Doação de cabelo: tudo que você precisa saber sobre o assunto
Comprimento ideal das mechas, quais organizações que as recebem e outras dúvidas; confira aqui
publicado em: 21/02/2022Doação de cabelo é importantíssimo para quem passa pelos agressivos sintomas da quimioterapia, que provocam a queda de cabelo e mexe com a autoestima do paciente.
A terapia acaba agindo em todas as células do corpo (não apenas nas cancerígenas) e atingem especialmente as que se multiplicam com rapidez, como as situadas nos folículos pilosos. Com isso, a queda dos cabelos começa a ocorrer de 14 a 21 dias após a primeira sessão de quimioterapia e só volta a nascer cerca de 90 dias depois do fim do tratamento.
Para ajudar a recuperar a autoestima de quem passa por esse tipo de situação, trazemos aqui tudo que você precisa saber sobre doação de cabelo.
Doação de cabelo: como doar?
Diversas Organizações realizam a mediação entre as pessoas que precisam de perucas e as que estão dispostas a doar os seus fios. Para doar é indiferente se o cabelo do doador já tenha passado por química ou tenha sido tingido, embora seja importante avisar o cabeleireiro sobre o objetivo do corte (para doação dos fios). É necessário que o cabelo esteja seco e limpo (evitando possíveis mofos), e preso a um elástico (para os fios não se soltarem). O corte deve ser feito um dedo acima do elástico.
O cabelo deverá estar ser seco naturalmente, não sendo possível caso a pessoa tenha usado chapinha, escova ou secador. Para preencher uma peruca, dificilmente uma única pessoa conseguirá atingir esse objetivo, sendo assim mais fácil buscar mechas de tom semelhante em cabelos naturais, sem uso de tintura. Depois de cortados, os fios são colocados em um saco plástico e jamais devem encostar no chão ou outra superfície de muito movimento, para que seja evitada a proliferação de micro-organismos, como bactérias e fungos.
É também fundamental que os cabelos tenham, no mínimo, dez centímetros de comprimento, pois tamanhos menores se tornam impossíveis de confeccionar as perucas. Recomenda-se tamanhos mínimos de 15 centímetros em caso estejam repicados ou cortados em “V”. Para tirar dúvidas sobre o tamanho e se a Organização recebe fios com tamanho inferiores, é sempre bom entrar em contato com a instituição que irá receber os fios antes e se informar.
Doação de cabelo: onde doar?
Abaixo algumas instituições que recebem doação de cabelo, e seus respectivos sites.
- Rapunzel Solidária - É possível enviar os cabelos por correio ou marcar seu horário para cortar no JJ Cabeleireiros e no Studio Toninha Rocha.
- Amor em Mechas – Há pontos de coleta em todas vários locais.
- Banco de Perucas Laço Rosa – É possível doar e escolher as próprias perucas no site.
- Abrace - Toda doação de livre e espontânea vontade ajuda uma comunidade.
- Cabelegria - Envia perucas para todo o Brasil. A ONG já recebeu mais de 234 mil doações de cabelo e já confeccionou mais de 9 mil perucas.
- Rapunzel Solidária - A ONG oferece parceria com o Studio Toninha Rocha, localizado no bairro de Pinheiros, em SP. Lá, você pode cortar o cabelo e já deixá-lo lá para coleta.
- Cabelo Amigo - É um projeto da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR, localizado em Curitiba, que atua arrecadando cabelo para a produção de perucas a serem doadas para pacientes em tratamento de câncer.
- Tesoura Sem Ponta - O projeto de Campinas-SP já recebeu mais de 30.000 doações por meio de parcerias com salões de beleza e outras instituições e já beneficiou mais de 500 mulheres em tratamento quimioterápico.
- Rede Feminina de Combate ao Câncer - A Rede Feminina de Combate ao Câncer fica lozalizada em Brasília e recebe doações de cabelo para transformar em perucas que serão doadas à pacientes em tratamento de câncer.
- Banco de Perucas - É uma parceria entre o Instituto COI junto da ONG Cabelegria, além do Banco de Lenços Flavia Flores (que doa lenços) e com o Instituto Guiando Estrelas (que doa turbantes).
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!