Dicas

Confira os documentos necessários para votar nas Eleições 2022

Nesse ano, a votação será para eleger candidatos para deputado estadual e federal, senador, governador e presidente

publicado em: 27/09/2022

Documentos Eleições 2022: no dia 2 de outubro acontecerá o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, onde eleitoras e eleitores vão às urnas para escolher os novos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais. Porém, para que tudo ocorra tranquilo na hora de votar, é necessário se atentar aos documentos necessários no dia do pleito.

Abaixo, veja mais sobre documentos Eleições 2022 e veja o que levar.

Documentos Eleições 2022

No dia da votação, é necessário apenas um documento de identificação oficial com foto para votar, sendo a apresentação do título eleitoral no dia do pleito não obrigatória. Você pode levar apenas um dos documentos listados abaixo:

Documentos Válidos

  • Carteira de motorista com foto;
  • Carteira de identidade;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira de trabalho;
  • Passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe.

Documentos Não Válidos

  • Certidões de nascimento;
  • Certidões de casamento.

Esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida

E-Título

Você pode votar usando o seu e-Título, aplicativo que funciona como uma versão digital do título de eleitor e permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, etc. Criado pela Justiça Eleitoral, o app permite que cidadãs e cidadãos apresentem apenas o perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e exercer o direito ao voto.

Recadastramento

Se você já fez o cadastramento biométrico (com as impressões digitais) na Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto, facilitando assim a identificação no momento do voto. Caso a fotografia não apareça, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar.

Penalidades e como regularizar meu título

Pessoas com mais de 18 anos que ainda não têm o título eleitoral podem receber uma série de restrições legais, como não conseguir tirar passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal e mais.

documentos eleições 2022
Foto: TSE

O prazo para regularizar o título de eleitor terminou no dia 4 de maio. Caso você esteja com título cancelado ou com alguma pendência, você pode resolver isso sem precisar sair de casa. Veja como:

  • Consulte a situação eleitoral - Primeiro consulte a sua situação eleitoral no “Autoatendimento do Eleitor”, no Portal do TSE. Clique novamente em “Atendimento ao Eleitor” e depois em “Consulte a Situação do Título Eleitoral”. Informe o seu nome completo, ou o CPF, ou o número do título e clicar em “Entrar”;

  • Seu título está irregular? - Se a resposta for sim, então será preciso que você quite as multas. Volte no ínico do Portal do TSE e clique em “Todos os Serviços” e depois em “Quitação de Multas”. Vá até o final, da página no item “Consulta de débitos do eleitor”. Preencha a ficha com os dados pessoais e clique em “Consultar”. Emita o GRU – que deve ser paga exclusivamente no Banco do Brasil – ou vá em “Pagar” - pagamento em Pix ou com cartão de crédito.

  •  Regularize seu título - No menu inicial, vá em "Atendimento ao Eleitor". Na tela de identificação, para regularizar o título, você deve selecionar uma das opções “Tenho” e ver qual delas se encaixa melhor no seu caso. Após isso, clique em “Próximo”. Preencha os dados solicitados (lembra da selfie e as fotos do documento? Precisará aqui também) e envie. Agora é só aguardar a verificação das informações pela Justiça Eleitoral.

Veja também

Passaporte como tirar: confira passa a passo

Saiba como tirar seu passaporte de maneira simples e fácil

Eleições 2022: o que pode e o que não pode fazer no dia de votar

Saiba o que pode e o que não pode fazer no dia da eleição

avatar
Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

Compartilhar: