Ansiedade falta de ar: saiba como controlar o estresse
Sente falta de ar? Pode ser alguma questão emocional!
publicado em: 18/05/2022Ansiedade falta de ar: Com o surgimento da pandemia da COVID-19, muitas pessoas ficaram bastante preocupadas com a questão da falta de ar, um dos principais sintoma relacionado à doença. Mas você sabia que a dificuldade ao respirar pode estar associada a uma condição emocional ou psicológica?
Pois é, sempre que você se sentir desconfortável fisicamente, é fundamental que procure um médico para ser consultado. Caso não seja encontrada nenhuma explicação fisiológica, muito provável que você esteja sofrendo de algum problema emocional.
Ansiedade falta de ar: quando começa a ser preocupante?
Sabe aqueles dias em que a gente deita para dormir e fica pensando nas obrigações do amanhã? Naquelas contas que não param de chegar e nem sempre damos conta de pagá-las? Logo, um aperto no peito incomum surge e a gente sente uma dificuldade para respirar.
Dificuldades respiratórias ao fazer uma caminhada tranquila, ao encarar uma fila para resolver um problema ou até mesmo quando estamos sentados refletindo na vida: alguma das situações como as relatadas acima tem aspectos em comum, como o aparecimento súbito da falta de ar e a manifestação de um conjunto de sintomas desagradáveis. Mas outro fator pode colaborar e muito pra essas situações ocorrerem, como a ansiedade.
Ansiedade falta de ar causam reação física no corpo, que sente a necessidade de “lutar ou fugir” de alguma situação ou problema. Os batimentos cardíacos aumentam para que o sangue seja rapidamente bombeado aos órgãos, causando um esforço na respiração, que fica acelerada para levar uma maior quantidade de oxigênio aos músculos.
Você deve sempre consultar um médico para auxiliar no controle cardíaco ou respiratório. Caso não seja identificado o problema, muito provável que os sintomas sejam emocionais.
A ansiedade falta de ar afeta não só o físico como também o nosso emocional. Boca seca, arrepios, tremores no corpo, sudorese, dificuldade de concentração, agitação, confusão mental, medo de perder o controle e alterações na fala são outros sintomas relacionados a ansiedade.
Outros aspectos que podem sinalizar um problema de ansiedade são:
Pensamentos desconexos
Pensamentos com caráter negativo
Situações de alta tensão
Pânico
Como tratar a falta de ar proveniente da ansiedade?
A ansiedade falta de ar pode ser controlada com própria respiração. Quando sentir uma dificuldade de respirar, o ideal é lutar contra a apreensão e se concentrar em recuperar o seu ritmo regular de respiração. Tente focar na respiração acelerada e controlá-la, enviando assim a quantidade adequada de oxigênio para os pulmões.
Respiração diafragmática
Consiste em encher os pulmões de ar ao mesmo tempo em que o seu abdômen sobe. Conhecida também como “respiração pelo abdômen”, ela facilita a compreensão e execução da mesma, sendo ideal praticá-la diariamente.
6 passos para melhorar sua saúde mental
Além disso, é um ótimo método de relaxamento, pois desacelera a respiração e reduz a quantidade de esforço e energia utilizados para respirar, fazendo o corpo relaxar com mais facilidade. Tente praticá-la antes de dormir ou para combater o estresse.
Veja outras formas de normalizar a respiração:
mindfulness;
meditação;
ouvir músicas tranquilizadoras ou mantras;
respiração profunda;
técnicas de visualização para promover a distração da ansiedade;
contar até um determinado número;
escrever os seus sentimentos para interpretá-los por meio do pensamento lógico em vez do emocional;
lavar o rosto com água fria para quebrar o fluxo de pensamentos catastróficos;
conversar com alguém para se distrair das sensações ruins que afloram com a dificuldade para respirar;
exercícios físicos, especialmente a corrida ou a caminhada quando sentir o estresse e a ansiedade se instalando;
conversar consigo mesmo mentalmente ou em voz, reassegurando-se que a falta de ar é passageira e pode ser controlada.
Se você suspeita que sofre com ansiedade falta de ar, procure um psicólogo para ter certeza e dar início ao tratamento. Caso seja recomendada uma terapia, você conseguirá descobrir a origem da ansiedade, os gatilhos para as crises e como controlar os sintomas ansiosos durante a rotina diária.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!