Dicas

10 boas dicas para entrevistas de emprego

Veja o que falar para um entrevistador na hora de procurar um emprego

publicado em: 23/01/2023

As dicas para entrevistas de emprego são importantíssimas para quem quer agarrar a oportunidade que estava esperando há tempos. Muitas vezes, o currículo se encaixa perfeitamente com os requisitos da vaga, mas a desclassificação pode ocorrer por não saber o que falar em uma entrevista de emprego.

Seja o primeiro emprego ou para alguém está buscando um reposicionamento no mercado de trabalho, as dicas para entrevistas de emprego são fatores essenciais para o sucesso.

dicas para entrevistas de emprego
Fonte: Avence Estágios

Dicas para entrevistas de emprego

Separamos 10 dicas para entrevistas de emprego que podem ajudar a passar confiança e credibilidade ao entrevistador. Confira aqui Dicas e Ideias de outros assuntos.

Fale de si mesmo

Saber expressar quem você é, quais suas experiências passadas, seus objetivos e metas para o futuro, seus defeitos e qualidades na medida certa é um bom caminho para começar. Afinal, autoconhecimento é tudo em uma entrevista.

Faça uma pesquisa sobre si mesmo, mostre suas experiências, habilidades, expectativas. e tenha em mente uma resposta às perguntas mais comuns feitas em uma entrevista de emprego.

 

Liste suas competências

Mostre os seus talentos, suas habilidades e suas competências. Caso você não tenha conhecimento técnico sobre algum assunto, mostre que está disposto em se aperfeiçoar.

Por que você quer esta vaga?

É importante a preparação prévia e uma resposta bem definida para esse tema. Pesquise tudo sobre a empresa e fale porque aquela vaga atende suas expectativas. Esteja bem preparado e faça uma boa pesquisa sobre os detalhes da vaga e a empresa, sua missão, visão e valores.

 

Objetivos e metas para o futuro

A gente pode ser ambicioso dentro de um limite, como por exemplo buscar cargos mais altos dentro da empresa. Que tal falar sobre isso?

Empregos anteriores

Nunca fale mal das pessoas na qual trabalhou anteriormente, seja eles superiores ou colegas de trabalho. Mostre apenas as experiências positivas adquiridas e o que elas podem te ajudar nessa nova etapa da sua vida.

 

Fale também dos seus defeitos

Ninguém é perfeito e as pessoas possuem sim defeito. Ser "muito perfeccionista”, “gostar muito de trabalho" e “ser muito exigente” é papo furado. Fale sobre suas reais limitações e demonstre como está superando esses obstáculos. O entrevistador é um profissional treinado e não é enganado facilmente. 

Tire dúvidas

A entrevista não é apenas responder às perguntas do avaliador. e sim também tirá-las. Pergunte, questione, dialogue... mas fuja de perguntas óbvias demais.

Fale na medida certa

Evite responder às perguntas com apenas “sim” ou “não”, mas também não fale sem parar. Estabeleça um meio termo.

 

Cuidado com as expressões corporais

O jeito como q gente senta, o tom de voz, a posição dos braços, seu modo de vestir... sabia que tudo isso é comunicação não-verbal? Procure:

  • Observar sua postura ao sentar e não deixar o corpo relaxado demais nem tenso demais;

  • Nunca fique de braços cruzados;

  • Olhe nos olhos do entrevistador, e não se intimide com as questões;

  • Mantenha as mãos em uma posição confortável;

  • Mantenha um semblante relaxado.

Evite comentários desnecessários

Alguns comentários são totalmente dispensáveis em uma entrevista de emprego, como:

  • Comentários políticos

  • Gírias e expressões chulas

  • Piadas

  • Preconceito

  • Intimidade com o entrevistador

  • Experiências inexistentes na sua carreira

  • Contar sobre sua vida privada além da conta

Veja também

Como aprender inglês sozinho: dicas para começar agora!

Existem plataformas e apps que permitem o usuário aprimorar as suas habilidades no idioma

Cursos online gratuitos com certificado grátis; confira

Alguns sites oferecem cursos gratuitos e com certificado, para você melhorar o seu currículo

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: