Roteiros Imperdíveis

Chapada dos Veadeiros Goiás: roteiro

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um roteiro incrível e dificilmente quem vai não fica com a sensação de que faltaram mais dias. E realmente vale a pena cada segundo nesse lugar!

publicado em: 14/12/2021

A Chapada dos Veadeiros Goiás é um roteiro incrível e dificilmente quem vai não fica com a sensação de que faltaram mais dias. E realmente vale a pena cada segundo nesse lugar. Eu fui em 2017 e fiquei apenas 6 dias (completos 5) que foi o que consegui de folga do trabalho rs. Realmente é bem pouco, com o tanto de lugares que você tem para conhecer.  Mas irei tentar dar todas as dicas do local, o que eu fiz e deixei de fazer, os preços atualizados dos passeios etc. Se quiser me adiciona no insta @thiagobotafogo, onde eu tenho diversos destaques das viagens que já fiz e outros assuntos também!

Chapada dos Veadeiros, em Goiás / Foto: Instagram @thiagobotafogo

Como disse, passei 5 dias explorando a Chapada dos Veadeiros Goiás e obviamente não visitei tudo pois o lugar é muito grande. Ao todo, estão catalogadas 2 mil cachoeiras na região de Goiás e tive que selecionar as que daria para fazer nesse curto período de tempo. Fiquei de quarta a domingo, sendo que o ultimo dia não contou para Chapada pois fomos cedinho para Brasília para embarcarmos de volta ao Rio.

Eu fui no mês de julho, período da seca que vai de maio até setembro. Inclusive essa é a melhor época para desbravar a Chapada dos Veadeiros, já que não chove e as águas ficam cristalinas.

Chapada dos Veadeiros Goiás: algumas dúvidas iniciais

Assim que comecei a montar o roteiro, li sobre aluguel de carro. Muita gente disse que precisa alugar um 4×4 para andar pela Chapada, pois seria impossível fazer com carro popular. Bem, eu aluguei uma Duster, da Renault, pois peguei uma promoção na ocasião e optei por ele, por ser alto. Fez diferença? Assim, um pouco pois as ruas de acesso as cachoeiras são de bastante barro e buracos (eu vi uma pessoa com um Pálio perdendo o parachoque rss). Consegui acessar todos os locais, embora também vi gente com carros menores. A cachoeira da Santa Bárbara o acesso é restrito pois há uma comunidade quilombola, o que faz somente guias autorizados poderem levar turistas no local. Os guias vão de jardineira ou pau de arara transportando os turistas. Quando eu fui consegui ir de carro, mas com um guia local junto, de carona.

Chapada dos Veadeiros Goiás
Alugamos uma Duster para explorar a Chapada dos Veadeiros Goiás / Foto: Instagram @thiagobotafogo

Por ser um local de muitas trilhas, se você tiver uma bota para trilha leve, pois irá te facilitar. Confesso que eu fiz todas elas de tênis, mas é bom ter um calçado confortável e seguro. Não esqueça também de levar:

1. Filtro solar

2. Repelente

3. Roupas bem leves, como shorts, leggings, camisetas...

4. Biquíni, sunga, bermuda...

5. Óculos de sol

6. Boné ou chapéu

7. Mochila leve e confortável para levar os pertences

8. Lanches leves como sanduíche, frutas, barra de cereal, água...

9. Uma toalha ou Canga

Como chegar na Chapada dos Veadeiros?

Bem, por ser do Rio de Janeiro eu fui de avião para o aeroporto de Brasília, onde aluguei um carro e dirigir até Alto Paraíso, onde eu fiquei hospedado. Muita gente opta por São Jorge ou Cavalcante para ficar, mas eu achei Alto Paraíso perfeito, além de ter uma boa estrutura.

Alto Paraíso
A pousada que ficamos em Alto Paraíso / Foto: @thiagobotafogo

Se você não sabe dirigir ou não tenha ninguém no grupo que faça isso, dá para ir até a Chapada dos Veadeiros Goiás de ônibus, com a empresa Expresso Real. Eu dei uma pesquisada no site e vi que tem passagens de R$56 e R$122, sendo a mais m conta nos horários de 10h ou 21h, e a mais cara às 19h, todas com ônibus leito.

Chapada dos Veadeiros Goiás
Alugamos um carro em Brasília e partimos rumo a Chapada dos Veadeiros / Foto: @thiagobotafogo

De janeiro e julho, o parque da Chapada abre todos os dias. Fora desse período, o funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 8h até às 12h para entrada, com fechamento as 18h.

