Como usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
Uma verdadeira mina de ouro para profissionais de marketing, essa ferramenta permite encontrar inspiração e observar a estratégia de mídia paga dos concorrentes
publicado em: 29/11/2022Biblioteca de Anúncios Facebook (Ad Library) é uma ferramenta muito usada que serve para pesquisar anúncios que estão sendo divulgados em todos os produtos da Meta, como o Instagram e o Facebook. O recurso, criado para trazer mais transparência aos anúncios feitos nas plataformas da empresa, foi uma resposta às controvérsias causadas por propagandas políticas divulgadas no Facebook.
Agota, é possível acessar as informações mesmo sem estar logado na rede social. Como por exemplo os anúncios políticos, que podem ser encontrados até os que estão inativos, desde que não tenham sido veiculados há mais de 7 anos.
Biblioteca de Anúncios Facebook
Basta fazer uma pesquisar na plataforma para descobrir quantos anúncios uma página fez, os textos e imagens usados, a data de início da campanha, entre outros dados. Informações mais detalhadas são omitidas, como o orçamento e a segmentação do público que determinado anúncio pretende alcançar.
A Biblioteca de Anúncios Facebook é uma ferramenta valiosa para profissionais de marketing, já que muitos consumidores estão nas redes sociais e saber o que outros negócios estão fazendo pode ser um diferencial competitivo.
Como usar
Para usar a Biblioteca de Anúncios Facebook é muito fácil, simples, gratuito e não exige qualquer login. Veja abaixo:
Acessar o site primeiramente;
Selecione o país no qual os anúncios foram veiculados e escolhaentre duas categorias: “Todos os anúncios” e “Temas, eleições ou política”. A primeira é indicada para quem procura anúncios comerciais;
Em "Pesquisa", digite o nome da empresa no qual você deseja ver os anúncios;
Clique na página que você procura para ver os anúncios vinculados a ela. Se preferir ver os resultados gerais para a palavra-chave, clique no ícone de lupa;
Na página de resultados, confira alguns detalhes de cada anúncio, como texto, links, imagens, data de início da veiculação e as plataformas em que foi veiculado. Se você clicar em “Ver detalhes do anúncio”, consegue visualizar as diferentes versões de cada publicidade.
Lembrando que não é necessário estar logado. Porém, se você busca fazer denúncias ou acessar conteúdos classificados como adultos, ai sim será preciso estar conectado.
Como usar da melhor forma a Biblioteca de Anúncios
Se o que você busca é obter insights para as suas próprias campanhas e usar na sua própria estratégia, veja abaixo algumas dicas:
Explore os filtros - refine as suas busca, usando filtros de “Idioma”, “Plataforma”, “Tipo de mídia” e “Impressões por data”. Com eles, você consegue saber em quais formatos, plataformas e países os seus concorrentes estão focando, além de obter informações valiosas para melhorar os seus próprios anúncios.
Busque inspirações - o bloqueio criativo é um dos grandes problemas dos profissionais que criam anúncios todos os dias e para empreendedores que precisam desempenhar a tarefa de vez em quando. Observe nos anúncios dos concorrentes em que eles estão se inspirando, mas nunca copie os concorrentes, ok?
Entenda o posicionamento da concorrência - analise os anúncios dos concorrentes, como a linguagem usada, o tom de voz, as cores, a tipografia, os temas abordados...
Encontre clientes - verifique se as páginas de potenciais clientes já investem em anúncios para que você possa entrar em contato para oferecer os seus serviços.
Descubra tendências - analise os anúncios mais recentes das empresas e experimente algo parecido ou que dê para adaptar na sua marca.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!