, profissionais da área da saúde viajam para o sertão para atender as famílias cadastradas.
As pessoas atendidas pelo projeto recebem acompanhamento periódicos com o Cartão do Bem, que traz o histórico de saúde, consultas e medicamentos distribuídos regularmente aos pacientes.
Moradia e Água
O projeto já construiu 4 cidades do bem, com completa infraestrutura nas suas 540 casas. Além disso, 50 poços já foram perfurados e 4 caminhões-pipa atendem a região, garantindo assim um combate as desigualdades e melhorando a qualidade de vida das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza.
Como ajudar
Existe diversas maneiras de ajudar o Amigos do Bem, seja com doações em dinheiro, móveis, cesta básica etc. Você também pode ajudar doando materiais novos e seminovos em bom estado, como roupas, acessórios, brinquedos, peças de enxoval para casa, eletroeletrônicos, materiais de construção e outros. As doações de materiais deverão ser feitas após contato com o e-mail [email protected].
Você pode conferir todos os tipos de doações e como fazer para ajudar o projeto clicando aqui.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!