Museu da Casa Brasileira fechou? Confira aqui!
Museu fica na Avenida Faria Lima, em São Paulo
publicado em: 03/05/2023O Museu da Casa Brasileira é dedicado ao estudo, preservação e exposição do mobiliário, abrigando um valioso acervo de móveis e artes. Lá são guardados e conservados objetos, móveis e equipamentos de várias épocas da história da moradia no Brasil.
Construído entre 1942 e 1945, o antigo Solar Prado é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e foi implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m². O Museu da Casa Brasileira é um importante núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design. Sua biblioteca foi organizada e formaram-se uma videoteca e um acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional.
Veja também: Horário de funcionamento, valor da entrada e informações sobre o Museu Afro Brasil.
Museu da Casa Brasileira funciona?
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está fechado temporariamente. Durante mais de 50 anos, o solar Crespi Prado abrigou o Museu da Casa Brasileira (MCB) e no final de abril, o local fechou.
A Fundação Padre Anchieta, responsável pela gestão do MCB desde o fim de 2021 e dona do casarão, decidiu antecipar o fim do convênio com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, à qual pertence o museu. Segundo nota, "o Museu será transferido para outro espaço na capital paulista, mantendo os mesmos padrões voltados à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira”.
A ideia é transformar o casarão em um espaço cultural que “abraçará todos os tipos de arte”. Presente no local, o restaurante Capim Santo continua aberto.
Novo endereço
No dia 18 de abril de 2023, o perfil oficial do Museu da Casa Brasileira divulgou o novo futuro endereço que abrigará os objetos, móveis e afins. Veja:
"O Museu da Casa Brasileira já tem novo endereço definido, a Casa Modernista, na Vila Mariana, que vai passar por um projeto de restauração que deve levar pelo menos 24 meses. Enquanto isso, a parte do acervo que pertence ao Estado será transferida para uma reserva técnica e há previsão de realização de parcerias com outras instituições culturais, como o Museu do Ipiranga, para a realização de ações de difusão do acervo. Essa definição deve sair até o final deste mês.
O imóvel da Casa Modernista é de titularidade do Governo do Estado de São Paulo e está em posse da Prefeitura de São Paulo, autorizado por decreto, desde 25 de fevereiro de 2008.
A previsão é que o local retorne à posse do Estado de São Paulo ainda no primeiro semestre de 2023, por meio de um novo protocolo de intenções, que está em fase de construção e que definirá o cronograma".
O local na Zona Sul de São Paulo, na região da Vila Mariana, possui um parque com aproximadamente 12.607 m².
Justiça impede que Museu da Casa Brasileira deixe sede
No último dia 02 de maio, o Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu a um pedido do Ministério Público do estado para conceder tutela provisória do Museu da Casa Brasileira. Com a liminar, ficou suspensa a desocupação do solar Crespi Prado pela instituição, única do país dedicada à arquitetura e ao design.
Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo divulgou uma nota sobre a liminar:
"A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo informa que o casarão Solar Fábio Prado não pertence à pasta, apenas o acervo do Museu da Casa Brasileira e que está à disposição do Ministério Público para prestar todas as informações solicitadas. A Pasta reitera o compromisso com a preservação do patrimônio cultural e histórico do país e trabalha incansavelmente para garantir que todas as medidas sejam tomadas para assegurar a integridade do acervo e do Museu da Casa Brasileira".
O atual endereço do Museu da Casa Brasileira é na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano – São Paulo – SP. O telefone é: (011) 3032-3727/ 3032-2564. Vale lembrar que o local encontra-se fechado!
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!