Roteiro 5 dias na Chapada dos Veadeiros

Bem, essa foi meu roteiro de 5 dias completos na Chapada dos Veadeiros Goiás:

• Dia 1 – Chegada em Brasília cedo e ida de carro para Alto Paraíso, onde já fizemos as cachoeiras Almécegas I, II e São Bento

• Dia 2 - Santa Bárbara e Capivara

• Dia 3 – Cataratas dos Couros

• Dia 4 –  Loquinhas e Cristais

• Dia 5 –  Vale da Lua e Morada do Sol

• Dia 6 - Brasília

Dia 1 – Chegada em Brasília + Almécegas I, II e São Bento

Ainda no Rio, eu reservei um carro pra retirar no aeroporto de Brasília. Fui em um voo bem cedo e cheguei por volta das 9:30h na capital brasileira. Pesquisei o carro no Rentcars, site que reúne diversas locadoras por preço e ainda parcela rs. De Brasília até Alto Paraíso de Goiás são cerca de 200 km de distância.

Como chegamos cedo em Alto Paraíso, já fomos direto conhecer as Cachoeiras Almécegas I, II e São Bento. A entrada na época custava R$20 reais por pessoa, mas hoje está custando R$40. A entrada é pela fazenda São Bento. Há opção de ir apenas na cachoeira de São Bento, pagando um valor de R$15. Mas sinceramente? Pague mais e vá conhecer a Almécegas pois vale muito a pena!

Chapada dos Veadeiros Goiás
A trilha para Almécegas é um pouco puxadinha, ainda mais debaixo de forte calor /<br /> Foto: Instagram @thiagobotfogo

É proibida a entrada de bebida alcóolicas e cachorro, assim como restritamente proibido fazer churrasco. A trilha é bem sinalizada e para chegar a Almécegas I, você precisará de um pouco de folego para aguentar os 1km de algumas subidas e descidas. Você consegue enxergar a cachoeira de 3 maneiras: lá de cima da trilha, do mirante mais adiante ou descendo até ela.

A parte de cima da cachoeira é rasa com piscinas naturais, e a debaixo é bem agitada. Quando fui não tinha muita água nas piscininhas que se formam nas pedras não, mas eu achei a parte de baixo um pouco perigosa. Há salva vidas sempre a postos.

Almécegas II tem uma queda menor e é ótima para relaxar, pois é bem tranquila. E a de São Bento fica do outro lado da Almécegas. Você encontrará uma pontezinha que te levará a cachoeira maior,. Assim, eu achei essa bem sem graça rs, nem é tão bonita. Eu passei e aproveitei para ir para a pousada, pois ainda não tinha ido.

Dia 2 – Cachoeira de Santa Bárbara e Capivara

No segundo dia na Chapada dos Veadeiros Goiás, pegamos o carro e saímos bem cedo rumo a Cachoeira de Santa Bárbara e Capivara. Elas ficam dentro de uma comunidade quilombola chamada Kalunga, e só é possível entrar com guias autorizados os locais.

Chapada dos Veadeiros, em Goiás / Foto: Instagram @thiagobotafogo

Você pode contratar um guia onde você está hospedado ou se dirigir até a comunidade e pagar um guia local. Eu fiz isso pois sairia bem mais barato, e o guia foi no nosso carro (o preço do guia tem que consultar na comunidade). Além disso, você paga R$20 para acessar a cachoeira. Como relatei, o guia local foi no nosso carro mesmo, mas li relatos de que quando você vai com guia autorizado de fora, você tem que deixar seu carro e embarcar em uma jardineira no valor de R$10.

Assim que chega, você passa pela cachoeira chamada Santa Bárbarazinha, bem pequena e de água azulzinha. Mas adiante você chega a Cachoeira de Santa Bárbara, que sinceramente é um espetáculo. É a cachoeira com a água mais clara e azul turquesa que já vi na vida! Perfeita para mergulhar e com água bem gelada. Turistas só podem ficar apenas uma hora, pois o local é pequeno.

Chapada dos Veadeiros, em Goiás / Foto: Instagram @thiagobotafogo

Após sair dali (infelizmente), fomos a Cachoeira da Capivara, que possui vários pocinhos e com uma pedra em formato de peixe. A queda dágua é muito bonita, de cor esverdeada e com muita mata. Tire foto no poço pois tem um visual incrível.

Roteiro Alagoas: o que fazer em Maceió e arredores em 7 dias

Cachoeira da Capivara / Foto: Instagram @thiagobotafogo

Voltando para a Comunidade Kalunga, aproveitamos para almoçar. Comida barata e caseira. Perfeito! Voltamos para Alto Paraíso e a noite fomos conhecer São Jorge. Rolava um festival no local e é bem agradável. Muita gente opta por se hospedar na região.

