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Conheça a história da Fórmula 1 Red Bull

A marca de energéticos deixou de ser apenas patrocinadora de carros de corrida e montou sua própria equipe; veja mais aqui

publicado em: 17/08/2022

Fórmula 1 Red Bull Racing, conhecida como Red Bull ou pela sua abreviação RBR, é uma equipe de automobilismo e que atualmente está competindo como Oracle Red Bull Racing. Com base no Reino Unido e sob uma licença austríaca, ela é uma das duas equipes de Fórmula 1 da empresa de bebidas Red Bull GmbH, sendo a outra a Scuderia AlphaTauri.

No final de 2004, a Red Bull Racing surgiu após comprar a equipe Jaguar Racing e, desde a sua formação em 2005, é gerenciada por Christian Horner. Na temporada de 2006, conseguiu atingir o seu primeiro pódio com o terceiro lugar de David Coulthard no Grande Prêmio de Mônaco. Em 2009, no Grande Prêmio da China, conquistou a sua primeira pole position com a vitória de Sebastian Vettel.

Nas temporadas de 2010 e 2013, a Red Bull atingiu o seu auge dominando a Fórmula 1, com quatro títulos de construtores e com Vettel conquistando o tetracampeonato. Em 2021, a equipe venceu o campeonato de pilotos com Max Verstappen.

Abaixo, confira mais sobre a Fórmula 1 Red Bull.

fórmula 1 red bull
Foto: Motor Show

Fórmula 1 Red Bull

Desde 1995 sendo patrocinadora da equipe Sauber, a marca Red Bull decidiu montar sua própria equipe na Fórmula 1 e deu início a sua história na competição em 2005, no GP Austrália, surgindo assim a Red Bull Racing. A história começou ainda em 2004, quando a equipe jaguar Racing, sucessora da antiga Stewart, fez mais uma temporada fracassada ( a 5°) e anunciou a sua retirada da Fórmula 1. 

Com a Ford vendendo a Jaguar Racing para a Red Bull, a equipe saiu do patrocínio da Sauber e decidiu criar a sua própria escuderia, que viria a estrear na temporada seguinte, em 2005. Confira abaixo a trajetória da Fórmula 1 Red Bull, de 2005 para cá.

2005

Foi o ano de estreia da Red Bull, que contou com os pilotos David Coulthard (ex-McLaren), Christian Klien e o italiano Vitantonio Liuzzi. A sua primeira temporada foi de certa forma surpreendente, com melhores posições dois quartos lugares no GP de estreia, na Austrália, e conquistando 34 pontos no torneio.

Os motores utilizados era o V10, da Cosworth, sendo os pneus da Michelin. No dia 23 de abril, a Red Bull fez um acordo com a Ferrari para o fornecimento de motores.

2006

Já com os motores V8 da Ferrarie com os pneus Michelin, a Fórmula 1 Red Bull contou com a mesma dupla de piloto da estreia: Coulthard e Klien. Porém, a temporada foi menos constante do que a primeira, mas com a equipe conquistando o primeiro pódio com Coulthard (terceiro lugar no GP de Mônaco)

O piloto Klien conquistou apenas dois pontos contra 14 de Coulthard e acabou sendo demitido no GP da China, o antepenúltimo da temporada. Robert Doornbos substituiu Klien nas três últimas corridas, mas pouco fez.

2007

Em 2007, a Red Bull mudou a sua dupla, mantendo Coulthard e contratando o australiano Mark Webber. Os pneus também mudaram, saindo a Michelin e entrando a Bridgestone.

Webber conquistou o segundo pódio da equipe, ficando em terceiro lugar no GP da Europa. O ano terminou com a Red Bull conquistando 24 pontos e o quinto lugar nos construtores, atrás apenas da Ferrari, BMW Sauber, Williams e Renault (a McLaren foi desclassificada).

 

2008

Em 2008, a equipe manteve a dupla do ano anterior com motores Renault e teve um início muito bom, pontuando sete vezes seguidas (seis com Webber). No GP do Canadá, um pódio com Coulthard.

Mas, o ano acabou desandando e a equipe acabou sendo ultrapassada pelas demais equipes, inclusive para a sua equipe satélite a Toro Rosso. Os motores Renault e a falta de ânimo de David Coulthard foram tidos como os maiores vilões da temporada, fazendo a equipe conquistar 29 pontos (21 pontos com Mark Webber e 8 pontos com David Coulthard). Coulthard, inclusive, se aposentou no fim dessa temporada.

2009

Sebastian Vettel, vencedor do GP da Itália de 2008, chega para correr pela Red Bull e a equipe conquista a sua primeira pole position, sua primeira vitória e primeira dobradinha da sua história na Fórmula 1, com o alemão Sebastian Vettel (pole-position e vencedor) e o piloto australiano Mark Alan Webber (segundo colocado), no GP da China,

No GP da Grã-Bretanha, nova dobradinha e a sua segunda vitória da equipe. No GP da Alemanha, mais uma dobradinha, porém com Mark Webber vencendo e Sebastian Vettel em segundo. A equipe conquistou mais 3 vitóriasna temporada e acabou o ano como vice-campeã dos construtores, perdendo para a Brawn GP.

