Saiba como emitir Nota Fiscal MEI
Um dos grandes benefícios ao se formalizar como MEI é poder emitir nota fiscal (NF); veja como é fácil
publicado em: 16/05/2022Como emitir Nota Fiscal MEI? A Nota Fiscal é obrigatório na venda e na prestação de serviços para pessoas jurídicas (empresas). Mas existem tipos de Notas Fiscais para a categoria MEI e sempre rola essa dúvida: como emitir nota fiscal MEI?
Abaixo, responderemos algumas dúvidas e explicaremos como emitir Nota Fiscal MEI e todos os processos necessários para começar a emissão dos documentos fiscais.
Como abrir um MEI: passo a passo
Como emitir Nota Fiscal MEI
Independentemente do serviço e do valor da mercadoria, o MEI só emite Nota Fiscal em operações que envolvam pessoas jurídicas, não sendo necessária a emissão da Nota Fiscal para o cliente final quando (apenas quando for empresa ou órgão público).
Mas existe a possibilidade do Micro Empreendedor emitir Notas Fiscais eletrônicas, fazendo antes o cadastro na Secretaria da Fazenda onde a empresa está registrada.
Abaixo, confira como emitir nota fiscal MEI:
Tipos de Notas Fiscais MEI
Caso um cliente pessoa física solicite a Nota Fiscal, será preciso realizar a emissão do documento. Mas você sabe quais modelos de NF os Microempreendedores Individuais podem trabalhar? Veja abaixo:
Nota Fiscal Avulsa (NFA) - É um documento emitido individualmente, em papel ou em formato eletrônico, e serve para regularizar as operações realizadas pelas empresas;
Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e) - Prática e eficiente, esse documento digital é a forma mais segura de emitir uma nota fiscal, evitando erros de digitação. É preciso comparecer à Secretaria da Fazenda (Sefaz) onde a empresa está registrada para buscar a Nota Fiscal impressa.
Nota Fiscal eletrônica (NFe) - Não é necessária para quem é MEI, mas caso queira emitir a Nota Fiscal eletrônica, será necessário realizar os mesmos requisitos de uma empresa que não é MEI.
Nota Fiscal de Venda ao Consumidor - É destinada para a venda de mercadorias e preenchida manualmente. É necessário pedir uma autorização na Secretaria da Fazenda Estadual e solicitar a impressão de um bloco de Notas Fiscais.
Como emitir
- Serviços (Ocupações que recolhem ISS) - Será necessário que o MEI procure a prefeitura do seu município para conferir quais as formas acima s]ao permitidas para a emissão de nota fiscal.
- Comércio, indústria e transporte entre estados e municípios (Ocupações que recolhem ICMS) - Essa nota é emitida por meio da Secretaria de Fazenda do seu Estado, com regras para a emissão de nota quando sua ocupação for de comércio, indústria ou transporte entre municípios ou Estados.
Declaração MEI 2021 foi prorrogado até Junho e é bem simples de fazer! Confira passo a passo
Caso o MEI exerça ocupações de serviços, comércio, indústria e transporte (ISS + ICMS), será necessário emitir dois tipos de nota fiscal. É importante fazer esta separação e necessária para o preenchimento do relatório mensal e envio da DASN.
Após fazer o credenciamento na Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o desbloqueio da Senha Web na Secretaria da Fazenda do estado da sua região, o MEI irá obter um Certificado Digital, que é como se fosse uma identidade eletrônica da empresa. Ele pode ser do tipo A1, que fica instalado e armazenado no próprio computador/dispositivos móveis, ou do tipo A3, com estrutura física como um token, pen drive ou cartão magnético.
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!