Assassino do zodíaco: afinal, o caso teve solução?
Série de crimes que aterrorizou a Califórnia chegou inspirar um longa em 2007; assassino deixava enigmáticas mensagens após crimes
publicado em: 09/12/2021Assassino do Zodíaco (em inglês: Zodiac Killer) foi um assassino dos Estados Unidos da década de 60, que cometeu seus crimes durante 10 meses e que até hoje não teve sua identidade revelada. Bem, pelo menos até outubro de 2021, mas isso contaremos mais adiante.
O criminoso cometia seus crimes pelo norte da Califórnia e sempre deixava seu nome em diversas cartas ameaçadoras que enviava à imprensa e à polícia até o ano de 1974. Dessas cartas, três dos quatro criptogramas não tinham sido revelados, o que se tornou o caso mais famoso dos EUA, pois 60 anos se passaram sem que o caso tivesse uma solução ou fim. A curiosidade foi tanta que inspirou filmes, programas de televisão, romances e até jogos de videogames.
Ao todo, acredita-se que o Assassino do Zodíaco tenha matado quatorze vítimas (pelo menos das que foram reconhecidas), entre dezembro de 1968 e outubro de 1969. Dessas, quatro homens e três mulheres que tinham idades entre 16 e 29 anos foram alvos do assassino. As demais foram consideradas possíveis vítimas, o que causou uma falta de precisão nos números. Com isso, as cartas deixadas pelo assassino nunca conseguia ser decifrada. O assassino relatou nessas cartas que matou até 37 pessoas, e sempre escrevia seus letras em códigos e deixava pedaços de roupa ensanguentada para mostrar que cometia os crimes.
Apenas em 2004, o Departamento de Polícia de São Francisco resolveu colocar o caso como inativo, mas reabriu três anos depois, em março de 2007. Com isso, o caso continuou em aberto até hoje.
Assassino do Zodíaco: 53 anos depois, grupo diz ter resolvido mistério
"Um crime perfeito", é assim que autoridades descrevem o Assassino do Zodíaco. Até hoje as agências de segurança dos Estados Unidos tentam resolver o mistério do Assassino do Zodíaco, mais de 50 anos depois dos crimes. Porém, em outubro de 2021, um grupo independente de investigadores revelou que finalmente descobriu a identidade do serial killer.
Foi formado um grupo com 40 ex-investigadores da lei, conhecidos como Case Breakers. Essa equipe disse que conseguiu chegar a identidade do Assassino do Zodíaco, através de novas evidências físicas e algumas informações. Eles obtiveram ainda depoimentos judiciais e algumas fotos da antiga câmera do homem, e acreditam que o suposto assassino tenha morrido em 2018.
Após revelação do grupo Case Brealkers, a CNN entrou em contato com o Departamento de Polícia de São Francisco, que confirmou que a investigação segue em aberto.
“Não podemos falar sobre possíveis suspeitos, pois esta ainda é uma investigação aberta (...) O caso permanece aberto. Não temos nenhuma informação nova para compartilhar no momento”, comunicou o FBI ao questionamento da CNN.
Confira Zodíaco no Globoplay, filme inspirado em Serial Killer
O assassino do zodíaco, criminoso que ficou conhecido por cometer seus assassinatos nos Estados Unidos e sempre enviar cartas criptografadas e dicas ao jornal San Francisco Chronicle e à polícia, acabou virando inspiração para produção de um filme. Lançado em 2007 e com nomes como Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr. e Mark Ruffalo, Zodíaco está disponível no GloboPlay, Telecine e no NOW.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!