O que é avião ATR?
Os modelos da ATR são os turbo-hélices mais procurados pela aviação regional
publicado em: 04/10/2022Avião ATR (ATR-72) é uma aeronave comercial bimotora, pressurizada, de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas. Sua capacidade de transporte é de até 72 passageiros em voos regionais e foi desenvolvida e fabricada em larga escala na França, a partir da década de 1980.
A empresa ATR - Avions de Transport Régional é a responsável pela criação do avião ATR, que teve como base a sua criação do projeto do turboélice de porte médio ATR-42.
Avião ATR
O projeto do avião ATR-72 está voltado principalmente para o mercado civil de transporte aéreo regional de passageiros, operando em rotas domésticas e em pequenas e médias localidades. O modelo ATR-72 é utilizado principalmente pelas companhias aéreas regionais e tem como principal concorrente o Q-400, da De Havilland Canada.
Atendendo aos pedidos de companhias aéreas regionais, o ATR-72 foi projetado especialmente para operação em pistas de pouso com menos de 1 850 metros de comprimento, com procedimentos de decolagem e aproximação mais complexos. Quase todas as suas aeronaves turboélice modernas têm mais potência estática (tração estática) que aeronaves a jato de mesmo tamanho e peso máximo de decolagem, porém são mais econômicas em rotas de mais de 750 quilômetros por conta da velocidade e da maior produtividade.
Ficha técnica
Configuração : 68 assentos (média densidade) e 72 (alta densidade);
Tripulação: 2 pilotos (comandante e co-piloto) e 2 comissárias(os);
Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
Velocidade de cruzeiro: Aprox. 450 km / h (ATR-72-200);
Velocidade de cruzeiro: Aprox. 500 km / h (ATR-72-500);
Motorização / ATR-72-600 (potência) : 2 x Pratt & Whitney PW-127 (Aprox. 2.470 shp / cada);
Peso máximo de decolagem (ATR-72-600): Aprox. 23.000 kg;
Consumo médio (QAV): Aprox. 700 kg / hora (875 litros) ;
Consumo médio (QAV): Aprox. 0,05 litro / passageiro / km voado;
Hélices (ATR-72-500): Hexipás Hamilton;
Teto de serviço: Aprox. 7.600 metros (25.000 pés);
Alcance: Aprox. 1.500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
Preço: Aprox. US$ 25 milhões (novo)
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Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!