2010

Ainda com Sebastian Vettel e Mark Webber, a Fórmula 1 Red Bull conquistou pela primeira vez os títulos mundiais de construtores (caneco levantado no GP do Brasil) e de pilotos em Abu Dhabi, com Sebastian Vettel, e o 3º lugar com Mark Webber.

2011

Mais um ano em que a Red Bull dominou a temporada, com 18 poles das 19 corridas, conquistando 12 vitórias. Sebastian Vettel novamente foi campeão dos pilotos, conquistando o bicampeão na 15ª corrida, no Japão. Mark Webber terminou em 3º de novo. Além disso, a Fórmula 1 Red Bull foi bi campeão de construtores nesse ano, com o caneco vindo na 16º prova, na Coreia do Sul. 

2012

O então bicampeão Sebastian Vettel travou uma disputa emocionante na temporada 2012 com o espanhol Fernando Alonso e o finlandês Kimi Raikkonen. No fim, o tricampeonato de construtores na penúltima prova, nos Estados Unidos, além de mais uma vez o titulo de piloto com Sebastian Vettel (tricampeão), na última prova no Brasil.

2013

Sebastian Vettel foi campeão mais uma vez, conquistando 397 pontos. Fernando Alonso ficou na segundo posição com 242 e Mark Webber terminando na terceira posição desta vez, com 199 pontos. Quarto título seguido de pilotos e construtores.

2014

Mark Webber deixa a Red Bull e foi substituído pelo compatriota Daniel Ricciardo. Já Vettel não venceu nenhuma corrida e conquistou apenas 4 pódios, conquistando 167 pontos e a 5° posição da temporada. Ricciardo foi o terceiro colocado, com 238 pontos.

A Red Bull terminou como vice-campeã, perdendo para a Mercedes.

2015

Vettel sai da Red Bull e fecha com a Ferrari, o que fez o Ricciardo ser promovido a piloto principalda Fórmula 1 Red Bull. O russo Daniil Kvyat chega para ser a dupla de Ricciardo na temporada.

O ano não foi tão bom quanto os anteriores, com a equipe não conseguindo vencer nenhuma corrida e terminando apenas na 4ª posição dos construtores.

2016

A Red Bull seguiu com os criticados motores Renault, mas sendo rebatizado com nome do novo patrocinador, TAG Heuer. Os dois pilotos da temporada anterior continuaram até a quarta corrida do ano, quando Daniil Kvyat foi substituído por Max Verstappen. A equipe voltou a vencer no GP da Espanha, com Verstappen, e Daniel Ricciardo, no GP da Malásia.

2017

Um terceiro lugar na classificação e mais uma desconfiança nos motores TAG Heuer (Renault). Mesmo assim, Daniel Ricciardo e Max Verstappen conquistaram três vitórias, sendo duas vitórias de Verstappen e uma vitória do Ricciardo.

2018

Ainda em 2017, a Aston Martin foi anunciada como patrocinador título da Red Bull Racing a partir de 2018. Novamente críticas ao desempenho e confiabilidade da potência dos motores TAG Heuer (Renault), e Daniel Ricciardo conquistando o GP da China e de Mônaco, com Max Verstappen vencendo no México e na Áustria (primeira vitória da equipe austríaca em casa).

A Red Bull terminou a temporada em terceiro lugar no Campeonato de Construtores, perdendo para a Mercedes e a Ferrari.

2019

A Fórmula 1 Red Bull anunciou um acordo com a fabricante japonesa Honda para utilizar os seus motores em 2019 e 2020. Outra mudança foi a do piloto Ricciardo, que deixou a equipe para pilotar pela Renault,  substituído assim pelo francês Pierre Gasly.

Porém, em agosto de 2019, durante as férias de verão da Fórmula 1, Pierre acabou transferido para a equipe-irmã, a Toro Rosso, e Alexander Albon sai da Toro para fazer dupla com Max Verstappen.

2020

A dupla Max Verstappen e Alexander Albon seguiram na equipe, que conquistou duas corridas (o Grande Prêmio do 70.º Aniversário e o Grande Prêmio de Abu Dabi).

2021

Alexander Albon é substituído pelo piloto Sergio Pérez, assumindo como piloto de testes da própria equipe.

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Publicado por

Thiago Ribeiro Guedes

Editor do Focalizando

Jornalista e graduado em Publicidade, fiz da internet o meu país. Nas minhas redes sociais (@thiagobotafogo) não coloco ninguém em vacilo e produzo conteúdo sobre vida adulta, viagens, séries, filmes, tv, Biriba (meu cachorro) e Botafogo. Ah, e adoro reclamar. Se a vida me cobrasse para reclamar, eu pagaria o dobro!

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