Dia 3 – Cataratas dos Couros

Chapada dos Veadeiros, em Goiás / Foto: Instagram @thiagobotafogo

Nosso terceiro dia Cataratas dos Couros. Fica a 50 km de Alto Paraíso (sendo que 35km são só de terra), e o acesso é pela BR mesmo. Não paga para entrar.

De cara você já vê uma cachoeira bem bonita. É só ir caminhando para encontrar as cachoeiras dos locais, todas do lado do rio dos Couros. A Cachoeira da Muralha, São Vicente, Parafuso, Bujão e Cânion dos Couros são as principais quedas sendo a última bem maior e mais clarinha. Mas tome cuidado, pois ela é bem perigosa.

Chapada dos Veadeiros, em Goiás / Foto: Instagram @thiagobotafogo

Na volta paramos em um restaurante no caminho que tem uma comida sensacional!

Dia 4 – Loquinhas + Cristais

Nesse terceiro dia em Chapada dos Veadeiros Goiás, fomos visitar a Cachoeira Loquinhas que fica bem próximo a  Alto Paraíso mesmo. Paga para entrar (R$20,00) e são vários pocinhos de água transparente e sombra, ótima para um bom mergulho. Sério, é bem clarinha a água e rende várias fotos maneiras.

Chapada dos Veadeiros, em Goiás / Foto: Instagram @thiagobotafogo

A trilha é feita por estruturas de madeira, com degraus de escadas que te levam de uma cachoeira a outra. A última é a maior e na cachoeira Loquinhas você vai se deparar com uma piscina de águas rasas e fundas, bastanteo transparente e  com presença de diversos peixinhos.

Já a cachoeira Cristais você encontra restaurantes que rola musica ao vivo. a cachoeira fica localizada numa descida de cerca de 10 minutos. Quando eu fui a água estava congelante, sério. Era surreal de como era gelada! Mas bem maneira.

Dia 5 – Vale da Lua e Morada do Sol

Chapada dos Veadeiros, em Goiás / Foto: Instagram @thiagobotafogo

Vale da Lua também paga entrada e também custa R$20 por pessoa. A trilha é de fácil acesso, com cerca de 600m. Só é permitida entrada até as 17h pois ao anoitecer aparecem diversas cobras no trajeto.

Lá você encontrará vários buracos na rocha, feitos pela cachoeira. No trajeto você vai passando por essas rochas bem diferentes, que mais parecem queijo suíço. No final você encontra um poço onde pode tomar banho. Eu achei diferente de tudo que já vi, mas o poço em si não curti muito rs. Há bastante bichos como aranhas imensas no local.

A ideia era passar o dia todo no Vale da Lua, mas  isso não aconteceu porque sinceramente não há necessidade. Então fomos até a Morada do sol, que fica na metade do caminho.  A água é transparente e com diversos peixinhos. Durante a trilha (chamada de Trilha do Sol), você encontra vários pocinhos maneiros. Valeu conhecer e certeza que você deverá inclusir no seu roteiro da Chapada dos Veadeiros Goiás.

Dia 6 - Brasília

Bem, no ultimo dia acordamos cedinho na Chapada e voltamos para Brasília, onde iriamos embarcar em um voo de volta para o Rio na parte da tarde. Aproveitamos para visitar alguns pontos turísticos da capital brasileira, embora muitos estavam fechados por ser domingo. Só conseguimos conhecer os seguintes pontos:

1. Fonte e Jardim da Torre da TV,  um imenso espaço com uma fonte que lança água até 50m de altura. É gratuito e o show de água dura 15 minutos, ocorrendo nos seguintes horários: Terça a sexta-feira: 18h30 / 19h30 / 20h30 e Sábado, domingo e feriados: 10h / 12h / 14h / 16h / 18h30 / 19h30 / 20h30.

2. Brasilia
    Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília / Foto: @thiagobotafogo

3. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, projeto de Oscar Niemeyer com entrada gratuita das 8 às 18h, todos os dias.

4. Palácio do Congresso Nacional, que também é um projeto do Niemeyer e sede do Poder Legislativo Federal. Onde fica o Plenário da Câmara dos Deputados e o Plenário do Senado Federal.

Brasília
Brasília / Foto: Instagram @thiagobotafogo

A visitação no Palácio é gratuita em seu interior e dura em torno de 45min a uma hora. Você consegue conhecer a Câmara dos Deputados e o Senado. Rola de 9h às 17h30.

Por fim, almoçamos e voltamos para o Rio no fim da tarde, após devolver o carro na locadora. A viagem para Chapada dos Veadeiros Goiás foi uma das mais incríveis que já fiz e sempre recomendo a todo mundo!