Curiosidades

Confira 10 curiosidades sobre a borboleta

Um dos insetos mais famosos do mundo, a borboleta é cheia de curiosidades no qual você precisa conferir!

publicado em: 04/06/2022

Curiosidades sobre a borboleta: um dos insetos mais famosos do mundo é cercado de curiosidades que talvez você não saiba. É por isso que separamos aqui 10 curiosidades sobre a borboleta.

Curiosidades sobre a borboleta

São milhares de espécies de borboletas no mundo inteiro, cada uma com suas curiosidades. Veja 10 curiosidades sobre a borboleta. 

Asas são transparentes

A gente vê as borboletas como insetos coloridos e vibrantes, né? Mas você sabia que a base das suas asas são transparentes? Isso se deve pelo resultado de milhares de microscópicas escamas que refletem a luz em diferentes cores. Essas camadas são bastante finas que a gente consegue ver através delas. 

Sentem o gosto com os seus pés

Os receptores de sabor das borboletas são nos pés. Isso ajuda a elas encontrarem as plantas hospedeiras, batendo as folhas com os pés até que a planta libere seus sucos. É assim que elas escolhem onde vão se alimentar ou colocar os seus ovos. 

curiosidades sobre a borboleta
Foto: Gazeta do Cerrado

Dieta líquida

As borboletas adultas só podem se alimentar de líquidos. Suas “bocas” só permitem que eles bebam substâncias líquidas, não conseguindo mastigar nenhum tipo de alimento. Algumas espécies se alimentam de seiva, outras de frutas em decomposição e de goles de carniça.

Montam sua própria espirotromba

Mais uma das curiosidades sobre borboletas: uma das primeiras coisas que a borboleta adulta aprende é montar sua "boca", a espirotromba. Se ela não puder beber néctar, ela está condenada, então ela precisa rapidamente fazer esse processo.

Bebem em poças de lama

Como não podem viver só de açúcar e precisam de uma alimentação com minerais, as borboletas buscam poças de lama, que são ricas em sais e minerais. 

Curiosidades sobre cachorros; saiba algumas que talvez você nunca imaginou

Não podem voar frias

A temperatura corporal ideal de uma borboleta para voar é cerca de 29 graus celsius. Como são animais de sangue frio, elas não conseguem regular a temperatura de seu próprio corpo. Por isso, elas precisam que a temperatura do ar circundante esteja de acordo para levantar voo. Temperatura abaixo de 12 graus fazem com que as borboletas fiquem imobilizadas, incapazes de fugir dos predadores, voar ou se alimentar. 

Recém-nascida não voa

Uma borboleta que ainda está em desenvolvimento fica com as asas colapsadas ao redor do corpo, com as asas úmidas e murchas. Assim que elas atingirem o tamanho máximo das asas, as borboletas precisam descansar por algumas horas para permitir que seu corpo seque e endureça, permitindo assim delas fazerem o primeiro voo.

Vivem apenas algumas semanas

Uma borboleta tem apenas duas a quatro semanas para viver, na maioria dos casos. Ela usa esse período de tempo para comer e acasalar. As espécies menores de borboletas sobrevivem apenas alguns dias, e as que hibernam quando adultos, podem viver até seis meses.

Elas são míopes, mas podem ver cores

A visão da borboleta é boa em uma distância de até 3 metros, ficando embaçada se passar disso. Elas veem muitas mais cores que os humanos por exemplo e conseguem enxergar também cores ultravioletas.

Possuem truques para evitar serem comidas

As borboletas tem alguns mecanismos de defesa para evitares serem alimentos de predadores famintos. Algumas espécies camuflam suas asas para se misturar ao fundo, ficando assim invisíveis aos predadores. Já outras fazem ao contrário, usam cores e padrões vibrantes para anunciarem a sua presença, já que insetos de cores vivas costumam ser tóxicos se comidos, o que assustam os predadores.

Veja também

10 curiosidades incríveis sobre polvos

Confira algumas curiosidades sobre polvos, criaturas brincalhonas cujas habilidades podem ser surpreendentes

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: