Chuva ácida: o que é, formações e efeitos
Veja mais sobre a chuva ácida e seus efeitos
publicado em: 21/09/2022Chuva ácida é a precipitação pluviométrica com a presença de gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis que, misturados com água, formam compostos ácidos como o sulfúrico, nítrico e nitroso. Essa mistura causa reações químicas na atmosfera.
Embora todas as chuvas sejam ácidas, mesmo em ambientes sem poluição, elas se tornam problemas ambientais quando o seu pH é abaixo de 4,5. Veja mais abaixo.
Chuva ácida
O dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera já torna a chuva levemente ácida naturalmente. Porém, o pH natural da água é 7 e, quando em equilíbrio com o CO2 atmosférico é 5,6, isso torna um pouco mais ácida.
Os principais componentes da chuva ácida são os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2). Eles são liberados na atmosfera através da queima de combustíveis fósseis e acabam reagindo com as gotas de água da atmosfera, formando o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Esses dois ácidos juntos provocam o aumento da acidez da água da chuva.
Reações químicas de formação dos ácidos
Confira as reações químicas de formação desses ácidos:
Formação do ácido sulfúrico:
Formação do ácido nítrico e ácido nitroso:
Na presença desses ácidos, o pH da água da chuva pode chegar entre 4 a 2, o que são extremamente ácidos.
Causas da chuva ácida
As atividades humanas são as principais responsáveis pelas causas dos fenômenos das chuvas ácidas, sendo a liberação de gases em decorrência do uso de combustíveis fósseis a principal responsável pela formação dessa chuva.
O uso de combustíveis fósseis nos transportes, nas termoelétricas, nas indústrias e outras formas de combustão encabeçam na responsabilidade. Porém, embora rara, a chuva ácida provocada por causas naturais podem acontecer, como na liberação de gases durante a erupção de um vulcão.
Consequências da chuva ácida
Os países mais industrializados são os mais afetados pela chuva ácida, embora os poluentes podem ser levados pelas correntes de ar para locais distantes. Esse fenômeno causa consequências na natureza, como a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.
Quando a acidificação atinge o solo e as águas de rios e lagos, os seres vivos que habitam esses locais acabam sendo afetados, já que a água e o solo se tornam impróprios para abrigar alguns organismos e podendo levar até a morte.
Outra consequência da chuva ácida é a corrosão de mármores e calcários e a oxidação de metais em monumentos históricos, como prédios e estátuas.
Mais: Veja mais curiosidades do mundo aqui.
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!