BLW: o que é, como iniciar e seus benefícios
BLW é uma abordagem utilizada na fase da introdução alimentar do bebê; saiba mais sobre o assunto
publicado em: 08/12/2021BLW: você já ouviu falar nesse termo? Não? Então vamos te explicar. Baby Led Weaning, ou simplesmente BLW, é um método de introdução alimentar criado pela britânica Gill Rapley, que é consultora em saúde. Esse método consiste em oferecer a comida em pedaços para o bebê, permitindo que ele se sirva sozinho para ganhar independência. O BLW substitui as papinhas por frutas e legumes, além dos tradicionais talheres pelas próprias mãos dos bebês.
BLW: quais são os benefícios?
O método BLW oferece alguns benefícios para o bebê, que são:
- Estimular a coordenação motora do bebê, pois promove e estimula que ele tenha que fazer movimentos para olhar, pegar e levar os alimentos com as mãos até a boca, além de estimular a agilidade;
- Melhorar a aceitação dos alimentos, pois permite que o bebê se familiarize diretamente com a sua refeição, promovendo a aceitação de diferentes sabores;
- Estimular a fala, mastigando os alimentos, os bebês desenvolvem melhor os músculos da boca e do maxilar;
- Ajudar a prevenir o sobrepeso e a obesidade, pois ele vai conhecendo dentro do seu tempo quando está com fome ou não.
Como criar filhos que entendam a importância do cuidado com a saúde mental
BLW: quando iniciar?
O método pode ser iniciado a partir dos 6 meses de vida do bebê. O ideal também é quando a família estiver todo ajunta, pois isso oferecerá à criança uma experiência alimentar conjunta, além de uma rotina participativa das refeições de todo mundo da casa.
Para realizar o método, os responsáveis devem cortar os alimentos que serão introduzidos e colocar ao alcance do bebê. Será ele que escolherá quando e como levar os pedaços à boca. Em entrevista a Revista Crescer, Gill Rapley explica que esse método não é novidade e fala do porque só agora ser tão falado.
“O BLW não é novo – países do mundo inteiro têm praticado há anos. O que acontece é que agora isso tem nome”, disse ela.
Mas se você deseja introduzir esse método o alimentar à rotina do seu bebê, lembre-se que é preciso ter paciência e tempo, pois cada criança tem o seu ritmo. Nunca pressione a criança para comer e nunca introduza a alimentação neles. Até porque o objetivo do BLW é justamente dar autonomia aos bebês.
Ah, e também muito importante: converse sempre com o pediatra do seu bebê antes de iniciar o método BLW.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!