Curiosidades

História e Curiosidades sobre a Bandeira dos Estados Unidos da América

Confira tudo sobre a bandeira americana

publicado em: 27/11/2022

Bandeira dos Estados Unidos da América é formada por 13 listras horizontais vermelhas e brancas, que representam as colônias britânicas que formavam o território estadunidense até a sua independência, e um retângulo azul que contém 50 estrelas brancas, as quais representam os estados da federação. Ela é um dos símbolos nacionais do país. 

bandeira dos Estados Unidos da América

Bandeira dos Estados Unidos da América

A bandeira dos EUA foi oficialmente adotada em 1777 e sofreu modificações ao longo dos anos para compor todos os novos estados. Essa nova configuração foi estabelecida em 1960, com a adição da 50ª estrela representando o estado do Havaí. Existe, nos Estados Unidos, um dia dedicado à bandeira, que é o Flag Day, celebrado em 14 de junho.

História 

A bandeira dos Estados Unidos que conhecemos hoje surgiu nos 1960, quando a última estrela foi adicionada representando o estado do Havaí, que havia sido reconhecido como estado da federação um ano antes, em 1959. A primeira bandeira dos Estados Unidos enquanto uma nação soberana foi oficialmente adotada em 14 de junho de 1777, um ano após a independência do país, que ocorreu em 4 de julho de 1776. Ela já continha as listras horizontais que representam as colônias britânicas, mas as estrelas também eram 13. 

Conheça a história e significado da Bandeira da Austrália

A bandeira estadunidense passou a comportar mais duas estrelas e outras duas listras em 1º de maio de 1795, representando os novos estados de Kentucky e Vermont, mas logo as listras voltaram ao seu número original, o que foi determinado no ano de 1818. À época, a bandeira era formada por 20 estrelas no total. As medidas oficiais da bandeira foram determinadas em 1912, assim como o arranjo das estrelas, mas esse último aspecto foi alterado para comportar as novas adições.

Com o passar do tempo, novos estados foram sendo incorporados à federação, o que fez com que novas  estrelas fossem sendo adicionadas à bandeira dos Estados Unidos da América. Essa medida foi permitida pelo Congresso estadunidense, onde a última estrela foi adicionada no dia 4 de julho de 1960, totalizando os 50 estados que compõem o país com o reconhecimento oficial do Havaí, estado insular situado no oceano Pacífico.

Significado

A bandeira dos Estados Unidos da América é constituída por um retângulo maior formado por 13 listras horizontais vermelhas (sete) e brancas (seis), dispostas de maneira intercalada. No primeiro quadrante, ou na metade superior esquerda, fica um retângulo azul com 50 estrelas brancas. Cada listra representa uma das treze colônias que formavam o território estadunidense no período em que o país era uma colônia da Grã-Bretanha. As estrelas da bandeira representam os 50 estados que compõem a federação.

O vermelho, o azul e o branco da bandeira possuem cada qual o seu significado particular:

  • Vermelho: valor e bravura.

  • Azul: vigilância, perseverança e justiça.

  • Branco: pureza e inocência.

Veja também

Conheça a história e o significado da Bandeira da França

Conhecida como bandeira tricolor, a bandeira Francesa foi adotada durante a Revolução no país

Bandeira da Polônia: conheça a história e significado

A bandeira da Polônia exibe as cores nacionais, branco e vermelho, em duas faixas horizontais de mesmo tamanho

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: