Casa das Rosas: endereço, como visitar e mais
Construção da década de 1930 fica no centro de São Paulo; conheça a história e saiba como visitar
publicado em: 23/05/2023A Casa das Rosas fica localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. É uma mansão de 1935 em estilo clássico francês e seu jardim de roseiras, inspirado no paisagismo do Palácio de Versalhes, na França.
Hoje, o local acolhe o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, um museu dedicado à cultura literária do nosso país. A visitação é gratuita.
Ver mais: Museu da Casa Brasileira fechou? Confira aqui!
Veja também: Museu Afro Brasil - horário de funcionamento, valor da entrada e mais
Casa das Rosas
A Casa das Rosas foi construída na década de 1930, quando o Brasil vivia o auge da cafeicultura. Naquela época, a Avenida Paulista era tomada por mansões dos barões do café e, com a chegada do comércio e da indústria, começou ali um processo de verticalização. Os casarões foram dando espaço aos prédios que hoje dominam a região.
Até meados da década de 1980, a mansão foi residência de descendentes do arquiteto Ramos de Azevedo. Em 1985, a Casa das Rosas foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico (Condephaat) após ser ameaçada de demolição.
O imóvel principal foi restaurado para abrigar um espaço cultural, inaugurado em 1991: a Casa das Rosas — Galeria Estadual de Arte. O local passou a receber exposições do acervo do governo estadual, com o objetivo de espalhar cultura pela cidade.
A Casa das Rosas nos tempos atuais
A Casa das Rosas é aberta ao público, com exposições, oficinas, cursos e outras manifestações culturais voltadas, principalmente, para a literatura e a poesia. O local é um museu brasileiro da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob administração e responsabilidade da Poiesis, Organização Social de Cultura.
Veja abaixo endereço e como visitar:
Endereço: Avenida Paulista, 27 — Bela Vista, São Paulo (SP);
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10 às 22h. Domingos e feriados, das 10 às 18h, de acordo com a programação;
Como chegar: de metrô (estação Brigadeiro, Linha Verde), linhas de ônibus, transporte particular (há estacionamento próximo) ou de bicicleta;
Entrada: gratuita.
Clique aqui para saber mais sobre a agenda do local.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!