Bem-Estar

Dente siso: o que é, quando tirar e mais

Saiba mais sobre o dente siso aqui

publicado em: 04/07/2022

Dente siso (ou terceiro molar) é o último dente a se formar na nossa boca. O se humano possui 4 dentes sisos, sendo 2 superiores e 2 inferiores, que nascem de forma aleatória e ficam atrás de todos os outros dentes.

A formação dos dentes acontecem completamente entre as idades de 15 a 25 anos, que pode variar de paciente para paciente. Os dentes nem sempre encontram espaço suficiente para sua erupção, o que podem ocasionar uma série de problemas indesejáveis para a saúde bucal.

 

Veja mais sobre o dente siso baixo.

Dente siso

O que é

Os dentes do siso ou terceiros molares são os últimos dentes a nascer ou erupcionar na nossa boca. Por nascerem, eles são popularmente chamados de “dente do juízo”, fazendo alusão à maturidade que é alcançada com o natural evoluir da idade. 

dente siso
Foto: Odonto Company

Por que temos dentes sisos?

Os humanos, na época pré-histórica, tinham mandíbulas enormes e bem fortes, onde o dente siso ajudava na mastigação de alimentos mais duros. Esses terceiros molares eram bastante necessários e tinham espaço para erupcionar. Hoje, através da evolução, o tamanho da mandíbula do homem moderno e sua melhor saúde dental tornou menos provável para os dentes do siso erupcionarem e entrarem em uma posição funcional. Além disso, hoje não há muita necessidade de mastigar alimentos tão resistentes como antes.

 

Problemas que pode ocasionar

Os dentes do siso muitas vezes ficam presos ou encaixados no osso ou as vezes nem saem, causando sobreposição ou deslocamento de outros dentes ou levando ao desenvolvimento de cárie dentária localizada.

Se por acaso um dente siso erupcionar parcialmente, pode gerar um quadro infeccioso inflamatório conhecido por pericoronarite. Isso acaba gerando muita dor, inchaço facial, inchaço na gengiva, mau odor e irritação local, além de fortes dores faciais e enxaquecas.

 

Uma pessoa que chega aos 17 anos de idade e dos dentes ainda não deram sinais de erupção, precisam procurar um dentista para uma avaliação.

E quando fazer a extração do siso?

Tirar ou arrancar o dente do siso é considerada quando há falta de espaço para a sua completa erupção ou quando o dente permanece incluso, podendo levar a sintomatologia ou reabsorção das raízes dos dentes adjacentes. Ocorre também quando a pessoa sente fortes dores por conta da erupção do dente siso de forma prolongada.

 

Extração de dente: quando é de fato necessária?

Essa cirurgia se chama exodontia e é sem dor, pois é efetuada sob anestesia local que hoje em dia é bastante eficaz.

IMPORTANTE dizer que apenas os médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis aqui nesse artigo possuem apenas caráter educativo.

Veja também

Dente encavalado: causas e opções de tratamento

Veja causas e soluções para os dentes encavalados!

O que fazer quando a dor de dente te pega de surpresa? Descubra os melhores remédios caseiros e dicas para aliviar a dor!

A dor de dente pode ser insuportável, mas existem soluções simples e eficazes para aliviar o desconforto até você marcar uma consulta com o dentista.

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: