Bem-Estar

Caroço na vagina: o que pode ser e como tratar

Caroço ou bolinha na vagina: o que pode ser e como tratar

publicado em: 02/12/2021

Caroço na vagina, também conhecido como nódulo na vagina, geralmente é resultado de alguma inflamação das glândulas responsáveis por lubrificar o canal vaginal. Essas glândulas são conhecidas como glândulas de Bartholin e de Skene, e, quando inflamadas, não significa necessariamente que a pessoa está com um problema grave, pois essa inflamação é autolimitada.

Agora, se por consequência do caroço apareceram coceiras, queimação ou dor ai sim pode indicar outros problemas mais sérios, que necessitarão de tratamento e acompanhamento médico, já que podem surgir herpes, varizes e até mesmo câncer.

caroço na vagina
Caroço na vagina: descubra o que pode ser / Reprodução: Instagram

Caroço na vagina: o que pode ser e o que fazer?

Sempre que surgir alguma alteração na região vaginal, a mulher deve procurar uma ginecologista para se consultar e identificar as causas, sendo assim possível iniciar um tratamento adequado. A seguir, algumas causas comuns e tratamentos para coceira' na vacina.

Pelo encravado

Geralmente mulheres que fazem depilação íntima com pinça, cera ou lâmina têm um nível de risco maior de desenvolver algum pêlo encravado na região, e isso pode ocasionar pequeno caroço ou espinha, de cores avermelhadas e de centro esbranquiçado, devido ao acúmulo de pus debaixo da pele.

Você nunca deve estourar a espinha e sim esperar que o corpo absorva-a. Estourar a espinha só irá piorar a infecção. Compressa de água quente na região ajuda a aliviar, assim como não usar calcinha apertada.

Furúnculo 

Furúnculo também pode surgir na virilha, assim como nos grandes lábios ou na entrada da vagina. É uma infecção causada por bactérias e causa muita dor e um desconforto intenso. A bactéria entra no corpo através de pelinho encravado, e o tratamento é feito com pomadas antibióticas e compressas mornas.

Inflamação das glândulas de Bartholin ou Skene

Como mencionado anteriormente, na vulva existem vários tipos de glândulas e duas dessas são as glândulas de Bartholin, que quando inflamam dão origem a uma Bartholinite. Elas inflamam devido à má higiene ou presença de bactérias, o que faz surgir um nódulo na região externa da vagina. Ele não apresenta dor, mas pode ser sentido durante o contato íntimo. Na maioria dos casos, desaparece após alguns dias mantendo a higiene adequada da região. 

Como tirar olheiras: 10 truques caseiros eficientes

Cisto vaginal

São pequenas bolsas que se desenvolvem nas paredes do canal vaginal. São provocados por lesões devido ao acúmulo de líquidos nas glândulas ou durante o contato íntimo, e na maioria dos casos não apresentam sintomas e são sentidos por caroços ou nódulos no interior da vagina.

O mais comum desses cistos é o Gartner, que aparece após a gravidez devido ao acúmulo de líquido dentro de um canal que se desenvolve durante a gestação. Some no pós-parto, mas algumas mulheres mantém o canal e inflama. 

Outros casos de caroço na vagina são: Espinha na vagina, Varizes na vulva, Herpes genital e Verrugas genitais. Em todos os casos, consulte um médico ginecologista para avaliar os sintomas e recomendar o tratamento adequado.

Veja também

Como tirar olheiras: 10 truques caseiros eficientes

Como tirar olheiras: 10 truques caseiros eficientes

Água com limão em jejum: saiba os mitos e verdades

Água com limão em jejum: quais os benefícios e os mitos

Covid-19 causa sequelas à saúde mental de estudantes

A saúde mental do estudante tem sido uma espécie de 'pandemia silenciosa'

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: