Por que o Dia dos Namorados é comemorado dia 12 de junho?
12 de junho é a data oficial dos namorados. Mas você sabe porque é comemorada nessa data?
publicado em: 12/06/2022Dia dos Namorados é comemorado todo dia 12 de junho aqui no Brasil, simbolizando o amor e o afeto que existem entre um casal. Além claro, de ser uma data onde o mercado fica bastante movimentado, aquecendo assim a economia do país. A data do dia 12 de junho para comemorar o Dia dos Namorados foi inclusive proposital por questões comerciais, que explicaremos mais adiante.
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, e virou uma grande tradição pela troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. No Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Mas nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro, no Dia de São Valentim – Valentine’s Day.
Origem do Dia dos Namorados
A comemoração do Dia dos Namorados remete à vida de São Valentim, um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C e um santo patrono da Igreja Católica. Na época, o Império Romano era governado pelo imperador Cláudio II, que proibiu que os soldados do Império Romano se casassem por acreditar que isso era um obstáculo que atrapalhava a convocação de novos soldados, além de tirar o foco dos soldados já convocados.
É ai que entra o padre italiano Valentim, que passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano, contrariando a lei da época que proibia esse tipo de cerimônia.
Cláudio II descobriu que Valentim estava realizando casamentos sem autorização e ordenou a prisão do padre. O imperador romano ofereceu perdão da prisão se Valentim renunciasse a fé cristã, o que não foi aceito pelo padre, que teve a sentença de morte pedida por Cláudio II. Valentim acabou apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270 e dai começaram os relatos que, após a morte de Valentim, muitas pessoas passaram a celebrar a sua memória por todo o serviço que ele havia realizado em benefício dos outros.
Valentim foi canonizado por sua obra em benefícios dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida.
Então por que o Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em outra data?
O Dia dos Namorados é comemorado em grande parte do mundo no dia 14 de fevereiro. Nos EUA, por exemplo, a data é chamada de Valentine’s Day / Dia de São Valentim. Porém, no Brasil a data escolhida foi diferente única e exclusivamente por questões comerciais.
A data 14 de fevereiro foi escolhida por Gelásio I na época pelo fato de que foi a mesma época da morte de São Valentim, e também porque acontecia um famoso festival pagão em Roma, o Lupercália. Mas o Brasil tem a data do dia dos namorados em 12 de junho por questão unicamente comercial, iniciada lá na década de 1940. A instituição do Dia dos Namorados em 12 de junho é atribuída a uma ação publicitária de João Dória.
Ele (João Dória) foi contratado por uma empresa para aumentar as vendas, que eram bem baixas no mês de junho. O publicitário então resolveu criar em junho outra data comemorativa: o Dia dos Namorados, aproveitando do fato de que o dia 13 de junho é a data de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.
A ideia vingou e a data começou a ficar popularizar no Brasil, aderida logo por mais comerciantes e se transformando em uma das maiores datas comemorativas do país.
Mais do Dia dos Namorados
Agora que você sabe de onde surgiu a origem do Dia dos Namorados, que tal aproveitar a data e comemorar com o seu amor? Abaixo, alguns artigos que podem te ajudar nessa ocasião tão especial.
O que fazer no dia dos namorados? Confira 10 ideias!
Festas na caixa Dia dos Namorados: o que é e como fazer
Frase namorados: selecionamos diversas para você comemorar e mostrar o seu amor!
Veja também
Editor do Focalizando
Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!